Após dois anos sem celebração convencional, fieis se unem para confeccionar tapetes em Dourados

0

Após dois anos sem a celebração convencional de Corpus Christi, em decorrência da pandemia do coronavírus, católicos de Dourados retomaram as atividades nesta quinta-feira (16), com a tradicional confecção de tapetes pelas ruas do município.

Desde as 7h da manhã, fieis se reúnem para a confecção dos tapetes, feitos por todas as paróquias da cidade reunidas na Catedral Imaculada Conceição, localizada à Praça Antônio João, no Centro.

Neste ano, os tapetes têm início na Catedral, saindo da Avenida Joaquim Teixeira Alves, até a Rua Melvin Jones, onde continuam pela Avenida Marcelino Pires até retornar à igreja.

Eliete Maria X. Rodrigues Silva, 53, membro da comunidade Santuário Padre Pio, participa da celebração há 48 anos e conta que participar “é importante porque é o dia que nós celebramos o corpo do Senhor, o dia que todos nós temos que estar como comunidade reunida para celebrar”.

Mais tarde, às 15h, será realizada a Missa Campal, também em frente à Catedral, com a presença do bispo diocesano Dom Henrique Aparecido de Lima, CSsR, e os demais padres. Logo em seguida acontece a tradicional procissão com o Santíssimo Sacramente pelos tapetes, finalizando com a adoração e benção.

A coordenação da Catedral pede para que os fiéis levem cadeiras ou bancos para participar da Missa.

Corpus Christi

O feriado religioso comemorado pela Igreja Católica no mundo inteiro retoma o Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Como tradição popular, os fiéis enfeitam as ruas com tapetes feitos à base de pó de serragem e outros materiais, com o objetivo de preparar o local para a procissão que traz o grande motivo da festa, Jesus Eucarístico.

Para os católicos, a Eucaristia é o sacramento mais importante e o centro da vida cristã.

AMAMBAI

Nenhuma descrição de foto disponível.

Pode ser uma imagem de 8 pessoas e pessoas em pé

Pode ser uma imagem de 7 pessoas, pessoas em pé e ao ar livre