Helicóptero de combate ao tráfico cai na fronteira e deixa 12 feridos

0

Pelo menos 12 pessoas ficaram feridas na queda de um helicóptero da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai, ocorrida há pouco em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia vizinha de Ponta Porã.

De acordo com as primeiras informações, o helicóptero tinha acabado de levantar voo da sede regional da Senad em Pedro Juan Caballero quando caiu sobre uma fábrica de seringa. Ainda não há informações sobre mortes, nem se os feridos estavam na aeronave ou em solo.

Imagens gravadas por moradores mostram o helicóptero voando baixo, como se tivesse com dificuldade para ganhar altura. Em seguida a aeronave cai e surge a nuvem de fumaça.

Desde as primeiras horas da manhã de hoje, equipes da Senad e da Polícia Federal brasileira foram vistas em operação na Linha Internacional entre o departamento de Amambay e Mato Grosso do Sul.

Treinada e financiada pelo DEA, a agência norte-americana de combate às drogas dos Estados Unidos, a Senad é um grupo de elite do governo paraguaio independente da Polícia Nacional e subordinada diretamente ao presidente da República do Paraguai. Nos últimos anos, a Senad ampliou as ações contra os traficantes da fronteira combatendo as lavouras de maconha e intensificando as apreensões de cocaína que vem da Bolívia.

Um helicóptero da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai caiu após operação nesta quinta-feira (21), em Pedro Juan Caballero, divisa com Ponta Porã. Ninguém se feriu.

Conforme informações do ABC Color, 10 pessoas estavam a bordo, sendo quatro tripulantes da Força Aérea Paraguaia e seis agentes da Senad.

Após a queda, os tripulantes conseguiram descer e, em seguida, as chamas consumiram o helicóptero. O Corpo de Bombeiros foi acionado e os militares combatem o fogo.

O ministro da Senad, Arnaldo Giuzzio, afirmou ao ABC que a aeronave era das Força Aérea e estava encarregada da equipe tática durante missão conjunta com autoridades brasileiras.

Helicóptero da Senad paraguaia cai na fronteira