Pré-candidatos a governo de MS miram público jovem em pré-campanhas

0

Os eleitores jovens e que votam pela primeira vez em 2022 estão na mira de pré-candidatos ao Governo do Estado.

Nos últimos dias todos os pré-candidatos: Eduardo Riedel (PSDB), Marquinhos Trad (PSD), André Puccinelli (MDB), Giselle Marques (PT), Capitão Contar (PRTB) e Rose Modesto (União Brasil) rodaram o interior buscando aproximação com esse público. Eduardo Riedel (PSDB) estão focados no público.

Segundo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o eleitor tem até o dia 4 de maio de 2022, data do fechamento do cadastro eleitoral, para se alistar pelo sistema títulonet, disponível no endereço: https://cad-app-titulonet.tse.jus.br/titulonet/novoRequerimento

O voto é facultativo para jovens entre 16 e 17 anos [artigo 14 da Constituição Federal], e o curioso é que os jovens de 15 anos, que completarão 16 até o dia 2 de outubro de 2022, data do primeiro turno das próximas eleições gerais, também podem tirar a primeira via do título eleitoral para votar.

Construir ouvindo

Eduardo Riedel disse que o jovem eleitor quer diálogo. “Quer ser  ouvido e sentir que há  espaço real para colocar suas necessidades, expectativas e  sonhos… e não apenas participar por participar. Nosso compromisso é  construir, junto com eles, este lugar  de troca e interação, não apenas para estimular a cidadania, mas para abrir, de verdade, o nosso programa às novas ideias, à inovação e à participação viva, ativa mobilizada, de todos os segmentos da nossa sociedade.”

O tucano afirma que além das redes sociais “também vamos, e temos trabalhado, com outros caminhos para estimular participação em um processo tão importante da nação.”

Jogando bola

É pensando neste público que Marquinhos Trad começou a participar jogos de futebol amistosos com jovens, em campanha pelo primeiro voto. Ele realizará partidas em vários municípios do Estado, ressaltando a importância do ato para o País.

“É uma das decisões mais importantes da vida de qualquer cidadão. É uma conquista, um direito de todos. Esta é a mensagem: vote. Não deixe que outras pessoas decidam por você”, justificou.

O primeiro jogo aconteceu no último domingo (10), no campo do Clube Estoril em Campo Grande, contra os meninos do Grêmio Santo Antônio. Marquinhos escolheu o jogo de futebol por conta da paixão do brasileiro pelo esporte e de suas semelhanças com a vida.

Chamada

Desde que anunciou sua pré-candidatura pelo PRTB, Capitão Contar tem investido nas redes sociais e em rodar Mato Grosso do Sul. Nesta semana anunciou evento para o dia 1º de maio, quando também convoca jovens de todo Mato Grosso do Sul para a futura campanha.

Reuniões e divulgação

A pré-candidata Rose Modesto, que é professora, mantém contatos com ex-alunos e estudantes. Ela viajou por cidades da Costa Leste do Estado, divulgando seu projeto “MS que Queremos”.

Redes sociais e encontros

Interagindo mais por meios digitais, André Puccinelli realizou live no YouTube para conversar com os jovens do Estado, e ouvir suas necessidades. Puccinelli também promoveu encontros com jovens de Água Clara, Inocência, Cassilândia e Paranaíba.

Eventos e vídeos

Giselle Marques do PT diz que participa de eventos e grava vídeos. “Sobre o estímulo ao voto da juventude, estamos gravando vídeos para circular  nas redes sociais e, além disso, eventos de arte em espaço de cultura.”.