Dia D da campanha nacional de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado

0

A partir das 8h deste sábado (19), todas as unidades de saúde (ESFs), PAM e distritos da rede municipal de saúde estarão de portas abertas para receber as crianças de seis meses a menores de cinco anos que ainda não foram vacinadas ou que estão com vacinas atrasadas e contra o sarampo.

Conforme o chefe de Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica e Imunização, Francisco Júnior de Oliveira Santos, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação é uma ótima oportunidade que os pais ou responsáveis têm de verificar o cartão de vacinas dos filhos e reforçar a proteção para aqueles que  ainda não foram imunizados, e até aqueles de 6 meses a menores de 1 ano que se encaixam na dose zero contra o sarampo.

“A Campanha Nacional neste ano busca sensibilizar sobre a importância da imunização e rastrear os cartões de vacinas de todas as crianças abaixo dos cincos anos. Nesta faixa etária de cinco anos, o correto é que todas as crianças estejam com as duas doses obrigatórias contra Sarampo, de acordo com o Calendário Nacional. Com a campanha, queremos certificar que este público está em dia com a vacinação, além de garantir que as crianças de 6 a 11 meses se protejam com a dose extra contra o sarampo”, explicou Júnior

Vacinação antes dos 12 meses

Em agosto, o Ministério da Saúde determinou que crianças de 6 a 11 meses devem tomar uma dose extra contra o sarampo, a chamada “dose zero”. Essa estratégia serve de imunização imediata para proteger este público que ainda não está na data de vacinar. Por isso, os pais das crianças que estão na faixa etária da dose zero também devem procurar as unidades de saúde.

“Essa vacinação (dose zero), antes de um ano de idade, que é a data do início do calendário vacinal para o sarampo, é estratégica. Ela antecipa a proteção neste público, por ser uma dose que não é duradoura, quando completar 12 meses, a criança precisa iniciar o esquema de vacinação para o sarampo”, salientou Santos.

“Essa é uma ótima oportunidade para atualizar a caderneta vacinal de seu filho, seja responsável a vacinação é a melhor forma de prevenção, quem ama, vacina não vamos deixar as doenças erradicadas ressurgirem”, finalizou Francisco Júnior de Oliveira Santos.

Texto de Francisco Júnior de Oliveira Santos)