Atropelada em 42s, Jéssica Bate-Estaca perde o título para Weili Zhang no UFC Shenzhen

0

Durou pouco o reinado de Jéssica Bate-Estaca no peso-palha (até 52kg) do Ultimate. Neste sábado, na luta principal do UFC Shenzhen, a brasileira foi atropelada por Weili Zhang e perdeu por nocaute técnico em apenas 42 segundos de combate. A chinesa é a primeira lutadora da história do país a ser campeã da organização e alcançou sua 20ª vitória consecutiva, sendo a quarta na companhia.

– Muito obrigada, estou muito orgulhosa de ser chinesa. Quero muito agradecer ao meu país. Da última vez que estive aqui eu me comprometi a ser a primeira campeã chinesa do UFC e agora eu consegui – afirmou Zhang.

Jéssica, que vinha de quatro vitórias seguidas, sendo a última em maio deste ano, quando ganhou o cinturão de Rose Namajunas, mostrou tranquilidade no octógono e pediu revanche.

– Estou muito feliz por estar na China, sei exatamente o que ela está passando porque foi a mesma sensação que eu tive quando eu lutei e ganhei no Brasil. Não lutei como queria hoje, mas ficaria muito feliz se ela me desse a revanche. Pode ser na China, no Brasil, nos EUA, que vou estar muito feliz. Cada luta é uma luta, esse é meu estilo, infelizmente não foi meu dia, eu sei que está na mão de Deus e ele sabe das coisas – declarou.

Weili Zhang precisou de apenas 42s para nocautear Jéssica Bate-Estaca na luta principal do UFC Shenzhen — Foto: Getty ImagesWeili Zhang precisou de apenas 42s para nocautear Jéssica Bate-Estaca na luta principal do UFC Shenzhen — Foto: Getty Images

Weili Zhang precisou de apenas 42s para nocautear Jéssica Bate-Estaca na luta principal do UFC Shenzhen — Foto: Getty Images

A luta

Não teve tempo de estudo. As duas foram para a trocação franca logo no início, e Zhang foi quem encaixou os golpes com mais precisão. Um deles fez Jéssica balançar e buscar o clinche. A chinesa não deu tempo para a campeã respirar, trabalhou joelhadas duras e fez a brasileira recuar. A desafiante foi para cima disparando socos, fez Bate-Estaca cair e só parou na interrupção do árbitro central decretando seu título.

Companheira de Bate-Estaca, Karol Rosa vence Lara Procópio no UFC Shenzhen

Companheira de Bate-Estaca, Karol Rosa vence Lara Procópio no UFC Shenzhen

Em um duelo de estreantes no Ultimate marcado por mais vontade do que técnica, Karol Rosa venceu Lara Procópio por decisão dividida (28-29, 30-27 e 29-28), pelo peso-galo (até 61kg), na abertura do UFC Shenzhen, neste sábado. A atleta da PRVT e companheira de Jéssica Bate-Estaca conseguiu um knockdown no terceiro assalto e colocou os melhores golpes ao longo do confronto. Ela alcançou seu 12º triunfo na carreira em 15 lutas e encerrou a invencibilidade de Lara, que estava invicta em seis combates até então.

Lara iniciou jogando chutes baixos, mas sem fintar, abrindo caminho para Karol golpear por cima com jabs e diretos. Muito abertas, as duas recebiam muitos socos no rosto. O nariz de Karol ficou rapidamente marcado, mas ela acertou uma boa direita que balançou a adversária. Lara chegou a encurtar e buscar o clinche, mas não insistiu na pegada. Nos últimos segundos, nova investida para tentar derrubar, porém, Karol conseguiu se defender.

Karol voltou melhor para o segundo assalto e trabalhou bem os chutes baixos. Ela também conectou bons golpes em linha e foi ameaçada ao receber uma bomba de direita e outra de esquerda, mas absorveu bem e foi mais efetiva nos seus ataques.

Karol se manteve melhor no terceiro round e um overhand de direita levou Lara à lona. A atleta da PRVT foi para cima, mas deu espaço pouco depois para a rival ficar de pé. Os chutes baixos continuavam minando a movimentação de Lara, que àquela altura mostrava dificuldade para entrar no raio de ação. Nas poucas vezes que se aproximava, era punida com jabs e joelhadas no corpo. Procópio ainda tentou levar para o solo no minuto final, mas foi rechaçada por Karol.

Damir Ismagulov domina Thiago Moisés

Thiago Moisés tentou, chegou a ter um bom momento na luta, mas parou na atuação dominante de Damir Ismagulov, que venceu por decisão unânime (30-26, 30-27 e 30-27), em confronto válido pelo peso-leve (até 70kg). O russo castigou com muita variação de golpes e movimentação para impor ao brasileiro sua segunda derrota em três combates. Ismagulov agora possui 19 vitórias e um revés na carreira.