terça-feira, junho 25, 2024

Prefeitura de Amambai promove oficinas culturais em parceria com a Câmara e Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul

0

A Prefeitura de Amambai, em colaboração com a Câmara Municipal e a Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, está organizando duas oficinas culturais nos dias 4, 5, 11 e 12 de julho, no salão de eventos do Sindicato Rural. As oficinas visam promover o aprendizado e a apreciação das artes visuais e da história do cinema entre os moradores da região.

Oficina de Fotografia com o Celular
Nos dias 4 e 5 de julho, será realizada a oficina “Fotografia com o Celular”. Ministrada pelos técnicos da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, em parceria com a Prefeitura e a Câmara Municipal, a oficina destina-se a introduzir os participantes às convenções do uso de câmeras em dispositivos móveis, como celulares e smartphones.

A programação inclui atividades teóricas e práticas sobre a linguagem fotográfica, com enfoque nas configurações básicas de medição e controle de luz para fotografia. Serão abordados temas como enquadramento, composição e foco. Os participantes aprenderão sobre:
• Conceito de fotografia: Fundamentos e importância da fotografia.
• Fotometria: Balanço de branco, ISO e valor de exposição.
• Enquadramento: Técnicas de enquadramento, proporção áurea, regra dos terços, triângulos áureos e ilusão de perspectiva linear.
• Foco: Foco infinito, macro e ilusão de perspectiva por foco diferencial.
Os usuários de dispositivos Android devem instalar o aplicativo “Open Camera”, enquanto os usuários de iPhone utilizarão o “Instamatic”. Ambos deverão usar o editor de fotos “Snapseed”.

Oficina de Brinquedos Ópticos – Primórdios do Cinema
Na semana seguinte, nos dias 11 e 12 de julho, será oferecida a oficina “Animação e os Primórdios das Imagens em Movimento: O Cinema Antes do Cinema”. Este curso explora a origem do cinema, destacando as imagens animadas anteriores à invenção dos dispositivos cinematográficos pelos pioneiros do cinema, como os irmãos Lumière e Méliès.
A oficina visa proporcionar aos participantes um entendimento dos aspectos fundamentais que deram origem à sétima arte e a importância da preservação da história das mídias. O evento combinará elementos de palestra e performance artística, garantindo uma experiência educativa e envolvente para todos.

A Prefeitura de Amambai, a Câmara Municipal e a Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul reafirmam seu compromisso com a promoção da cultura e do conhecimento, proporcionando atividades educativas e culturais de qualidade para a população.

Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas na Câmara Municipal de Amambai- (67) 3481-1551

Conteúdo jornalístico oficial da Prefeitura de Amambai criado no dia 24/06/2024. É proibida a divulgação deste material após o dia 30 de junho de 2024 em concordância com a Lei 9504/97.

Amambai debate futuro urbano na 7ª Conferência Municipal de Cidade

A Câmara Municipal de Vereadores de Amambai será palco na próxima quinta-feira, 27 de junho, da 7ª Conferência Municipal da Cidade, que terá como tema: “Construindo a política nacional de desenvolvimento urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.

Entre os objetivos do evento, que terá credenciamento a partir das 7h30, está a mobilização da sociedade para estabelecer agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes na cidade. Além disso, a atividade é etapa preparatória para a 7ª Conferência das Cidades de Mato Grosso do Sul, já que na data serão indicados representantes e propostas para a ação de nível Estadual.

Poderão ser credenciados representantes de entidades ligadas aos seguintes segmentos, desde que possuam atuação fim na área de desenvolvimento urbano: gestores, administradores públicos e legislativos (federais, estaduais e municipais); movimentos populares; trabalhadores, por suas entidades sindicais; empresários relacionados à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano; entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais; e, organizações não governamentais.

Esta será uma oportunidade para debates e contribuições sobre questões locais, regionais e nacionais do desenvolvimento urbano do Brasil. A participação ativa de todos na etapa municipal é fundamental para a construção de um futuro melhor para Amambai.

Puccinelli deve “amarelar” pela 3ª vez e desistir da pré-candidatura a prefeito

0

Nas próximas horas, conforme fontes ouvidas pelo Correio do Estado, o ex-governador André Puccinelli (MDB) deverá anunciar a desistência da pré-candidatura a prefeito de Campo Grande nas eleições municipais do dia 6 de outubro.

Segundo apuração da reportagem, caso ele confirme mesmo a saída da disputa pela cadeira de chefe do Executivo municipal, será a terceira “amarelada”, já que a primeira foi em 2002, quando abriu mão de disputar o cargo de governador contra o desafeto Zeca do PT, que buscava a reeleição, e indicou a ex-senadora Marisa Serrano, que acabou derrotada.

Já a segunda “amarelada” foi em 2020, quando preferiu lançar o deputado estadual Marcio Fernandes para tentar impedir a reeleição do então prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad, que na época era do PSD e hoje está no PDT, mas o candidato de Puccinelli mais uma vez foi derrotado.

Agora, o ex-governador vai desistir pela terceira vez de uma disputa eleitoral porque, conforme o pré-candidato, as reuniões em Brasília (DF) na semana passada não deram resultado. Na capital federal, ele foi em busca de mais recursos do MDB nacional, da aliança com o PL e do apoio do Solidariedade.

Conforme apurou o Correio do Estado, o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, refutou mandar mais dinheiro para a campanha de André Puccinelli, enquanto o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, avisou que o ex-presidente da República Jair Bolsonaro decidiu fazer aliança com o PP da senadora Tereza Cristina, apoiando a reeleição da prefeita Adriane Lopes.

Quanto ao Solidariedade, as informações de bastidores são de que o presidente nacional da legenda, Paulinho da Força, estaria mais próximo do PSDB em Campo Grande do que do MDB, mesmo tendo como vice-presidente estadual o advogado André Puccinelli Júnior, filho do ex-governador.

NOVO RUMO

Como o Correio do Estado já tinha informando, André Puccinelli deverá sair pré-candidato a vereador pelo MDB e ajudar na conquista de mais duas cadeiras, além da própria, fortalecendo a base da legenda no município e ficando com o caminho livre para ser candidato a deputado federal em 2026.

A respeito de quem o ex-governador vai apoiar para o cargo de chefe do Executivo em 2025, a reportagem obteve a confirmação, junto a fontes ligadas ao PSDB, de que o escolhido foi o deputado federal Beto Pereira, pré-candidato a prefeito de Campo Grande.

André Puccinelli teria até ficado tentado com a proposta da senadora Tereza Cristina de apoiar o projeto de reeleição de Adriane Lopes pelo PP, mas a aliança com o PSDB vem de longa data, e isso teria falado mais alto na hora de bater o martelo, além disso, ambos os partidos já tinham firmado trabalhar juntos pela reeleição do atual governador Eduardo Riedel em 2026.

A confiança de que o ex-governador vai caminhar com Beto Pereira é tanta que ele já estaria sendo esperado para o ato político agendado para esta sexta-feira, às 18h30min, no espaço localizado na Avenida Calógeras, nº 950, no centro de Campo Grande, quando o deputado federal dará o pontapé inicial em seu projeto de candidatura à prefeitura da Capital.

Na ocasião, será feito o lançamento oficial da pré-candidatura do tucano a prefeito da Capital, e também estarão presentes o governador Eduardo Riedel, o ex-governador Reinaldo Azambuja e representantes dos partidos que já declararam apoio a Beto, como Cidadania, PSB, Podemos, Republicanos e PSD.

A expectativa de fonte ouvida pelo Correio do Estado é de que André Puccinelli também fará o anúncio oficial do apoio ao pré-candidato tucano, aumentando seu arco de aliança, que passará a contar também com o MDB, chegando a seis partidos – talvez sete, caso o Solidariedade declare apoio.

Além do ex-governador e e seu filho, outro membro da família Puccinelli que deverá abraçar a pré-candidatura de Beto Pereira é a advogada Denise Puccinelli, filha mais nova de André, que poderá ser a pré-candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada pelo tucano. Entretanto, caso ela não queira, o MDB já teria o vereador Junior Coringa.

Com saída de Rose Modesto servidora assume Sudeco

0

A servidora do  Ministério da Integração e desenvolvimento Regional (MIDR) Luciana de Sousa Barros, tomou posse nesta segunda-feira (24), como superintendente da Sudeco. Cadeira que foi ocupada pela ex-deputada federal Rose Modesto (União-Brasil).

Conforme adiantou ao Correio do Estadoao ter a exoneração do cargo publicada no Diário Oficial da União (DOU), no dia 15 de maio, a superintendência seria ocupada pela servidora do MIDR.

A cerimônia de posse do cargo para Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), ocorreu na sede da entidade. Entre os trabalhos, a nova serintendente deverá promover e coordenar o desenvolvimento da região Centro-Oeste.

Com a entrada de Luciana, é a segunda vez que uma mulher assume a direção da Sudeco, que anteriormente esteve aos cuidados da pré-candidata a Prefeitura de Campo Grande, Rose Modesto.

“Assumo a responsabilidade de trabalhar, incansavelmente, para reduzir as desigualdades regionais, desenvolver setores produtivos mais sustentáveis e includentes, e compreender as dinâmicas econômicas de cada região”, pontuou a nova superintendente.

Ressaltando o momento que apontou como centário oportuno para estreitar o diálogo entre as instituições, a secretária Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Adriana Melo, que representou o ministro Waldez Góes, destatou o compromisso do Governo Federal com o  fortalecimento da Política Regional brasileira.

 “Estamos em um momento propício para o fortalecimento da Política Regional brasileira e das instituições correlatas. O presidente Lula tem o Desenvolvimento Regional como pauta estratégica do Governo, e nosso ministro, Waldez Góes, não tem poupado esforços para lutar pelo fortalecimento cada vez maior das superintendências de desenvolvimento regional”, disse Adriana Melo e completou:

 “Luciana acompanhou todo o processo de recriação da Sudeco e a conhece a como poucos. Isso faz toda a diferença quando temos a missão de trabalhar políticas de desenvolvimento, que são políticas de longo prazo de maturação”.

Formação

A nova superintendente, formada em Ciências Econômicas e com pós-graduação em Gestão Pública e Finanças, traz consigo uma vasta experiência em cargos de liderança. Anteriormente, ocupou posições importantes como diretora de Administração da Sudeco, coordenadora-geral de Fundos de Financiamento e Desenvolvimento, e coordenadora do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). Durante seu tempo nessas funções, foi responsável por formular programas e ações voltados ao desenvolvimento sustentável regional, colaborando estreitamente com entidades públicas e privadas.

Sudeco

A Sudeco, criada pela Lei Complementar nº 129 em 2009 após ter sido extinta em 1990, tem como missão principal promover o desenvolvimento regional inclusivo e sustentável, além de integrar de maneira competitiva a base produtiva regional à economia nacional e internacional. A Superintendência também tem a responsabilidade de estabelecer objetivos e metas econômicas e sociais para fomentar o desenvolvimento sustentável na Região, coordenar ações de desenvolvimento com a gestão sustentável dos recursos naturais, e promover o crescimento econômico, social e cultural, além da proteção ambiental dos ecossistemas regionais como o Cerrado e o Pantanal, por meio da implementação de políticas específicas para cada sub-região

Brasil fica sem medalhas no skate no Pré-Olímpico de Budapeste

0

Grande esperança de medalha em Paris-2024, o skate brasileiro passou em branco no Pré-Olímpico de Budapeste. A melhor colocação ficou com Augusto Akio, com o quinto lugar no skate park.

Apesar de ter ficado sem medalha, o Brasil conseguiu garantir 12 atletas, número máximo por país, na Olimpíada. Os últimos a garantirem vaga foram Isadora Pacheco e Felipe Gustavo

Neste domingo, o Brasil teve três representantes nas finais. Augusto Akio repetiu o desempenho da etapa anterior e terminou em quinto lugar, com 90,48 de nota. A medalha de ouro ficou com o australiano Keegan Palmer, com 94,94. Completaram o pódio os americanos Tom Schaar e Tate Carew.

Na categoria feminina, Raicca Ventura chegou a liderar a fase final, mas acabou tendo uma nota ruim, das três voltas realizadas, e ficou na sexta posição. O ouro ficou novamente com um atleta da Austrália. Arisa Trew ficou no lugar mais alto do pódio, ao lado de Sky Brown, da Grã-Bretanha, e da japonesa Kokona Hiraki.

O Brasil ainda teve um representante na final do street masculino, mas Kelvin Hoefler não conseguiu repetir a boa atuação da fase anterior e ficou com a última posição entre os classificados.

Os três primeiros colocados foram japoneses: Yuto Horigome, Ginwoo Onodera e Sora Shirai, nesta ordem.

Nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, o Brasil estará representado por Rayssa Leal, Kelvin Hoefler, Giovanni Vianna, Felipe Gustavo, Pedro Barros, Luigi Cini, Augusto Akio, Pâmela Rosa, Gabriela Mazetto, Raicca Ventura, Isadora Pacheco e Dora Varella.

CONEXÃO

0

Pode ser uma imagem de texto

NOVO TERMOMETRO E RELOGIO NA AVENIDA PEDRO MANVAILER EM AMAMBAI. MUITO OBRIGADO SICREDI

Pode ser uma imagem de 3 pessoas e texto

LUCINEY BAMPI É O NOVO CIDADÃO AMAMBAIENSE

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e pessoas sorrindo

VEREADORA JANETE CÓRDOBA COM MUITAS REUNIÕES DIARIAS

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas sorrindo, óculos e clarinete

EX PREFEITO DE AMAMBAI SERGIO BARBOSA

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas jogando futebol americano e texto que diz "SPORTS banrisul THIAGO MAIA 29 KARQUJESPAN MARQBILEPAY ESTRELAÄBET OBHHE g အ eenon EE cTpc Unimed nred 1903 GRÊMIO FBPA FBPA + FIM MDEJOGO DE JOGO BRASILEIRÃO SERIE BRASILEIRÃOSERIEA2024 2024 0-1 - G.MARTINS MARTINS(CONTRA) (CONTRA) G. INTERNACIONAL GRÊMIO அன்டமத்குகத் 1909 +"

Chrystian conheceu esposa durante show no Mato Grosso do Sul

Na noite da última quarta-feira (19), o cantor Chrystian morreu aos 67 anos, em São Paulo. Ele deixou a mulher e os dois filhos João e Lia Vieira, de 22 e 12 anos, respectivamente. Agora, conheça quem é a viúva do sertanejo.

Key Vieira tem 54 anos, é influenciadora e natural de Cassilândia, no Mato Grosso do Sul – aliás, foi exatamente na cidade natal que tudo começou. Casados há quase três décadas, os dois se conheceram nos bastidores de um show que o artista fez no local.

“Eu já tinha visto o Chrystian, mas eu nunca tinha sentido aquilo. Aí quando ele entrou no palco, eu fiquei passada nele, parada nele. Eu só via o Chrystian, eu só ficava vendo ele”, relatou ela nas redes sociais. Depois de três meses, eles se reencontraram novamente e, duas semanas depois, decidiram se casar.

Nas redes sociais, que é seu local de trabalho, a loira acumula mais de 55 mil seguidores. Lá, ela fala sobre estilo de vida, ioga, moda e família. Em abril, ela usou a página para celebrar os 29 anos de casamento.

Gretchen se despede do ex-marido, o cantor Chrystian
Nesta quinta-feira (20), a cantora Gretchen abriu o coração e fez um desabafo ‘misterioso’ logo após a notícia da morte do cantor Chrystian, seu ex-marido. O sertanejo morreu na noite da última quarta-feira (19), em São Paulo.

Sem citá-lo, a Rainha do Rebolado compartilhou uma poesia escrita por ninguém menos que sua mãe, Dona Maria José. O texto fala sobre despedidas.

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e barba

AMIGOS DO GARFO DE OURO DE PONTA PORÃ, IRMÃOS FABIO E FABRICIO

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto que diz "ático Partido Social Democrático rático Partido Social Democrático 로트화 psd 55 Partido Social Democrático AMAMBAI- MS"

EX SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE AMAMBAI ZITA CENTENARO COM A VEREADORA JANETE CÓRDOBA

Fogueira de São João
No imaginário popular e religioso, muitos santos são atribuídos a símbolos e a capacidades. São Jorge é o santo guerreiro; Santo Antônio é o santo casamenteiro.

E São João? Além de João Batista ser associado com a imagem do cordeiro —pelo fato de anunciar a vinda do Cordeiro de Deus, isto é, Jesus—, o santo tem ligação com a fogueira… -A TRADIÇÃO DAS FOGUEIRAS E FESTAS JUNINA JA FOI FORTR EM AMAMBAI, MAS HOJE QUASE NÃO EXISTE MAIS…

O PREFEITO DE AMAMBAI DR BANDEIRA, VEM FAZENDO UMA ADMINISTRAÇÃO IMPAR EM PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO. COISAS IMPORTANTE ESTÃO VINDO, COMO  ANEL VIARIO, RECAOEAMENTO DA AVENIDA PEDRO MANVAILER, ASFALTO DA RODOVIA 289-AMAMBAI JUTI- INSTALAÇÃO DE UM CURSO DE MEDICINA, ENTRE AUTRAS MELHORIAS.

Pode ser uma imagem de texto

Mulher mata companheiro com golpe de faca no pescoço em Dourados

0

Antônio Alves de Oliveira, 41 anos, foi assassinado no início da noite deste domingo (23), na Vila Cachoeirinha. A autora do crime foi identificada como Elizabete Isnardi, 47 anos, e teria um relacionamento amoroso com a vítima.

Conforme apurado pela reportagem, a mulher alega que o casal discutiu e o homem teria tentado agredi-la, momento em que ela se apossou de uma faca e deu um golpe no pescoço dele.

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado, mas quando a equipe chegou ao local, Antônio já estava morto.

A Polícia Militar e Polícia Civil acompanham o caso.

Elizabete está sendo levada para a delegacia para os procedimentos que o caso requer.

Mulher é socorrida em estado grave após acidente entre dois carros em Ivinhema

0

Mulher de 50 anos foi socorrido em estado grave após acidente entre dois carros na MS-141, no trevo de acesso ao distrito Guaçulândia, em Ivinhema, cidade a 289 quilômetros de Campo Grande, na tarde de sábado (22). Outras duas pessoas também ficaram feridas.

Equipe da PMR (Polícia Militar Rodoviária) atendeu a ocorrência. De acordo com a corporação, o acidente aconteceu na altura do km 121, quase no cruzamento com a MS-475, por volta das 17h45 de ontem. No local, estavam os dois veículos bastante danificados e as cinco vítimas.

Ainda conforme a PMR, o Gol seguia pela rodovia com dois ocupantes, de 52 e 54 anos, sentido Ivinhema e ao passar pelo trevo foi atingido na lateral pelo Chevrolet Cruze que trafegava pela MS-475, sentido distrito de Guaçulândia.

No Cruze estavam três pessoas, homem de 73 anos e idosa de 69. Ambos sofreram ferimentos leves. Além da mulher de 50 anos que foi socorrida em estado grave. Os dois ocupantes do Gol saíram ilesos do acidente.

Segundo a PMR, o Cruze não teria respeitado a sinalização e invadiu a pista causando a colisão. Equipe do Corpo de Bombeiros socorreu as vítimas.

Frente do Cruze ficou danificada após bater em Gol (Foto: Divulgação | PMR)

Jovem mata o tio degolado na fronteira e alega que ele mostrou parte íntimas à filha dela

0

Uma mulher de 26 anos, foi presa após matar o tio dela, Marcos Antonio Miranda Insfran, de 52 anos degolado. O fato ocorreu em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, na fronteira com Ponta Porã, na noite de sábado (22).

Conforme A Princesinha News, o crime aconteceu dentro de uma residência localizada na Rua Brasil, no bairro Virgen de Ca’acupe. Após o ocorrido, a mulher foi detida e está sob custódia do Ministério Público.

Em depoimento à polícia, a acusada confessou o crime, alegando que tomou essa atitude pelo fato de que o tio havia mostrado suas partes íntimas para a filha dela. Ela disse que em um momento de fúria, ao saber do ocorrido, ela pegou uma faca e degolou Marcos, que era paralítico.

Prefeito “mais louco do Brasil” é proibido de se autopromover em eventos públicos

0

Com 965 mil seguidores nas redes sociais e auto-denominado “o mais louco do Brasil”, o prefeito de Ivinhema, Juliano Ferro, foi proibido pela Justila de praticar atos de promoção pessoal e de ocupar ou permanecer em lugar de destaque em eventos custeados com recursos públicos no Município.

A decisão é do juiz da 2ª Vara de Ivinhema, Roberto Hipólito da Silva Junio, que deferiu pedido de liminar em ação civil de improbidade administrativa, de autoria do Ministério Público Estadual.

Conforme a denúncia, o prefeito estaria praticando promoção pessoal com emprego de recursos públicos, em afronta a Constituição Federal e Lei de Improbidade Administrativa, que veda a prática do ato de publicidade, com recursos do erário, voltado a promover inequívoco enaltecimento do agente público.

Segundo o Ministério Público, em todas as ocasiões, o prefeito “apresentava-se” como se fizesse parte dos shows realizados na cidade, interagindo com o público ao dançar, cantar, e até se vestir como peão e participar de montaria em touro.

Além disso, as apresentações eram veiculadas nas mídias sociais, onde ele soma quase 1 milhão seguidores, o que, segundo a denúncia, ressalta “conduta dupla, com personificação dos atos, e com claro interesse de promover sua imagem perante a população local às custas dos cofres públicos”.

Na decisão, o juiz afirma que a documentação juntada no processo evidencia que Juliano Ferro, na condição de prefeito, participa “de forma inabitual” de eventos realizados pela Administração Pública

“Infere-se dos autos que, durante eventos festivos custeados com recursos públicos, o requerido, ocupou, valendo-se do cargo exercido, posições privilegiadas nos palcos, junto aos respectivos artistas, ocasião em que realizou diversas performances como interpretações de músicas, danças e interações das mais diversas como público presente”, relata.

Ainda segundo o magistrado, ao adotar conduta que o eleva ao patamar de artista do evento, o prefeito promove sua imagem pessoal, situação que se mostra contrária à normativa constitucional, ainda mais levando-se em conta que os eventos são realizados com aporte de recursos públicos.

Desta forma, ele deferiu o pedido de liminar e determinou que Juliano Ferro se abestenha de praticar os atos de promoção pessoal e ocupação de lugar de destaques nas festividades, sob pena de multa de R$ 20 mil por ato de descumprimento.

O juiz enfatize que não está proibida a realização de eventos promovidos pela administração municipal.

“Igualmente, a presente decisão não implica na impossibilidade de participação do requerido em eventos públicos, tampouco na vedação à realização de discursos ou de outros atos, desde que dentro dos limites da razoabilidade que pautam a atuação do administrador público e regem a divulgação de ações institucionais, coibindo-se tão somente a atuação do requerido na condição de atração, com evidente intuito de promoção pessoal”, salienta.

O prefeito tem o prazo de 30 dias para contestar a ação.

Showman

Conforme reportagem do Correio do Estado, Juliano Ferro é uma espécie de showman, ou influencer, que constantemente divulga nas redes sociais suas participações em eventos na cidade, que tem 27,8 mil moradores.

Nas redes, ele acumula 776 mil seguidores no Instagram e 289 no Facebook, o que totaliza quase um milhão se seguidores.

Segundo o promotor Daniel do Nascimento Britto, a suspeita é que tamanha projeção seja devida as suas apresentações em eventos públicos, pois as participações não apenas em tradicionais discursos, mas subindo ao palco para cantar e dançar junto com artistas contratados ou agundo como animador de eventos.

No começo de maio ele se juntou a uma comitiva de proprietários de jetskis e viajou 1,5 mil quilômetros para ajudar a resgatar vítimas das enchentes na região de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A iniciativa turbinou ainda mais suas redes sociais.

Na semana passada, ele retornou ao estado gaúcho, onde distribuiu cartinhas e brinquedos para as crianças, registrando tudo em suas redes.

Em seu perfil, alimentado com ajuda de assessores, publica desde anúncio para rifas de veículos, vídeos motivacionais, detalhes de suas vida familiar e ações da prefeitura.

Investigações

Esta não é a primeira vez que ele vira alvo de investigação do Ministério Público. Em 2021, desrespeitou decreto que ele mesmo havia assinado proibindo aglomerações e foi flagrado participando de uma festa em uma fazenda.

Além disso, virou alvo de investigação por conta das seguidas rifas de veículos das quais participa e das quais diz ter tirado boa parte de seu atual patrimônio.

Em outra investigação, cujo teor está sob sigilo,  são apuradas “eventuais ilegalidades em processos de inexigibilidade de licitação para contratação de artistas pelo Município de Ivinhema nos anos de 2021, 2022, 2023 e 2024”.

Também em seus perfis, no mês passado, sem citar uma ação específica, o prefeito atribiu as investigações contra ele “a pessoas do mal”.

“Toda vez que você se tornar grande, pessoas fracas vão se levantar contra você. Pessoas do mal vão se levantar contra você, eles vão te atacar e isso faz parte do processo de crescimento…”, postou em vídeo no Instagram.

Durante evento do agro, ex-ministro de Bolsonaro prega o fim da polarização política

0

Durante palestra, ministrada no Interagro, evento sul-mato-grossense que reúne produtores e empreendedores do agronegócio de todo o estado, o ex-ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, pregou que a animosidade na política e os ataques aos poderes precisam acabar.

Guedes foi chefe da Economia entre os anos de 2019 e 2022, durante o mandato de Jair Bolsonaro (PL), e fez menção ao ex-presidente em seu discurso, dizendo: “como dizia o meu presidente, ‘eu não entendo nada de política'”. Depois, sugeriu que o vencedor das últimas eleições, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), controlasse os conflitos políticos do Brasil.

“Eu não critico ninguém (…) Eu estou constatando que cabe ao vencedor [Lula], baixar a bola, acalmar tudo. Porque se não, está alimentando, realimentando, essa escalada”, disse o ex-ministro.

Guedes destacou que, em outros países, a polarização política já está “escalando”, e questionou: “a gente quer escalar aqui também?”.

“Não é bom. Lá fora está se questionando a eficácia do sistema multipartidário: ‘quanto será que estamos gastando com a democracia? Quanto custam os órgãos, o legislativo, o judiciário? Será que funciona? Por que a China avança tanto? Será que é porque ela não gasta com política? Tem gente pensando nisso, e eu estou radicalmente contra. Eu acho o contrário. Eu prefiro ser livre, num país que cresce 3%, do que ser prisioneiro num país que cresce 14%”, declarou.

O ex-ministro disse que as autoridades e a sociedade, ainda que tenham posicionamentos políticos diferentes, devem conseguir conversar sobre o assunto sem “dar uma facada” no outro.

“São valores, sistemas, visões. Nós não temos capacidade de conversar sobre isso sem dar uma facada no outro. Temos que ser capazes de discutir isso”, acrescentou.

Por fim, Paulo Guedes disse que atacar um ou outro presidente, com termos como “ladrão” e “genocida” é atacar também a presidência da república

“Ataques aos presidentes são também um ataque à Presidência, assim como ataques ao judiciário também são ataques aos poderes”, concluiu o ex-ministro.

Interagro

O Interagro é um evento presencial voltado a produtores e empreendedores do agronegócio de diversos portes e segmentos.

Em sua quarta edição, o encontro, que dura três dias, serve como uma vitrine para o setor, trazendo debates, palestras e cursos, além de apresentar novas tendências e tecnologias do agronegócio mundial.

Realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, o evento conta ainda com exposição de produtos e serviços, se tornando uma excelente oportunidade para ampliar a rede de contatos e firmar grandes parcerias.

Interagro segue até este sábado (22), e a programação completa pode ser acessada aqui.