HOJE (21) É O DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN

0

Hoje (21/03) é celebrado pelo mundo inteiro o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi criada pela organização ‘Down Syndrome International’ em 2006 e em 2011 foi reconhecida pela ONU como uma data oficial. 

Síndrome de Down é uma variação genética em que a pessoa que tem ela apresenta triplicação do cromossomo 21°. A variação foi descoberta em 1866 pelo cientista John Langdon Down. 

Segundo dados do IBGE compartilhados pelo governo, 300 mil brasileiros nasceram com Síndrome de Down. E a data foi criada justamente para celebrar a vida das pessoas com Síndrome de Down e trazer visibilidade a elas. Há famosos que viralizaram na internet ou em novelas que têm a síndrome, um exemplo é o chef Gabriel Bernardes, que viralizou no Tik Tok após postar vídeos seus fazendo receitas.

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado anualmente em 21 de março.

A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão das pessoas com Down na sociedade.

A Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma mutação do material genético humano, presente em todas as raças.

Os motivos para a ocorrência da Síndrome de Down ainda são desconhecidos, mas o que se sabe é que começa na gestação, quando as células do embrião são formadas com 47 cromossomos, sendo que o normal seriam 46 cromossomos.

Origem do Dia Internacional da Síndrome de Down
O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março (21/03), fazendo alusão aos 3 cromossomos no par número 21, característico das pessoas com Síndrome de Down.

A data foi escolhida pela Down Syndrome International, através da ideia do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra.

O Dia Internacional da Síndrome de Down está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas, sendo comemorado pelos 193 países-membros da ONU.

Atividades para o Dia Mundial da Síndrome de Down
O principal objetivo da celebração desta data é informar e conscientizar as pessoas sobre o que é a Síndrome de Down. Para isso, escolas e instituições aproveitam para promover algumas atividades, como:

  • Palestras sobre a Síndrome de Down;
  • Peças de teatro com pessoas com a Síndrome;
  • Workshops para os pais das crianças com Síndrome de Down;
  • Campeonatos esportivos entre pessoas com a Síndrome.
  • Caminhada ou corrida solidária para divulgar as campanhas de formação da criança com Síndrome de Down.