Administrativos da Educação em greve, realizaram manifestação nesta quarta (11), em Amambai

0

Amambai (MS)- Durante a manhã desta quarta-feira (11), servidores administrativos estaduais de Amambai estiveram reunidos na praça Cel. Valêncio de Brum como forma de manifestação dentro da mobilização grevista que abrange os servidores de todo estado.

Durante a manifestação, os trabalhadores levantaram cartazes e expuseram suas reivindicações às pessoas que por ali passaram.

Para a funcionária administrativa Maria Tânia Ximenes, que atua há 19 anos como servidora do estado, a manifestação é válida porque ressalta a força dos trabalhadores.

“Nós sempre estivemos envolvidos nas paralisações dos professores, mas agora chegou a nossa vez, agora é a nossa luta e não podemos desistir, temos que mostrar que também somos unidos e que juntos, temos força”, afirmou a servidora.

O presidente do Simted, professor Humberto Vilhalva participou da  reunião com os servidores administrativos /O presidente do Simted, professor Humberto Vilhalva participou da reunião com os servidores administrativos /

De acordo com o presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação Básica (Simted) de Amambai, professor Humberto Vilhalva, Amambai conta hoje com cerca de 80 funcionários administrativos do estado e todos paralisaram.

Reivindicação

As reivindicações apresentadas pela categoria são: Incorporação em 2018 do abono salarial à carreira profissional de Educação Básica e apoio à Educação Básica, previsto na Lei número 4.868/2016.

A categoria afirma que são responsáveis pelos serviços de manutenção, limpeza, merenda e do funcionamento burocrático das secretarias das Escolas Públicas Estaduais e continuam com salario base menor que o valor do salário mínimo vigente no país.

Movimentação

A greve foi deflagrada nessa terça-feira (10) em todo estado, mas a movimentação iniciou já na semana anterior e na segunda-feira, 9 de abril, a direção do Simted de Amambai organizou uma reunião para repassar aos servidores informações sobre o processo de reivindicações da categoria.

Para amanhã, quinta-feira (12), os trabalhadores programaram de panfletar em frente as escolas estaduais do município nos horário de entrada e saída de alunos, para que estes entendam a luta travada pelos profissionais e possam prestar apoio.

Escolas de Amambai já sentem a falta dos servidores

Contatada pela reportagem do jornal eletrônico Amambai Notícias, a direção de uma escola da rede estadual de ensino, a Dom Aquino Côrrea, afirmou que a comunidade escolar já tem sentido a falta dos profissionais em greve, principalmente os responsáveis pela limpeza e manutenção da escola.

“Em relação ao lanche, nós não estamos servindo e os alunos têm trazido de casa, o que mais tem sido difícil pra nós, é realmente a limpeza, em especial dos banheiros. Mesmo tendo conversado com os alunos, está difícil manter”, afirmou o diretor adjiunto, Altamir dos Santos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here