Menino de 11 anos foge da Ucrânia e chega sozinho na Eslováquia

0
Menino de 11 anos conseguiu fugir sozinho da Guerra | ?Divulgação / Min. do Interior da Eslováquia  ?Menino de 11 anos conseguiu fugir sozinho da Guerra | ?Divulgação / Min. do Interior da Eslováquia ?

Um menino de apenas 11 anos, conseguiu fugir da guerra na Ucrânia e chegar a salvo após cruzar a fronteira com a Eslováquia no último sábado (5.mar). A informação foi passada pelo Ministério do Interior da Eslováquia, neste domingo (6.mar). O garoto viajou mais de 1200 km de trem da cidade de Zaporizhzhya, na Ucrânia, até a fronteira com a Eslováquia.

 

Ele trazia apenas um saco plástico, o passaporte, um número de telefone anotado na mão e um pedaço de papel com detalhes escondidos no casaco. A mãe da criança o colocou no trem sozinho, pois precisava ficar na Ucrânia para cuidar da avó do menino, com necessidades especiais. Yulia Pisetskaya publicou um vídeo no Facebook agradecendo aos voluntários eslovacos: “Agradeço muito por terem salvo a vida do meu filho. Em seu pequeno país há pessoas com grande coração”.

Mãe anotou na mão o telefone para ajudar a localizar os parentes na Eslováquia | Divulgação / Min. do Interior da Eslováquia

Assim que chegou, ele foi acolhido por voluntários como um herói e recebeu carinho, água e comida.

Graças ao número de telefone anotado na mão, as autoridades da Eslováquia conseguiram entrar em contatos com os familiares que moravam no país que foram buscá-lo na fronteira.

Menino foi levado por parentes e está em segurança | Divulgação / Min. do Interior da Eslováquia

Avião da FAB levará ajuda humanitária para Ucrânia

Cerca de 11 toneladas de ajuda humanitária para a Ucrânia | foto/BASP-CECOMSAER

A Força Aérea Brasileira (FAB) enviará na próxima 2ª feira (7.mar), uma aeronave KC-390 Millennium, para resgatar os brasileiros que fugiram para a Polônia. Além do resgate, ela deixará uma carga de 11,6 toneladas de ajuda humanitária para a Ucrânia. A aeronave irá decolar de Brasília às 15h e o pousará em Varsóvia, capital polonesa na 4ª feira (9.mar).

Com a assistência da Embaixada do Brasil em Varsóvia, a doação brasileira seguirá da capital polonesa para a Ucrânia.

A carga de ajuda humanitária é composta de:

  • 50 purificadores de água com capacidade combinada para purificar cerca de 300 mil litros de água por dia
  • 50 kits voltaicos com painel solar para abastecer o equipamento de energia de forma autônoma
  • 10 toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo (400 mil refeições)
  • 5 kits de medicamentos para emergências médicas

 

Segundo a FAB, os brasileiros repatriados devem chegar ao Brasil na 5ª feira (10.mar). O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou na última 6ª feira (5.mar), que os brasileiros poderão viajar com seus animais de estimação no voo de repatriação ao Brasil.

Voo decolará de Brasília e passará por Recife, Cabo Verde e Portugal antes da Polônia | Divulgação/FAB

O avião KC 390 Millennium mede 11,8 metros de altura por 35,5 metros de envergadura entre as asas e 35,20 metros de comprimento. A aeronave pode atingir a velocidade de 995 quilômetros por hora.

Para o Chefe da Seção de Operações do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), Major Aviador Daniel Elias Souza, a condução da missão humanitária gera um sentimento de satisfação muito grande para o Esquadrão Zeus. “O planejamento, parte fundamental do processo, foi um desafio que demandou atenção em cada detalhe e, nesse contexto, toda nossa equipe tem trabalhado ininterruptamente para que a missão seja cumprida de maneira eficiente”.