sexta-feira, janeiro 21, 2022

Morre a cantora Elza Soares, aos 91 anos

0

Morreu nesta quinta-feira, dia 20, aos 91 anos, a cantora Elza Soares, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela família.

Por g1 Rio

 


Mané Garrincha e Elza Soares no aeroporto do Galeão. — Foto: ARQUIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

Mané Garrincha e Elza Soares no aeroporto do Galeão. — Foto: ARQUIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

morte da cantora Elza Soares nesta quinta-feira (20), aos 91 anos, acontece no mesmo dia da de Garrincha, com quem teve um relacionamento por 17 anos. O craque do Botafogo e bicampeão mundial pela seleção brasileira também morreu no dia 20 de janeiro, mas quase 40 anos antes: em 1983.

Carreta sai da pista e motorista morre em acidente na BR-163 em MS

0

Um acidente no início da tarde desta quinta-feira (20) deixou uma pessoa morta na BR-163, entre São Gabriel do Oeste e Rio Verde de Mato Grosso. A vítima seria o motorista da carreta, que tinha placas de Friburgo, Santa Catarina.

Conforme informações da PRF (Polícia Rodoviária Federal), o veículo saiu da pista e as causas do acidente ainda serão apuradas. Equipe da CCR MSVia também foi acionada e estava no local.

 

Homem morto em hotel é oficial da PM de Mato Grosso do Sul

0

O homem encontrado morto em um hotel, na tarde desta quinta-feira (20), foi identificado como o comandante da Polícia Militar de Paraíso das Águas, Edson Henrique Yamamoto. O corpo foi achado em um hotel da Avenida Calógeras, região central de Campo Grande.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas não foi possível realizar o salvamento. A perícia e as polícias civil e militar estão no local para os procedimentos cabíveis.

As informações iniciais apontam para um possível suicídio, mas o caso ainda será investigado.

Valorização da vida

Um suicídio afeta ao menos seis pessoas que estavam ligadas à vítima. Se você estiver passando por problemas, procure ajuda.

O Grupo Amor Vida é uma ONG sem vinculação político partidária e religiosa que presta gratuitamente, desde 2001, através de voluntários, atendimento telefônico à pessoa em crise emocional, com garantia de anonimato e sigilo, objetivando a prevenção do suicídio.

Não se trata de atendimento psicoterápico e sim humanitário. O usuário tem a oportunidade de desabafar com outra pessoa o seu sofrimento. Uma dor compartilhada dói menos.

Telefones: 3393-4112/ 99266-6560.

Pistoleiros executam mecânico e colocam fogo em carro usado no homicídio

0

Os matadores profissionais voltaram à tona na manhã desta quinta-feira (20) na faixa de fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul. Ocupando um carro abandonado em chamas logo após o crime, eles executaram a tiros o mecânico de motos Miguel Ángel Móran, 46.

O crime ocorreu em Yby Yaú, cidade que faz parte do departamento de Concepción e fica a 100 km da linha internacional formada pelas cidades-gêmeas Pedro Juan Caballero e Ponta Porã (MS). A área tem forte atuação de narcotraficantes e assaltantes.

Segundo a polícia paraguaia, os pistoleiros chegaram à oficina de Miguel em um Toyota IST preto. Ao perceber que seria alvo de atentado, o mecânico tentou correr, mas foi alvejado por pelo menos 15 tiros de pistola 9 milímetros e morreu no local. Peritos recolheram 20 cápsulas deflagradas perto do corpo.

Minutos depois, o Toyota foi encontrado em chamas em uma estrada de terra a menos de 5 km do local onde Miguel foi executado. A polícia segue sem pista dos criminosos.

Mecânico de 46 anos foi morto a tiros em área dominada pelo crime organizado (Foto: Direto das Ruas)

Professor é preso por policiais da Defron com 105 kg de cocaína

0

O professor de letras Walter Manoel Riquepme Britez, de 33 anos, foi preso nesta quinta-feira (20), pela Defron, com 105 quilos de maconha na rua Rosa Amarela, no bairro Jardim das Rosas, em Ponta Porã.

Segundo o apurado pela reportagem, os policiais já estavam monitorando o local e hoje, ao entrarem no imóvel, localizaram a droga em um dos cômodos.

O detalhe que chamou a atenção dos agentes é que todos os tabletes haviam a figura da folha da coca. Além disso, a casa é da mãe de Walter, porém atualmente ela reside em outro país.

O professor que trabalhou como contratado até dezembro, em uma escola da rede municipal de Ponta Porã, recebeu voz de prisão e juntamente com a cocaína, veio para a sede da Defron, em Dourados, sendo autuado em flagrante por tráfico de drogas.

Novo surto de Covid-19: leitos de UTI do Hospital Regional foram reativados

0

Reativação aconteceu na tarde desta quarta-feira (19) e contou com a presença do prefeito de Amambai, Dr. Bandeira; do secretário estadual de saúde, Geraldo Resende e vereadores do município; Dr. Bandeira disse que o Lar do Idoso enfrenta um surto de Covid-19.

Redação – Amambai Notícias

Amambai (MS)- Com o aumento considerável no número de casos positivos de Covid-19 no município de Amambai dos últimos dias, a administração municipal decidiu reativar os 10 leitos de UTI Covid do Hospital Regional.

A reativação aconteceu na tarde desta quarta-feira (19) e contou com a presença do prefeito municipal, Dr. Bandeira; do secretário estadual de saúde, o deputado licenciado Geraldo Resende; da secretária municipal de saúde, Dirlene Zanetti, vereadores e representantes de segmentos da sociedade.

Os leitos foram desativados por conta do baixo número de casos registrados em Amambai a partir do segundo semestre de 2021.

Dos 10 leitos reativados, infelizmente, dois deles já estão sendo utilizados por amambaienses que testaram positivo para Covid-19, tiveram piora em seus quadros clínicos e precisaram ser entubados.

De acordo com Dr. Bandeira, o município registra 167 casos positivos de infecção pelo novo coronavírus. “O que podemos observar é que a maioria dos casos positivos dessa nova onda se dá em pessoas que não se vacinaram ou que não terminaram o ciclo vacinal”, disse o prefeito.

O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, disse que o crescimento do número de casos em Amambai também é visto nos outros municípios do Mato Grosso do Sul e isso gera uma imensa pressão nos serviços de saúde, seja público ou privado. Ele ainda recomendou que a parcela da população que ainda não se vacinou, abandone o negacionismo e procure uma unidade de saúde para ser imunizado.

Novo surto de Covid-19: leitos de UTI do Hospital Regional foram reativados
Reativação aconteceu na tarde desta quarta-feira (19) / Foto: Raquel Fernandes

Autoridades presentes

Participaram da reativação dos leitos de UTI no Hospital Regional, além de Dr. Bandeira, Geraldo Resende e Dirlene Zanetti, os vereadores Cida Farias, Roberto Sangue Bom, Lígia Borges, Gustavo Baiano, Rosa Linda, Odil Puques, Geverson Vicentin, Paulo Sérgio, Tato Souza, além do empresário amambaiense, Christiano Bortolotto e do capitão da Aldeia Amambai, João Gauto.

Surto de Covid-19 no Lar do Idoso Frei Fabiano de Cristo

Outra informação repassada pelo Dr. Bandeira e que deixa a população em estado de atenção é que o Lar do Idoso Frei Fabiano de Cristo enfrenta um surto de Covid-19 dentro de suas instalações.

Segundo o prefeito, foi feita uma testagem em massa dentro da unidade e de 35 testes rápidos feitos, 25 deles deram positivos e outros dois pacientes testaram negativo no teste rápido, mas por estarem sintomáticos, tiveram amostras de swab recolhidas para serem encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública em Campo Grande (Lacem).

Amambai registra 2 casos de Influenza H2N3

Ainda na reativação dos leitos de UTI do Hospital Regional de Amambai, Dr. Bandeira comunicou a população que o município registra 2 casos de infecção pelo vírus H3N2, um subtipo do vírus da gripe, que mesmo com letalidade menor que a Covid-19, tem chances de evoluir para casos graves.

Vacinação e cuidados continuam sendo a melhor solução

A vacinação tanto contra a Covid-19 quanto contra à gripe, aliada aos cuidados de higiene, uso de máscaras e distanciamento social continuam sendo o maior aliado da população para combater o avanço do novo coronavírus e da H3N2.

Por isso, mantenha-se vigilante quanto ao distanciamento, ao uso de máscaras, higienização das mãos, uso do álcool em gel e procure, caso ainda não tenha feito, tomar a vacina, seja para a primeira ou segunda doses ou ainda a dose de reforço que é recomendada.

Matador de policiais é preso na fronteira de MS

0

Integrante da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) que estampa no braço direito a tatuagem usada para identificar matadores de policiais foi preso na manhã desta quarta-feira (19) na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul.

Marcio Vinicius da Paixão Vieira, o “Pica-Pau’, foi localizado por agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) em uma casa nos arredores de Sanja Pytã, cidade pertencente ao departamento de Amambay e localizada ao lado do distrito de Sanga Puytã, no município de Ponta Porã.

Segundo a agência antidrogas do governo paraguaio, “Pica-Pau’ exerce cargo de liderança da facção criminosa em Minas Gerais, onde responde a vários processos na Justiça.

A operação para prender o bandido mineiro teve apoio da Polícia Federal brasileira. Junto com Marcio, foram presos outros dois membros do PCC – Mizael Correa Viana e Jonatan Pinheiro Rocha.

A Senad informou que tanto Marcio quanto Mizael tinham sido presos pela Polícia Nacional do Paraguai em outubro do ano passado. Eles e outros três membros da facção foram flagrados com arsenal em Pedro Juan Caballero, cidade vizinha de Ponta Porã.

Expulsos do país vizinho no dia 24 daquele mês, os dois foram entregues às autoridades brasileiras na Ponte da Amizade (que liga o Paraguai a Foz do Iguaçu, no Paraná), mas fugiram do presídio onde estavam. O local da fuga não foi informado.

Tatuagem – Segundo a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai, Marcio, Mizael e Jonatan estavam de volta à fronteira para coordenar atividades vinculadas ao tráfico de drogas e de armas. Pelo menos duas armas, sendo uma escopeta e um fuzil, além de veículos, foram apreendidos na operação de hoje.

Marcio Vinicius tem no braço esquerdo a tatuagem do personagem Coringa. Segundo investigações do Ministério Público paulista, a tatuagem de palhaço indica que o membro da facção também é matador de policiais.

Em parceria com a SES, Amambai e Ponta Porã abrem novos leitos de UTI-Covid em MS

0

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, abre nesta quarta-feira (19), mais 20 leitos de UTI-Covid, sendo 10 leitos de UTI-Covid no município de Amambai e mais 10 leitos de UTI-Covid no município de Ponta Porã. Em apoio aos municípios, os leitos serão mantidos com recursos próprios do Estado.

“Nós estamos acompanhando a evolução da doença em Mato Grosso do Sul e estamos fazendo essas tratativas para ampliar o quantitativo de leitos em nosso Estado. Somente nesta semana, abrimos 30 novos leitos de UTI-Covid em Mato Grosso do Sul”, comemora o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.

Nesta segunda-feira (17), 10 leitos de UTI-Covid foram abertos no Hospital Evangélico de Dourados. “Agora, nesta quarta-feira (19), nós concluímos a abertura de mais 10 leitos de UTI-Covid no Hospital Regional de Amambai e mais 10 leitos de UTI-Covid no Hospital Regional de Ponta Porã. Tenho certeza que estes leitos farão a diferença neste enfrentamento da Covid-19”, pontua Resende.

Geraldo Resende lembra que a instalação destes novos leitos acontece como parte da estratégia do governo do Estado de suprir a demanda por UTI’s com o aumento do número de casos de Covid-19. “Nós estamos trabalhando para que até o final de janeiro, tenhamos mais 10 leitos de UTI-Covid e mais 40 leitos clínicos que serão remanejados para este enfrentamento no nosso hospital referência para Covid, o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande”.

Em virtude da circulação viral da Covid-19 no Estado, a SES espera contar com o apoio de toda a população para continuar a se vacinar e a seguir as medidas de biossegurança como fazendo o uso de máscaras, higienização das mãos, além de auxiliar no combate às aglomerações por meio do distanciamento físico.

Ciclista morre no Tijuca após ser atropelado por motorista bêbado

0

Um ciclista, ainda não identificado, morreu na noite dessa quarta-feira (19), no bairro Jardim Tijuca, em Campo Grande. Ele foi atropelado por um motorista que estava bêbado.

Informações são de que o acidente aconteceu por volta das 19 horas dessa quarta (19), na rua Nasri Siufi. O motorista ficou no local após o acidente e contou que estava seguindo pela rua Nasri Siufi sentido sul/norte com seu veículo Volkswagen Santana quando o ciclista apareceu e ele acabou batendo na lateral da bicicleta.

Com o impacto da batida, a vítima foi arremessada ao solo e morreu.O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado, mas o homem já estava  sem vida. Foi feito teste do bafômetro no motorista que deu como resultado 0,16 mg/l. Ele foi detido e levado para a delegacia.

A carteira do ciclista acabou furtada após o acidente não sendo possível a sua identificação. O celular da vítima foi recolhido.

‘Material a gente recupera’, diz empresário que teve prejuízo de R$ 400 mil

0

Quem passa pela Avenida Duque de Caxias, na região do Aeroporto Internacional de Campo Grande, na manhã desta quarta-feira (19), pode ver os estragos causados pelo temporal que atingiu a Capital na tarde desta terça-feira (18).

Entre os estragos, um posto de combustível, que estava em construção em frente ao aeroporto, foi destruído pelos ventos, que chegaram a 83 km/h, de acordo com o meteorologista Natálio Abrahão. A estrutura metálica foi retorcida e desabou, os prejuízos são de R$ 400 mil reais, segundo o empresário Valmir Faleiros, de 60 anos, proprietário do local.

“Os prejuízos são só materiais, tá ruim, mas tá bom, material a gente recupera. Ontem mesmo, estávamos aqui no local, bem próximo da estrutura e não aconteceu nada com ninguém. Íamos inaugurar em maio, todo o processo de fundação e a estrutura metálica estavam prontos”, contou Valmir ao Campo Grande News.

Sem seguro, o empresário isolou o local na manhã desta quarta-feira e disse que vai contratar uma perícia para saber o que aconteceu e se é possível aproveitar algum material. “No temporal que teve em outubro, a obra já estava nesse estágio e nada aconteceu. Às vezes, é mais fácil começar do zero do que refazer o trabalho”, finalizou o Valmir.