Ciclone Yakecan destrói ginásio e destelha casas no litoral do RS

0

O ciclone Yakecan derrubou um ginásio comunitário ao lado de uma igreja, à beira da BR-101, em Três Cachoeiras, no litoral norte gaúcho, uma das cidades mais afetadas no estado.

Os ventos atingiram a cidade por volta das 21h de 3ª feira (17.mai) e também causaram prejuízo em um posto de saúde e uma escola. Cerca de 100 casas ficaram destelhadas na mesma região. Não houve feridos. No Rio Grande do Sul, o ciclone alcançou até 106 km/h em Cambará, na serra.

 

Na última 2ª feira (16.mai), o vendaval causou a morte de um pescador de 51 anos, após o naufrágio de uma embarcação no Lago Guaíba.

O ciclone Yakecan tem previsão de atingir, além do Uruguai, ao menos 40 cidades no Rio Grande do Sul. “Todos os fenômenos meteorológicos na América do Sul se formam no continente e avançam do leste para oeste, ou seja, do continente para o mar. Esse movimento do mar em direção ao continente é completamente atípico, o que o torna especial porque vai potencializar a sua força de atuação”, explicou o metereologista Estael Sias.