Glover fatura cinturão, Petr Yan leva título, e Capoeira castiga francês

0

Aos 42 anos, Glover Teixeira mostrou que a idade é apenas um detalhe para quem sonha com o topo do mundo no Ultimate e treina com este objetivo. O mineiro – que disputou o título do peso-meio-pesado pela segunda vez na carreira, sete anos depois da primeira oportunidade -, finalizou Jan Blachowicz no segundo round e levou o cinturão da categoria para casa.

Vídeos do UFC 267: Glover fatura cinturão, Petr Yan leva título, e Capoeira castiga francês
Glover Teixeira venceu Jan Blachowicz por finalização aos 3m02s do R2 — Foto: Getty Images

Novo campeão interino do peso-galo, Petr Yan ficou com o título ao superar Cory Sandhagen na decisão unânime dos jurados. O russo proporcionou um confronto de alto nível e levou a melhor.

No card principal, Khamzat Chimaev voltou a atropelar um adversário. Desta vez, a vítima foi Li Jingliang, finalizado aos 3m16s do primeiro round sem oferecer perigo algum ao russo.

Apontado como sucessor de Khabib Nurmagomedov – que se aposentou invicto do MMA -, Islam Makhachev venceu Dan Hooker por submissão com 3m25s de combate e pediu uma chance de disputar o título do peso-leve.

Nas preliminares, Elizeu Capoeira travou uma luta sangrenta com Benoit Saint-Denis, a quem castigou na trocação com intensidade. O árbitro, inclusive, por não ter interrompido o duelo, vencido nos pontos pelo paranaense, foi afastado do restante do card.

Não é normal chegar no ápice de uma carreira aos 42 anos no mundo dos esportes. O que Glover Teixeira fez neste sábado não é normal. Dois dias depois de seu aniversário, o brasileiro alcançou o maior objetivo de sua trajetória no MMA. Na luta principal do UFC 267, na Ilha da Luta, em Abu Dhabi (EAU), ele finalizou Jan Blachowicz aos 3m02s do segundo round para conquistar o cinturão do peso-meio-pesado (até 93kg) do Ultimate. É o lutador mais velho a se tornar campeão pela primeira vez na era moderna do UFC. Sete anos depois de perder sua primeira chance de título contra Jon Jones, ele se reinventou e agora está no topo da categoria.

Glover Teixeira venceu Jan Blachowicz por finalização aos 3m02s do R2 — Foto: Getty Images

Glover Teixeira venceu Jan Blachowicz por finalização aos 3m02s do R2 — Foto: Getty Images

Glover não demorou a colocar sua estratégia em prática. Depois de se aproximar com combinações de jab e direto, ele atacou as pernas do campeão, o tirou do chão e colocou para baixo. Com a guarda fechada, Blachowicz travar os braços do brasileiro, que atacava sempre que possível, mas não conseguia passar a guarda do polonês. Ele controlou o rival até o fim do round.