Escrivão preso por tráfico durante Omertà é afastado

0

A Polícia Civil afastou provisoriamente o escrivão Rafael Grandine Salles, 35 anos, preso por tráfico de drogas durante cumprimento de mandado de busca e apreensão na operação Omertá. Na ocasião, agentes vasculharam uma casa onde funcionava uma espécie de república de policiais em Ponta Porã e acharam meio quilo de cocaína atribuída ao servidor.

Conforme portaria publicada nesta quinta-feira (28) no Diário Oficial, Salles está detido na 3ª Delegacia de Polícia de Campo Grande desde que a juíza Elisabeth Rocha Baisch converteu o flagrante em prisão preventiva.

A decisão foi tomada “diante da gravidade dos fatos”. Grandine vai ser alvo também de uma ação disciplinar.

OMERTÁ

A investigação apura a ação de um grupo de milícia supostamente comandado por Jamil Name e Jamil Name Filho. Entre investigados e presos ligados à segurança pública, estão guardas municipais, policiais civis e agente da Polícia Federal, além de um militar da reserva.

Os crimes começaram a ser alvo de uma investigação em maio deste ano, quando o guarda municipal Marcelo Rios foi preso com um arsenal de armas de grosso calibre em casa que seria de propriedade dos Name.

Em setembro, o Gaeco e o Garras realizaram a Operação Omertà, em que, entre outros suspeitos, tiveram a prisão preventiva decretada Jamil e Jamil Name Filho, que, após várias tentativas de derrubar as ordens de prisão, estão em presídio federal.

Pai leva família para fazer compras no Paraguai e abastece carro com cocaína

Os policiais fizeram uma vistoria no carro e encontraram os tabletes de cocaína escondidos no para-choque traseiro e no painel de instrumentos


Droga estava escondida no carro (Foto: PRF)

Homem de 32 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas nesta semana, na quarta-feira (27), quando levava a carga de cocaína para Umuarama (PR). Ele levou a esposa e filha para fazerem compras em Salto del Guairá (PY) enquanto carregou a droga em Mundo Novo.

Conforme a PRF (Polícia Rodoviária Federal), equipe abordou o motorista, que estava no Nissan Sentra com a esposa de 43 anos e a filha de 13 anos, na BR-487 em Alto Paraíso (PR). Os policiais fizeram uma vistoria no carro e encontraram os tabletes de cocaína escondidos no para-choque traseiro e no painel de instrumentos.

O motorista contou que levou a família para fazer compras no Paraguai e aproveitou para ir até Mundo Novo carregar a droga, que levaria até Umuarama (PR). O entorpecente, avaliado em pelo menos R$ 800 mil foi apreendido e o homem encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Xambrê.