Flamengo derrota o Vasco e FLUMINENSE É ELIMINADO

0

O gol de pênalti de Gabigol que selou a vitória do Flamengo sobre o Vasco na primeira partida da semifinal do Carioca, nesta quarta, no Maracanã, foi o saldo mínimo entre estratégias que de novo se anularam no clássico. A vantagem rubro-negra de dois empates em dois jogos cresceu, e os vascaínos precisam de dois gols no domingo para chegar à decisão.

Mais uma vez a superioridade técnica do Flamengo não redundou em vantagem numéria no placar contra o Vasco. Mesmo com domínio amplo da partida em posse de bola e chances criadas.

Novamente, o técnico Zé Ricardo apostou em uma linha de seis defensores para segurar o ímpeto do ataque de Paulo Sousa, que teve Bruno Henrique como ala pela esquerda e Éverton Ribeiro na direita. O ferrolho funcionou até o fim do primeiro tempo, quando o artilheiro do Flamengo converteu penalidade marcada por mão de Anderson Conceição.

O gol fez o Vasco sair um pouco mais para o jogo, e o Flamengo recuar para atrair o adversário e tentar achar mais espaços nas costas da defesa. Sem finalizar nenhuma vez no primeiro tempo, o Vasco acertou o gol aos 12 minutos da segunda etapa .

Ao Flamengo, coube seguir com o toque de bola, com a defesa ainda mais adiantada, como isca para o adversário. Mas nas vezes que o Vasco pressionou, Hugo e a zaga deram sustos em passes e saídas de bola. Houve algumas finalizações, nenhuma com perigo para mudar os rumos da partida.

Por Redação do ge — Rio de Janeiro


A derrota por 2 a 0 para o Olimpia e a eliminação nos pênaltis que tirou o Fluminense da Pré-Libertadores doem. Para o técnico Abel Braga, o sentimento é de tristeza, porque o time sabia o que tinha que fazer para evitar que a equipe paraguaia saísse com a vitória.

– Estamos desolados. No primeiro jogo tivemos uma ideia muito clara de como o Olimpia joga, que era com cruzamentos para a área. Neutralizamos muitas e muitas vezes essas jogadas, mas no final sofremos dois gols provenientes de cruzamentos.

Lá (no Rio), ganhando o jogo, o Olimpia tinha nos dado contra-ataque. Só que hoje não funcionou. O que normalmente ocorre com naturalidade, hoje encontramos dificuldade muito grande. Em momento algum eles conseguiram chegar com jogada trabalhada. Eles cruzaram, cruzaram e cruzaram e conseguiram dois gols.

Abel Braga diz que sentimento é de desolação no Fluminense com a queda para o Olimpia — Foto: Nathalia Aguilar/EFE

Abel Braga diz que sentimento é de desolação no Fluminense com a queda para o Olimpia — Foto: Nathalia Aguilar/EFE

O time tricolor não conseguiu aproveitar as chances de contra-ataque que teve, mas esse não foi o único problema. Para Abel, houve dois erros de arbitragem que interferiram diretamente no resultado final: gol mal anulado de David Braz no início do primeiro tempo e uma falta no zagueiro Nino antes da expulsão do capitão tricolor.

– Não sou de ficar criticando a arbitragem. Mas no gol teve falta no Nino antes de ele ser expulso. O gol anulado é simplesmente lamentável, porque nos dava uma vantagem muito grande. Nós sabemos de cor o que aconteceu e estava decoradíssimo. Não cumprimos muito bem a forma de diminuir nas laterais para que não houvesse cruzamento. A zaga cortou 30, 40 cruzamentos, e eles fizeram dois gols.

Fluminense volta a campo na próxima segunda-feira, pelo jogo de ida das semifinais do Campeonato Carioca, contra o Botafogo. A partida será às 20h (de Brasília), no Nilton Santos, e o Tricolor tem a vantagem de se classificar com o empate na soma dos resultados das semis por ter feito a melhor campanha na Taça Guanabara.

Além do Estadual, a equipe de Abel Braga ainda tem outras três competições para disputar em 2022: Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. Por ter sido eliminado na última fase da Pré-Libertadores, o Flu está na fase de grupos da Sula.