COVID-19 Governo do Estado orienta Comitê de Enfrentamento à COVID-19 a seguir medidas mais restritivas para impedir o avanço da doença

0

Amambai chegou à faixa de cor cinza no grau de risco apresentado na propagação da COVID-19 e por isso, o município foi orientado pelo Programa Prosseguir do Governo Estadual de Mato Grosso do Sul a seguir medidas para tornar suas ações mais eficientes no combate ao coronavírus.

Considerando o acréscimo no número de óbitos e o aumento substancial de pacientes positivos nas últimas semanas, o prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira decretou nesta segunda-feira, 28 de dezembro, diversas medidas restritivas temporárias visando conter o avanço da COVID-19 no município.

A partir desta terça-feira, 29 de dezembro:

  • Fica proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em locais de venda após às 18 horas em todo o território do município.
  • As igrejas e templos de qualquer culto poderão realizar apenas uma celebração religiosa por dia com duração máxima de uma hora, vedando a participação de maiores de 60 e menores de 5 anos.
  • Ficam suspensas as atividades classificadas como não-essenciais de alto risco, como: academias; clubes; serviços de turismo; boliche, sinuca e similares; áreas comuns em condomínios; eventos culturais, esportivos e de lazer; festividades e celebrações; velórios; bibliotecas e museus; espaços de eventos fechados; feiras de negócios e exposições e práticas coletivas de atividade ao ar livre.
  • Fica suspensa a autorização para funcionamento de serviços de buffets em estabelecimentos destinados à realização de eventos, reuniões, jantares e similares.
  • Os serviços de cabelereiro, barbearia, salões de beleza e afins poderão funcionar diariamente somente até às 18 horas.

O descumprimento das normas acarretará aos estabelecimentos a imediata suspensão das atividades pelo período de 15 dias e em caso de reincidência, na cassação definitiva do Alvará de Localização e Funcionamento.

As medidas restritivas inseridas no Decreto perdurarão pelo prazo de 15 dias, podendo, todavia, serem revistas ou ampliadas através de deliberação do Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção a COVID-19.

Governo protocola pedido de compra de doses para vacinar 850 mil pessoas em MS

Secretário de saúde acredita que vacinação para Covid-19 deve começar dia 1º de fevereiro

O secretário estadual de saúde, , informou, na manhã desta segunda-feira (28), que o governo de  protocolou memorando junto ao Instituto Butantan – que produz a Coronavac, do laboratório chinês Sinovac – a intenção de compra de 1,7 milhão de doses da vacina para a . O número é suficiente para imunizar 850 mil pessoas no Estado, que equivale a 30% da população.

Resende esclarece que trata-se de um plano B, caso o governo federal não disponibilize as doses até final de janeiro, como prometido. “Esperamos que o  responda nossos questionamentos e possa fazer valer o que nos prometeu, de liberar a vacina até final de janeiro. Acredito que a vacinação começa dia 1º de fevereiro“, pontuou.

O titular da SES acredita que, independente de onde vierem as vacinas (seja pelo governo federal ou por aquisição própria), as doses chegam final de janeiro em MS. “Seja da Pfizer, da Moderna ou do Butantan, estamos totalmente preparados para receber a vacina mais segura”, afirma Rezende.

Mesmo com a vacina, Resende deixa claro que nos primeiros meses de 2021 as pessoas deverão continuar com os cuidados e restrições. “Precisamos imunizar 80% da população para ficar mais tranquilos”, conclui.

Governo protocola pedido de compra de doses para vacinar 850 mil pessoas em MS
SES acredita que vacinação deve começar dia 1º de fevereiro

Barco e avião

Para garantir que as doses cheguem a todo o Estado em tempo recorde, a SES preparou uma verdadeira ‘operação de guerra’ para a logística de distribuição da vacina.

O objetivo é “vacinar a população em tempo recorde. Estamos nos preparando para que assim que recebermos as primeiras doses já iniciarmos a imunização contra o distribuindo as doses utilizando caminhões, aviões e barcos”, declarou Resende.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Gislaine Coelho Brandão, afirmou que está sendo construído o planejamento para que a vacinação inicie no mesmo dia nos 79 municípios do Estado. “Todos os municípios vão receber a vacina no mesmo dia. A vacina chegando no Estado já será distribuída aos municípios”, completou.

Para que o imunizante chegue a todas as regiões tão rápido, será montada uma força-tarefa envolvendo profissionais da saúde e da segurança pública. O diretor de Saúde e assessor técnico do Corpo de Bombeiros Militar na SES, coronel Marcello Fraiha, explica que será montada uma estratégia inédita utilizando toda estrutura a disposição. “Com a ajuda das forças de segurança vamos entregar as vacinas para os municípios de forma mais rápida, realizando uma estratégia de imunização nunca vista em mato Grosso do Sul”, disse.

Confira o Decreto Oficial completo abaixo: