Gestão de Dr. Bandeira tem aprovação de 78,57% da população em Amambai

0

Números correspondem a bom e ótimo. Se somando o regular percentual sobe para 94,15% diz London Pesquisas.

A administração do prefeito, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, o “Dr. Bandeira” (PSDB), que está em seu segundo mandato no município, tem a aprovação de 78,57% da população, em Amambai.

Esses números levantados pela London Pesquisas correspondem aos quadros “bom” e “ótimo”. Se somando o regular a aprovação popular da gestão do médico ortopedista sobre para 94,15%.

De acordo com o instituto de pesquisa, que fez a distribuição das entrevistas tomando por base dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do cadastro do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), para 37.01% dos entrevistados a gestão de Dr. Bandeira frente a Prefeitura de Amambai é ótima.

Outros 41,56% dos entrevistados consideram a gestão do médico ortopedista como boa e 15,58% considera como regular. Para 1,62% dos entrevistados a gestão é ruim e apenas 0,32% classificam como péssima. O número de entrevistados que não souberam ou não quiseram opinar somou 3,90%.

A empresa London Pesquisas ouviu 308 pessoas de 16 anos acima, entre moradores da cidade, zona rural e comunidade indígena de Amambai no dia 9 deste mês de maio. Foram entrevistadas, segundo o instituto de pesquisa, 120 pessoas do sexo masculino e 188 do sexo feminino.

Gestão marcada por conquistas e grandes desafios

Os 6 anos e 5 meses de gestão de Dr. Bandeira frente a Prefeitura de Amambai até agora foram marcados por importantes conquistas, principalmente no que diz respeito a saúde e infraestrutura urbana e rural, mas também por grandes desafios.

Nos primeiros dois anos de administração (2017/2018), a gestão do médico ortopedista teve pela frente o desafio de manter a mobilidade rural para o escoamento de safras e transporte escolar em meio a frequentes intempéries que provocaram a destruição de estradas e pontes em várias regiões do município.

Contracenando com os elevados prejuízos causados pelas intempéries, se desenvolvia a crise instalada no País por conta da desestabilidade do governo federal com cassação de presidente, que abalou a economia, contribuindo para queda de receita, fazendo reduzir em frequentes escaladas os repasses de recursos aos municípios, levando muitos a inclusive nem conseguir pagar a folha do funcionalismo, coisa que em Amambai não chegou a acontecer.

Em 2019 a economia do País voltou a dar sinais de recuperação e com ela também os repasses federais como o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e a liberação de recursos de emendas parlamentares para obras voltaram a apresentar recuperação.

Chegou 2020 com a perspectiva de um ano promissor, mas ai veio com ele o novo coronavírus, uma pandemia de amplitude global que proporcionou a Dr. Bandeira o maior desafio já enfrentado por um prefeito nos mais de 74 anos de existência da administração política-administrativa de Amambai.

Com o objetivo de retardar ao máximo a chegada, posteriormente desacelerar a disseminação do vírus mortal entre a população, o prefeito teve que adorar medidas como suspensão de aulas, fechamento de comércio, determinação de toque de recolher e o uso obrigatório de máscaras, medidas extremas e necessárias, que nenhum outro prefeito que administrou Amambai anteriormente se viu obrigado a adotar.

Mesmo com todas essas adversidades, Dr. Bandeira se sobressaiu e acabou reeleito para mais quatro anos de mandato frente a Prefeitura de Amambai, fazendo inclusive a maioria dos vereadores na Câmara Municipal.

Gestão de Dr. Bandeira tem aprovação de 78,57% da população em Amambai
A pandemia de Covid-19 foi um dos maios desafios enfrentados por um prefeito de Amambai ao longo de
75 anos de história. (Foto: Vilson Nascimento/Reprodução)

Inúmeras conquistas

Mesmo diante de tantos obstáculos administrativos e financeiros, a gestão de Dr. Edinaldo Bandeira frente a Prefeitura de Amambai chega a seis anos e cinco meses de governo com várias ações e grandes conquistas para o município e para a população amambaiense.

O setor de saúde teve avanços importantes no que diz respeito a estruturação e o Hospital Regional de Amambai, que na atual gestão recebeu os maiores investimentos em infraestrutura deste a sua construção, se consolidou com referência para atendimento, não só a população de Amambai, mas também de toda a região.

No setor de infraestrutura urbana e rural, a atual administração é uma das que mais investiu em pavimentação asfáltica, levando asfalto e promovendo conforto e segurança para os moradores, além de valorização imobiliária para praticamente todas as vilas da cidade.

No campo a gestão de Dr. Bandeira, em parceria com os governos, Estadual e Federal, foi a que mais conquistou pontes de concreto, favorecendo a mobilidade rural e o escoamento da produção agropecuária, o principal setor da economia do município.

Também é da gestão de Dr. Bandeira uma obra emblemática, hoje em plena execução, que muitas pessoas se quer sonhariam que um dia seria realizada, que é a pavimentação da estrada rural ligando a Vila Santo Antônio, região do 17º RC Mec a Rodovia MS-289 (entre Amambai a Jutí), no Conjunto Habitacional Nossa Senhora Aparecida, região da antiga hípica.

Ações que entraram para a história

Dr. Edinaldo Bandeia também será reconhecido na história do município e de Mato Grosso do Sul como o primeiro prefeito a levar pavimentação asfáltica à comunidade indígena.

Gestão de Dr. Bandeira tem aprovação de 78,57% da população em Amambai
Dr. Bandeira entra para a história ao se tornar o primeiro prefeito a levar asfalto para aldeia, em Amambai.
(Foto: Vilson Nascimento)

Por iniciativa própria o gestor municipal amambaiense buscou meios para asfaltar a estrada vicinal que liga a MS-386 (Amambai a Ponta Porã) a sede administrativa, escolas e área de lazer e atendimento a saúde da Aldeia Amambai, garantindo boas condições de mobilidade e maior conforto aos moradores da maior comunidade indígena do Cone Sul do Estado, em Mato Grosso do Sul.

Dr. Bandeira também entra para a história de Amambai ao se tornar o primeiro prefeito a criar e colocar em prática um projeto habitacional exclusivo do município. Desenvolvido e pela prefeitura em parceria com a Câmara Municipal e com o Governo do Estado, o “Projeto Sonho Meu” está erguendo as primeiras 50 unidades habitacionais, que vão garantir a casa própria à famílias de menor poder aquisitivo, que por meios próprios não tinham condições de conquistarem o sonho da casa própria, em Amambai.

Gestão de Dr. Bandeira tem aprovação de 78,57% da população em Amambai
O Sonho Meu é o primeiro programa de habitação popular criado e desenvolvido pelo governo municipal, em
Amambai. (Foto: Vilson Nascimento)

Humildade e reconhecimento

O prefeito faz questão de reconhecer e agradecer os servidores públicos municipais em geral e as parcerias que possibilitaram que seu mandato chegasse à reta final com tão alto índice de aprovação por parte da população de Amambai.

Segundo Dr. Edinaldo Bandeira, grande parte das inúmeras obras executadas, em execução e ainda a serem executadas em Amambai nos últimos dezenove meses de sua atual gestão, se devem ao bom relacionamento do governo municipal de Amambai como todos os seguimentos.

O prefeito sempre faz questão de mencionar que as conquistas de sua gestão, além de articulação do governo municipal, foram e estão sendo possíveis graças a parcerias e participação da Câmara de Vereadores de Amambai, do Governo do Estado e suas secretarias estaduais, antes durante a gestão do governador Reinaldo Azambuja, agora do governador Eduardo Riedel, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, por meio dos deputados estatuais e junto a bancada federal de Mato Grosso do Sul, em Brasília, ou seja, os deputados federais e senadores.

Fonte: Vilson Nascimento – A Gazetanews