Bolsonaro viaja a Nova York para participar da Assembleia-Geral da ONU

0

O presidente Jair Bolsonaro embarco neste domingo (19.set) para Nova York para a 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas, quem tem como tem principal “Construir resiliência através da esperança – recuperar-se da covid-19, reconstruir de forma sustentável, responder às necessidades do planeta, respeitar os direitos das pessoas e revitalizar as Nações Unidas”.

Geral da Assembleia Geral, em 21 de setembro. Além de proferir o discurso de abertura, o Presidente manterá encontros com o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, e com chefes de estado ou governo de outros países.

Na 6ª feira (17.set), sem querer adiantar o discurso na ONU, o presidente disse que falará “verdades” e apresentar a realidade do país ao mundo. Há grande expectativa que o presidente trate de insegurança alimentar e fale do julgamento do marco temporal das terras indígenas.

O presidente viajou com uma comitiva de 8 ministros: Carlos França, das Relações Exteriores; Paulo Guedes da Economia; Augusto Heleno do Gabinete de Segurança Institucional; Gilson Machado do Turismo; Luiz Eduardo Ramos da Secretaria-Geral da Presidência; Marcelo Queiroga da Saúde; Anderson Torres da Justiça e Segurança e Joaquim Leite do Meio Ambiente. A primeira dama Michelle Bolsonaro e os filhos do presidente, senador Flávio Bolsonaro e deputado Eduardo Bolsonaro, além do presidente da Caixa, Pedro Guimarães também fazem parte da comitiva.

A primeira agenda de Bolsonaro será amanhã (20.set) com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson. Depois, o presidente participará de uma recepção oferecida pelo representante brasileiro junto à ONU. O discurso na Assembleia Geral é na 3ª feira (21.set), quando o presidente deverá retornar ao Brasil.