sábado, abril 27, 2024

VEREADOR PREGO VISITA LULA

0
O trabalho não para.
Essa foi minha agenda durante essa semana em Brasília/DF.
Na quarta-feira 24/04, estive na Secretaria Nacional de Economia Solidária conversando com o amigo de longa data e secretário Gilberto de Carvalho, levando a ele propostas e reivindicações da população.
Na quinta-feira 25/04, fiz visitas ao Senador da República Nelsinho Trad e também ao gabinete do Deputado Federal Dagoberto Nogueira, onde foi atendido pela sua assessoria, levando demandas importantes para Amambai.
Por fim, solicitei uma audiência e fui muito bem recebido pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, um grande amigo de muitas lutas e trabalhos desde seu primeiro mandato como Presidente do Brasil.
Em uma breve conversa, falamos sobre investimentos no nosso Estado e no município, o Presidente Lula demonstrou preocupação principalmente em atender a agricultura familiar e com os problemas enfrentados pelas comunidades indígenas, pautas sempre presentes no seu governo.
Na oportunidade fiz questão de agradecê-lo pela implantação de uma unidade do IFMS no município de Amambai, o qual se deu através da união de forças entre Executivo, Legislativo, Parlamentares e Governo Federal, também fiz questão de presenteá-lo com uma lembrança do Estado de Mato Grosso do Sul.
Agradeço a receptividade que tive tanto nos gabinetes do secretário, dos parlamentares e também do Presidente Lula.
Lutar, cobrar e também ir atrás, esse sempre foi o trabalho do vereador Anilson Prego, porque nossa população está em primeiro lugar.
Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto
Pode ser uma imagem de 2 pessoas e pessoas sorrindo

DEPUTADO ZECA DO PT

0
Meus amigos, minhas amigas, bom dia. Na noite desta quinta-feira (26) Gilda e eu estivemos em Bodoquena para um encontro com companheiros e companheiras não apenas da cidade, mas também de Porto Murtinho.
Contamos com a presença das nossas duas pré-candidatas a prefeita nesses municípios, a Ane Parente (Bodoquena) e a Regina Heyn (Murtinho).
Momento importante para discutirmos a estratégia para as eleições deste ano e a formação das nossas chapas para a disputa de vereador e vereadora.
Pode ser uma imagem de 16 pessoas

Ação policial apreende três armas, munições e um preso em Chapadão do Sul

0
Mais uma ação da Polícia Civil em conjunto com a Polícia Militar, acabou na apreensão de duas armas de fogo, uma pistola de calibre 9 milímetros e um revólver de calibre 357, na manhã desta sexta-feira (26), em Chapadão do Sul – a 331 quilômetros de Campo Grande. Foram recolhidas, também, mais de 50 munições.

A ação aconteceu também em razão do cumprimento de mandado de busca e apreensão, que acabou na prisão de um homem, de 30 anos, pela prática dos crimes de posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e receptação.

Isso porque uma das armas apreendidas na ação teria sido furtada no ano passado. Em relação sobre a propriedade da arma, não foi relatado pela polícia.

Ainda há a suspeita de que as armas teriam sido utilizadas em homicídios recentes em Chapadão do Sul.

A perícia vai analisar os armamentos e buscar a materialidade para comprovar ou não a utilização das mesmas em crimes.

Após 9 meses, executor que matou ex-mulher com tiros na cabeça é preso em Nova Andradina

0
Um homem de 28 anos, executor do feminicídio que vitimou Maurília Sartori Marques, de 27 anos, foi preso nesta quinta-feira (25) em Nova Andradina. Outros dois criminosos, um condenado por estupro, também foi capturado.

Maurilia foi morta após ser atingida com três tiros no rosto, na tarde do dia 12 de julho do ano passado, na residência em que morava, em Nova Andradina – a 298 quilômetros de Campo Grande. Ela morreu no dia 25 de julho, após ficar internada por quase duas semanas no Hospital da Vida, em Dourados.

O mandante do crime foi o ex-companheiro dela, presidiário, no ano de 2023. A Polícia Civil apontou que a vítima vinha recebendo ameaças do ex-companheiro pelo fato dela ter iniciado um novo relacionamento, além de possíveis desavenças econômicas entre as partes.

Entre esta quarta-feira (24) e quinta-feira, com apoio do NRI (Núcleo Regional de Inteligência), a SIG (Seção de Investigações Gerais) da Delegacia de Polícia Civil de Nova Andradina deu cumprimento à três mandados de prisão expedidos pelo Poder Judiciário. Um dos presos é o autor do feminicídio que vitimou Maurília

O executor foi preso preventivamente pela prática de feminicídio, apenado com até 30 anos de reclusão. Além dele, foi preso também um homem de 39 anos, condenado à pena de reclusão de mais de12 anos, por estupro de vulnerável e satisfação de lascívia mediante presença de criança.

Um homem de 33 anos, condenado a nove anos, oito meses e 12 dias de reclusão, pela prática de tráfico de drogas também foi preso.

Relembre o caso

Maurilia Sartori Marques, de 27 anos, ferida com vários disparos na tarde do dia 12 de julho, em sua residência em Nova Andradina – a 298 quilômetros de Campo Grande, morreu no dia 25 de julho, após ela ficar internada há quase duas semanas no Hospital da Vida, em Dourados. A principal suspeita, conforme investigações da Polícia Civil, que o crime tenha sido a mando do ex-companheiro da vítima, preso em regime fechado em Mato Grosso do Sul.

Maurilia estava com estado de saúde bastante debilitado. Ela foi socorrida no dia do atentado e encaminhada para o Hospital Regional de Nova Andradina, mas diante da gravidade dos ferimentos, foi transferida para o Hospital da Vida, em Dourados.

O crime aconteceu no bairro Durval Andrade Filho, quando o pistoleiro invadiu a casa da mulher e realizou três disparos contra ela, atingindo seu rosto e uma das balas transfixou sua nuca. A Polícia Civil apontou que a vítima vinha recebendo ameaças do seu ex-companheiro. As ameaças ocorriam pelo fato da vítima ter iniciado um novo relacionamento, além de possíveis desavenças econômicas entre as partes.

Por meio da análise de mensagens telefônicas apresentadas e do depoimento de uma testemunha presente no momento do crime, foi possível localizar suspeitos que intermediaram o contato entre o mandante e a vítima, assim como entre o mandante e o executor.

Militar do Exército morre após árdua batalha contra tumor em Amambai

0
O 17° Regimento de Cavalaria Mecanizado, de Amambai, a 351 quilômetros de Campo Grande, lamentou a morte do cabo Kaique Ferreira dos Reis Oliveira, que não resistiu as complicações de uma dura e árdua batalha contra um tumor.

A nota de falecimento foi divulgada durante a tarde, mas o óbito do militar do Exército aconteceu no período da manhã.

Segundo divulgado pelo regimento, Kaique enfrentava uma dura batalha contra um ‘Linfoma de Burkitt’, um linfoma não Hodgkin, um câncer de glóbulo branco, de crescimento muito rápido que se origina a partir de células B.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divide essa doença em três tipos: endêmico, esporádico e associado à imunodeficiência.

“Neste momento de dor e saudade, prestamos nossas sinceras condolências à família e amigos, desejando que encontrem conforto e força para enfrentar este momento difícil”, diz trecho da nota de pesar.

PGR é contra recurso de Bolsonaro para reverter inelegibilidade

0

A Procuradoria-Geral da República (PGR) (foto) enviou nesta quinta-feira (25) ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer para manter a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro a ficar inelegível pelo período de oito anos.

Em junho do ano passado, o TSE condenou Bolsonaro por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação pela utilização da estrutura física do Palácio da Alvorada para realização de reunião com embaixadores, em julho de 2022, quando atacou o sistema eletrônico de votação.

Ao opinar sobre a questão, o vice-procurador da República, Alexandre Espinosa, entendeu que não cabe ao Supremo revisar a decisão da Justiça Eleitoral que condenou o ex-presidente.

“Reavaliar o juízo efetuado pelo TSE sobre o dano causado à higidez do processo na conduta perpetrada pelo recorrente envolve necessariamente reconstruir fatos relevantes, tarefa imprópria à instância extraordinária”, diz o parecer.

Impedimento

No documento, a PGR também se manifestou sobre o pedido da defesa de Bolsonaro para considerar o ministro Cristiano Zanin, relator do caso, impedido para analisar o processo. Antes de chegar ao Supremo, Zanin atuou como advogado da campanha do presidente Luiz Inacio Lula da Silva no pleito de 2022.

“As alegações da defesa de existência de impedimento do ministro relator foram apresentadas de forma genérica e com viés subjetivo, não se mostrando, assim, suficientes para a configuração do impedimento arguido”, completou a PGR.

Com a condenação no TSE, Bolsonaro ficou impedido de concorrer às eleições até 2030. O ex-presidente também tem uma segunda condenação no caso do uso eleitoral das comemorações de 7 de setembro de 2022.

Mais nomeados tomam posse na Prefeitura de Amambai

0

No dia 17 de abril, mais candidatos nomeados por meio do edital 15/2023 tomaram posse na Prefeitura de Amambai, conforme estabelecido no DECRETO Nº 081/2024 DE 21 DE MARÇO DE 2024 – Concurso Público de Provas e Títulos.

A posse foi realizada no gabinete do Prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, que deu as boas vindas aos novos servidores.

Segue abaixo a relação de candidatos nomeados e suas respectivas posições, conforme o decreto:

Cargo: CONTADOR
• Jair Araujo da Costa – Nota: 82,00 – Posição: 2º
Cargo: ACS – ÁREA 2: ESF DORIANE
• Juliana Ribas Prokoski – Nota: 74,00 – Posição: 1º
Cargo: ACS – ÁREA: ESF RURAL
• Priscylla Amira Mulina – Nota: 60,00 – Posição: 1º
Cargo: TÉCNICO DE ENFERMAGEM
• Pablo Getulio Oliveira Teixeira – Nota: 74,00 – Posição: 1º
• Elton de Lima Machado – Nota: 68,00 – Posição: 2º
• Geisse Jesuino Marques – Nota: 60,00 – Posição: 3º
Cargo: FISIOTERAPEUTA
• Theiza Meilsmidth Leal – Nota: 68,50 – Posição: 1º
• Edilson Andrade Manfre – Nota: 62,50 – Posição: 2º
Cargo: FONOAUDIÓLOGO
• Kelly Gomes Borges – Nota: 72,50 – Posição: 1º
• Lohana Silva Elias – Nota: 64,50 – Posição: 2º
Cargo: ENFERMEIRO
• Lucia Suemi Yuhara – Nota: 99,50 – Posição: 1º
• Thamirys Rodrigues dos Santos – Nota: 84,50 – Posição: 2º
Cargo: MÉDICO
• Nabor Jorge Araujo Barbosa – Nota: 90,50 – Posição: 2º
Cargo: NUTRICIONISTA
• Jaciane Charao Moreira Neto – Nota: 82,50 – Posição: 1º
Cargo: PSICÓLOGO
• Angelo Luiz Sorgatto – Nota: 83,50 – Posição: 3º
Cargo: TÉCNICO EM HIGIENE DENTAL
• Eineusa Jara de Coadro – Nota: 66,00 – Posição: 1º
• Leandra Henning Cicheleiro – Nota: 66,00 – Posição: 2º
• Tatiel Romeiro Ferreira – Nota: 62,00 – Posição: 3º
Cargo: ASSIST. SERV. SAÚDE – TÉC. LAB. (ENTOMOLOGIA)
• Helen Calandrin Cardoso – Nota: 62,50 – Posição: 1º

Confira as fotos dos nomeados que foram empossados no dia 17 de abril de 2024:

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Fotos: Kadyma Freitas/Prefeitura de Amambai

Com voto de deputado de MS, projeto que permite estados a legislar sobre armas de fogo é aprovado

0

Após o Supremo Tribunal Federal (STF) tornar inconstitucional a lei de Mato Grosso do Sul que facilitava o porte de arma de fogo, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou o projeto que libera os estados a legislar sobre armas de fogo.

Único representante de Mato Grosso do Sul, na CCJ, o deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) votou favorável ao projeto de lei (108/2023) que autoriza os estados a legislar sobre o porte de arma de fogo.

Durante seu discurso, Pollon, falou para a base, chegando a lançar uma provocação de que ninguém da direita pode ser contrário a proposta.

O projeto de lei complementar que autoriza o Distrito Federal e os estados a legislarem sobre o porte e posse de arma foi aprovado por 34 votos favoráveis e 30 contrários a proposta.

Acerca da do projeto de lei complementar, sobre posse e porte de armas de fogo para defesa pessoal, práticas desportivas e controle de espécies exóticas invasoras, a deputada Caroline de Toni, autora do PL, defendeu a pauta justificando que se aprovada na Câmara dos Deputados poderia impedir que o Supremo Tribunal Federal (STF) considere leis estaduais inconstitucionais.

“O Supremo Tribunal Federal tem, sim, enfrentando algumas ações diretas da inconstitucionalidade para dizer que por falta de uma lei complementar que delegue para os estados a competência para tal tema é que eles estão declarando essas leis estaduais e municipais inconstitucionais. Então, foi por esse sentido que nós fizemos esse projeto de lei, justamente na previsão do artigo 22, parágrafo único, para delegar essa competência da União para os estados”, apontou a deputada em transmissão a Tv Câmara.

Durante a declaração de voto o deputado  Patrus Ananias (PT-MG) argumentou que o projeto afronta diretamente a legislação federal sobre armas de fogo, o Estatuto do desarmamento, conforme divulgado pela Agência de Notícias da Câmara.

“Estados e DF podem complementar residualmente a legislação federal, estabelecendo procedimentos e normas para melhor aplicação da legislação em seus territórios, sem que tenham um cheque em branco para legislar de maneira diversa e/ou avançar sobre matérias que devem observar a legislação nacional”, explicou.

Texto segue para Câmara

O projeto segue para a Câmara dos Deputados para apreciação dos pares onde passará por votação. No texto apresentado, as autorizações serão de porte ou posse concedidas a pessoas que comprovem que residam no estado.

 

STF declara projeto inconstitucional

Em sessão virtual, no dia 19 de abril, o Supremo Tribunal Federal finalizou a análise do projeto de Mato Grosso do Sul, e considerou inconstitucional por entender que a matéria é do âmbito de discussão da União e não concebe aos estados legislar acerca disso.

O projeto de lei de autoria dos deputados estaduais, João Henrique Catan e Coronel David, ambos do PL, foi sancionada pelo então à época governador, Reinaldo Azambuja (PSDB). A lei facilitava o porte de arma para atiradores desportivos no Estado.

A ação foi impetrada no Superior Tribunal Federal pela Presidência da República, argumentando que a competência do controle e fiscalização de material bélico cabe a União, portanto os estados não podem legislar sobre a matéria.

Com voto do relator, o ministro Dias Toffoli, o STF entendeu que a Lei estadual 5.892/2022 é inconstitucional, já que Mato Grosso do Sul, não pode legislar acerca da matéria que cabe à União.

Na questão, em que a atividade de atirador desportivo é apontada como atividade de risco, a questão foi desconsiderada, levando tendo sido amparada no Estatuto do Desarmamento (Lei Federal 10.826/2023) e do Decreto 11.615/2023.

O ministro ainda apontou que com relação o “porte de trânsito” para a categoria, o artigo 33, prevê que cabe ao Comando do Exército conceder o trânsito de armas de fogo desmuniciadas com acompanhamento de munição acondicionada em recipiente próprio.

“Além de não deter competência formal para legislar acerca de material bélico, o Estado do Mato Grosso do Sul ainda o fez de forma contrária às regulamentações da União acerca do assunto”, explicou Toffolli.

Instituto Paraná Pesquisas: 41% aprovam Adriane Lopes, 53,5% desaprovam a gestão da atual prefeita

0

Em pesquisa divulgada nesta quinta-feira (25) pelo Instituto Paraná, 41% aprova a gestão da atual prefeita de Campo Grande. Os dados também revelaram que a maior média de aprovação está no público do Ensino Fundamental, com 44,3%, já aqueles com Ensino Superior contabilizam 59,9% de reprovação da gestão.

Aprovação da administração da Prefeita Adriane LopesAprovação da administração da Prefeita Adriane Lopes

A pesquisa também incluiu as categorias de Ótima (5,3%), Boa (18,6%), Regular (34,8%), Ruim (13,3%), Péssima (26,5%), Não sabem ou não opinaram (1,6%). No geral, quando questionados se aprovam ou desaprovam a gestão, 41% responderam positivamente, enquanto 53,5% disseram desaprovar.

Avaliação da gestão da Prefeita Adriane LopesAvaliação da gestão da Prefeita Adriane Lopes

Outras pesquisas

Sobre a próxima eleição, a Pesquisa Espontânea – onde a pergunta é feita aos entrevistados sem dar nenhuma alternativa para resposta, mostrou que a atual prefeita Adriane Lopes (PP), aparece em primeiro lugar com 4%, seguido de André Puccinelli com 3,9%, e em terceiro o deputado federal Beto Pereira (PSDB) com 3,3%.

Já na Pesquisa Estimulada – aquela em que uma lista com os nomes dos candidatos é entregue aos entrevistados, Adriane não aparece em primeiro lugar. Diante dos 5 cenários apresentados, a atual prefeita aparece atrás de pré-candidatos como André Puccinelli, Rose Modesto e Capitão Contar.

No quadro de rejeição, onde os entrevistados foram questionados “Se as eleições para Prefeito de Campo Grande fossem hoje em qual/ quais desses candidatos o(a) Sr(a) NÃO VOTARIA DE JEITO NENHUM?” Adriane Lopes ficou em segundo lugar com 24,6%.

Instituto Paraná Pesquisas

Para os resultados, a pesquisa contou com a opinião pública de 800 campo-grandenses, entre os dias 18 e 24 de abril, com o intuito de consultar a população sobre a situação eleitoral para o Executivo Municipal em 2024 e avaliar as administrações Municipal, Estadual e Federal.

De acordo com o Instituto, a amostra é representativa da população da área pesquisada e foi selecionada em duas etapas. Na primeira etapa realizou-se um sorteio probabilístico das localidades onde as entrevistas foram realizadas através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando a população residente nas localidades como base para essa seleção.

Na segunda etapa, a seleção dentro da localidade, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: gênero, faixa etária, escolaridade e renda domiciliar mensal.

A amostra atinge um grau de confiança de 95%, para uma margem de erro estimada em aproximadamente 3,5% para resultados gerais. De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.600/2019, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º MS05358/2024 para o cargo de Prefeito.

Mais nomeados tomam posse na Prefeitura de Amambai

0

No dia 17 de abril, mais candidatos nomeados por meio do edital 15/2023 tomaram posse na Prefeitura de Amambai, conforme estabelecido no DECRETO Nº 081/2024 DE 21 DE MARÇO DE 2024 – Concurso Público de Provas e Títulos.

A posse foi realizada no gabinete do Prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, que deu as boas vindas aos novos servidores.

Segue abaixo a relação de candidatos nomeados e suas respectivas posições, conforme o decreto:

Cargo: CONTADOR
• Jair Araujo da Costa – Nota: 82,00 – Posição: 2º
Cargo: ACS – ÁREA 2: ESF DORIANE
• Juliana Ribas Prokoski – Nota: 74,00 – Posição: 1º
Cargo: ACS – ÁREA: ESF RURAL
• Priscylla Amira Mulina – Nota: 60,00 – Posição: 1º
Cargo: TÉCNICO DE ENFERMAGEM
• Pablo Getulio Oliveira Teixeira – Nota: 74,00 – Posição: 1º
• Elton de Lima Machado – Nota: 68,00 – Posição: 2º
• Geisse Jesuino Marques – Nota: 60,00 – Posição: 3º
Cargo: FISIOTERAPEUTA
• Theiza Meilsmidth Leal – Nota: 68,50 – Posição: 1º
• Edilson Andrade Manfre – Nota: 62,50 – Posição: 2º
Cargo: FONOAUDIÓLOGO
• Kelly Gomes Borges – Nota: 72,50 – Posição: 1º
• Lohana Silva Elias – Nota: 64,50 – Posição: 2º
Cargo: ENFERMEIRO
• Lucia Suemi Yuhara – Nota: 99,50 – Posição: 1º
• Thamirys Rodrigues dos Santos – Nota: 84,50 – Posição: 2º
Cargo: MÉDICO
• Nabor Jorge Araujo Barbosa – Nota: 90,50 – Posição: 2º
Cargo: NUTRICIONISTA
• Jaciane Charao Moreira Neto – Nota: 82,50 – Posição: 1º
Cargo: PSICÓLOGO
• Angelo Luiz Sorgatto – Nota: 83,50 – Posição: 3º
Cargo: TÉCNICO EM HIGIENE DENTAL
• Eineusa Jara de Coadro – Nota: 66,00 – Posição: 1º
• Leandra Henning Cicheleiro – Nota: 66,00 – Posição: 2º
• Tatiel Romeiro Ferreira – Nota: 62,00 – Posição: 3º
Cargo: ASSIST. SERV. SAÚDE – TÉC. LAB. (ENTOMOLOGIA)
• Helen Calandrin Cardoso – Nota: 62,50 – Posição: 1º

Confira as fotos dos nomeados que foram empossados no dia 17 de abril de 2024:

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Fotos: Kadyma Freitas/Prefeitura de Amambai