Prefeito de Amambai participa de festividades em alusão ao Dia do Índio

0

Prefeito de Amambai participa de festividades em alusão ao Dia do Índio

Acompanhado do vice-prefeito, Rodrigo Selhorst e do empresário, Christiano Bortolotto, Dr. Bandeira visitou duas aldeias do município e celebrou a data junto da comunidade.

 

20/04/2022 07h08 – Por: Patrícia Dapper / Secom

Prefeito Dr. Bandeira participou das festividades nas aldeias Amambai e Limão Verde / Foto: SecomPrefeito Dr. Bandeira participou das festividades nas aldeias Amambai e Limão Verde / Foto: Secom

Foi celebrado durante essa terça-feira (19) em todo o Brasil o Dia do Índio, data que reforça a expressividade indígena, sua força e promove reflexões acerca das lutas e conquistas dos povos tradicionais. Em Amambai, o povo Guarani Kaiowá representa 1/3 de toda população e, por isso, essa data não poderia deixar de ser comemorada.

As comunidades das Aldeias Limão Verde e Amambai preparam uma programação extensa e repleta de atividades como jogos tradicionais, desfiles, bailes e é claro que o prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, não deixaria de prestigiar a programação. Ele, acompanhado do vice-prefeito, Rodrigo Selhorst e do empresário, Christiano Bortolotto, esteve junto da comunidade, festejando e deixando sua mensagem em alusão ao Dia do Índio.

Na Aldeia Amambai, além de desejar que o Dia do Índio seja repleto de respeito e conscientização, Dr. Bandeira postulou sobre os ataques criminosos dos quais as casas de rezas da comunidade têm sido vítimas. Segundo ele, a administração municipal acionou a Polícia Federal para que esses incêndios sejam investigados e os autores punidos.

Foto: SecomFoto: Secom

“Não existe nada mais sagrado que a cultura e a religião de um povo”

— Prefeito de Amambai, Dr.Bandeira

“Não existe nada mais sagrado que a cultura e a religião de um povo e nós não vamos permitir que os rezadores tenham seus locais de reza incendiados, não nos daremos por vencidos!”, garantiu Dr. Bandeira.

Na Aldeia Limão Verde, o prefeito municipal falou da representatividade da comunidade indígena com a eleição dos vereadores Tato e Joanir e da capacidade do índio em ocupar qualquer cargo e espaço na sociedade. “A presença dos vereadores Joanir e Tato na nossa Casa de Leis mostra a capacidade da população indígena e por isso digo: vocês podem ocupar qualquer cargo e exercer qualquer função dentro da sociedade”, incentivou o prefeito.

Que nesta data e em todos os outros dias haja combate ao preconceito e reflexões sobre os povos indígenas, lembrando sempre que eles estão na cultura, na história e, principalmente, no sangue do Brasil.