UEMS e Prefeitura definem detalhes sobre livro didático que conta a história de Amambai

0

Professores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), representantes da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e o prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira se reuniram na manhã desta segunda-feira, 24 de junho, para definir detalhes sobre o livro didático que conta a história de Amambai.

O material está sendo produzido pela mesma equipe da UEMS que foi responsável pela elaboração do primeiro livro de cunho histórico de Amambai em parceria com uma equipe da SEMED, agora com um novo desafio: criar um livro didático para crianças.

No ato, foram decididos detalhes e acertos sobre a questão da publicação da obra, que tem previsão de ser utilizada já no ano letivo de 2020 para todas as escolas do município de Amambai, nos anos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano).

Fonte: Bruna Corrêa/DECOM

SEMED de Amambai com foco na alfabetização e uma educação de qualidade

Meta alfabetização: Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até os oito anos de idade, até 2019, no máximo até os sete anos de idade, até 2021 e até seis anos de idade, até 2024.

A Meta 5 está prevista no Plano Municipal de Educação (PNE) e visa garantir que os alunos estejam alfabetizados até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. “É preciso delimitar claramente o que precisa ser ensinado para que a ação pedagógica seja consistente e a aprendizagem seja garantida dentro do tempo previsto.” (Magda Soares)

As escolas de Ensino Fundamental através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) estão engajadas em melhorar o desempenho das crianças e consequentemente alcançar a meta 5, dessa forma, estão desenvolvendo desde o mês de março o projeto “Agrupamentos Produtivos.” Neste projeto, os professores alfabetizadores, de 1º ao 3º ano, organizam os alunos de acordo com a aprendizagem e desenvolvem atividades desafiadoras em Língua Portuguesa e Matemática. O objetivo maior desse trabalho é melhorar a qualidade da alfabetização das crianças, consequentemente o aprendizado da leitura, da escrita e matemática.

Estão envolvidas nesse projeto as seguintes escolas: Antônio Pinto da Silva, Flávio Augusto Coelho Derzi, Polo João Rodrigues, Julio Manvailer, Profª. Maria Bataglin Machado, Marlene Vilarinho de Albuquerque e Mitã Rory.

Professores alfabetizadores e coordenadores pedagógicos, envolvidos nesse trabalho, reconhecem que os alunos têm ritmos de aprendizagem diferentes, não aprendem as mesmas coisas da mesma maneira e, ao mesmo tempo; esses educadores percebem a sala de aula como um espaço heterogêneo em que sujeitos diferentes, com vivências extracurriculares diferentes interagem e constroem seu próprio conhecimento.

Nos agrupamentos são consideradas as experiências e as diferenças dos alunos, essas indicarão o caminho que o professor deverá seguir, quais atividades podem ser desenvolvidas coletivamente e quais atividades devem ter intervenções.

Para organizar esse trabalho, a equipe pedagógica de cada escola da REME reúne-se mensalmente para planejar, trocar experiências e reavaliar o trabalho.

Fonte: Liziana Arâmbula Teixeira (Coordenadora do Ensino Fundamental) e Miléia Piassa Dondoni (Coordenadora Pedagógica)