Adeus, Jô Soares: colegas de trabalho do SBT relatam bastidores da TV

0

O ator, apresentador e humorista estreou na tela do SBT em 1988, após décadas de sucesso em atrações como “Viva o Gordo!”, “Família Trapo” e “Faça Humor, Não Faça Guerra” em outras emissoras.

 

No SBT, marcou uma era com o talk-show “Jô Soares Onze e Meia”. A atração fez com que Jô estreasse na apresentação de um programa de TV, ficando no ar até 1999. Nesses anos, entrevistas históricas com celebridades, artistas e políticos, implementando um estilo próprio e único.

O Diretor de Planejamento Artístico e Criação do SBT, Fernando Pelégio, lembrou que a vinda de Jô para a emissora foi um “divisor de águas”, já que o canal tinha aproximadamente quatro anos de vida.

“O Jô Soares sofisticou a nossa programação. O SBT ficou mais inteligente”, afirmou Pelégio, elencando outros integrantes da equipe, como Dilea Frate, Hilton Marques e Max Nunes, que trabalharam por anos com o apresentador. O diretor exaltou a interação que Jô Soares tinha com os membros da equipe, como câmeras e os músicos.

“É um cara que conhecia o povo brasileiro e fazia o humor para que o povo entendesse. Esse era o maior sinal de inteligência dele”, afirmou Pelégio. “Ele preservava muito a equipe dele, é como se fosse um filho [o talk-show]”, acrescentou. Além disso, o diretor negou rumores de que Jô estivesse voltando para a emissora. “O cara mais completo [artisticamente] que eu já vivi”, completou.

Nas redes sociais, o humorista Carlos Alberto de Nóbrega publicou um encontro com Jô no estacionamento do SBT, com os dois artistas trocando um afetuoso abraço.

A apresentadora Eliana publicou que “teve a honra, na época em que trabalhava como criança, de ser entrevistada por ele”, e que Jô usou “a inteligência e o bom humor para construir importantes pontes de diálogo. Algo que não se vê mais na TV”. O apresentador Celso Portiolli também lembrou o encontro com Jô, na sede do SBT, considerando-o um “gênio”.

O SBT vai reprisar nesta 6ª feira (05.ago), após o “Tela de Sucessos”, a última entrevista do “Jô Soares Onze e Meia” no SBT. Na ocasião, como homenagem e despedida do apresentador da emissora, foram entrevistados Hebe e Carlos Alberto de Nóbrega. “A gratidão dele com o SBT estava estampada nesse último programa”, disse Pelégio.

Jô Soares foi casado três vezes e tinha ótima relação com as ex: ‘Amor eterno’, postou Flavia Soares; relembre relacionamentos

Jô Soares foi casado com a designer Flavia Pedras e namorou a atriz Vera Zimmermann
Jô Soares foi casado com a designer Flavia Pedras e namorou a atriz Vera Zimmermann Foto: Fotos de Marcos Ramos (com Flavia) e reprodução/Instagram (com Vera)

Uma das ex-mulheres de Jô Soares, que morreu nesta sexta-feira, 5 de agosto, aos 84 anos, Flavia Pedra Soares usou suas redes sociais para lamentar a partida do artista. Os dois ficaram juntos por pouco mais de uma década e se separaram no fim dos anos 90, mas sempre mantiveram uma ótima relação.

Jô Soares inspirou Tatá Werneck, Porchat, Jojo Todynho e outros em programas de talk-show

Num longo e emocionado texto, ela o chamou de “amor eterno”, agradeceu pelas “risadas de dar asma”, entregou apelidos carinhosos e fez uma homenagem. Leia na íntegra abaixo.

Antes dela, Jô havia sido casado outras duas vezes, mas sempre fui muito discreto em suas relações. Relembre abaixo.

Jô Soares protagonizou única novela em que fez na carreira

Flavia Soares é designer gráfica
Flavia Soares é designer gráfica Foto: reprodução/ instagram

Flavinha com Jô Soares no lançamento do livro dele em 2005

Flavinha com Jô Soares no lançamento do livro dele em 2005 Foto: Marcos Ramos

“Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados.

O funeral será apenas para família e amigos próximos.

Assim, aqueles que através dos seus mais de 60 anos de carreira tenham se divertido com seus personagens, repetido seus bordões, sorrido com a inteligência afiada desse vocacionado comediante, celebrem, façam um brinde à sua vida.

A vida de um cara apaixonado pelo país aonde nasceu e escolheu viver, para tentar transformar, através do riso, num lugar melhor.

Viva você meu Bitiko, Bolota, Miudeza, Bichinho, Porcaria, Gorducho. Você é orgulho pra todo mundo que compartilhou de alguma forma a vida com você. Agradeço aos senhores Tempo e Espaço, por terem me dado a sorte de deixar nossas vidas se cruzarem. Obrigada pelas risadas de dar asma, por nossas casas do meu jeito, pelas viagens aos lugares mais chiques e mais mequetrefes, pela quantidade de filmes, que você achava uma sorte eu não lembrar pra ver de novo, e pela quantidade indecente de sorvete que a gente tomou assistindo.

Obrigada para sempre, pelas alegrias e também pelos sofrimentos que nos causamos. Até esses nos fizeram mais e melhores

Amor eterno, sua,

Bitika”.

Do Capitão Gay ao Zé da Galera, relembre os personagens de Jô Soares

Outros casamentos e namoro com Claudia Raia

Flavia e Jô Soares foram casados por mais de dez anos. Numa entrevista, o artista chegou a dizer que foi uma “separação que não deu certo”, pois os dois estavam sempre juntos mesmo após o fim da relação.

Jô Soares se casou três vezes e sempre foi discreto sobre sua vida íntima. O primeiro casamento foi com a também atriz Therezinha Millet Austregésilo (ela morreu em 2021). Os dois ficaram juntos de 1959 a 1979 e tiveram um filho, Rafael Soares, que faleceu em 2014, aos 50 anos. Rafael foi o único filho de Jô Soares.

Depois, Jô se casou com Sylvia Bandeira. Os dois ficaram juntos de 1980 a 1983.

Sylvia Soares e Jô Soares
Sylvia Soares e Jô Soares Foto: Reprodução

No ano seguinte, 1984, Jô engatou um namoro com a atriz Claudia Raia.

Jô também namorou Mika Lins, atriz e hoje diretora. Ela usou as redes sociais para lamentar a morte do apresentador. Em um dos posts, ela compartilhou a publicação feita por Flavia Pedras e acrescentou antes de repostar: “Jô, querido, obrigada pelo riso, pela genialidade, pela coragem , pela arte e por tudo que pessoalmente fez por mim. Parte do que se precisa pra um artista seguir com alguma segurança eu devo a você”.

Ainda nos anos 80, Jô conheceu e se casou com Flavia. Os dois se separaram em 1998, mas seguiram muito amigos.

Nos anos 2000, Jô Soares engatou um breve namoro com a também atriz Vera Zimmermann. Os dois chegaram a aparecer juntos publicamente em 2006, mas a relação não durou. Vera usou suas redes sociais e fez uma homenagem ao artista: “Jô, obrigada por tudo, seu talento, sua inteligência, sua generosidade e seu legado, ficará pra sempre em nossa memória. Descanse em paz”.

A atriz Vera Zimmermann postou uma foto com Jô, seu ex-namorado, numa homenagem à morte do artista
A atriz Vera Zimmermann postou uma foto com Jô, seu ex-namorado, numa homenagem à morte do artista Foto: Reprodução/Instagram