MS enfrenta momento mais crítico da pandemia, alerta secretário de Saúde

0

Mato Grosso do Sul enfrenta o momento mais crítico de toda a pandemia de Covid-19. O alerta foi feito sexta-feira (5), pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.

Ele disse que na noite desta quinta-feira, para não deixar pacientes em estado grave desassistidos, que foram feitas várias ações de transferência. Citou o caso de um paciente de Amambai, no sul, que teve de ser levado para um hospital de Aquidauana, no oeste, porque as cidades próximas da região dele, Dourados e Ponta Porã não tinham leitos de terapia intensiva (UTI) disponíveis.

O secretário fez uma avaliação também do quadro de leitos de UTI em algumas regiões mais preocupantes. Disse que em Naviraí todos as unidades estão ocupadas e pacientes estão aguardando na ala vermelha do hospital local.

Em Campo Grande, Resende destacou que vários hospitais, inclusive o Regional, referência no tratamento contra a doença, já chegaram a ter 100% de taxa de ocupação. Disse que trabalha para abrir novos leitos, apesar do problema da falta de profissionais.

Ele adiantou que em Dourados foi firmada parceria para a abertura em hospital privado de mais 5 leitos de UTI para pacientes com Covid. Também serão abertos 10 leitos de terapia intensiva em Ponta Porã e Três Lagoas.

Resende adiantou que deve se reunir ainda nesta sexta-feira com o secretário de Saúde de Campo Grande, José Mauro Filho, para discutir a possibilidade da abertura de novos leitos de UTI na capital.

Adiantou ainda que na segunda-feira (8), a equipe técnica da secretaria estadual de Saúde (SES) deve se reunir com a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) e prefeitos para discutir a implementação de medidas mais restritivas nas cidades do estado.

Nesta sexta-feira, a SES confirmou 771 casos novos de Covid-19 e mais 23 mortes. O estado totalizou 185.883 infectados com o novo coronavírus durante a pandemia e 3.416 óbitos.

Conforme a secretaria, o estado tem 9.557 casos ativos da doença. Desse total, 8.845 pessoas estão cumprindo isolamento domiciliar e 712 estão hospitalizadas, sendo 310 em leitos de UTI.

A taxa de ocupação de leitos públicos de UTI para Covid-19 está em 89%.

Em contrapartida, 172.910 pessoas já se recuperaram da doença, o que representa 93% do total de infectados.