Ismael Kaiowá quer audiência com o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena

0

Amambai (MS)- Buscando uma solução para os problemas ocorridos nas aldeias Amambai, Limão Verde e Jaguari, em Amambai, o vereador Ismael Kaiowá (PMDB), solicitou que o deputado estadual, Junior Mochi, agilize uma audiência com Coordenador do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena).

A solicitação foi feita através do requerimento 242/2017 apresentado na sessão ordinária do Legislativo do dia 27 de novembro.

Ismael quer buscar junto ao coordenador do DSEI, soluções para os inúmeros problemas que a comunidade indígena de Amambai, que hoje são cerca de um terço da população total do município, vêm enfrentando. São as principais demandas:

  • Manutenção dos motores da rede de abastecimento de água;
  • Ampliação da rede de água;
  • Perfuração de mais poços;
  • Troca de rede energia elétrica na Aldeia Jaguari;
  • Reforma dos postos de saúde;
  • Construção de mais um posto de saúde na Aldeia Amambai, na região denominada Sertãozinho;
  • Contratação de mais profissionais para atender a comunidade, tendo em vista que muitos profissionais têm sido alocados para prestar serviços para outros municípios.

Ismael lembra que o problema referente à falta de água é um fato que vem ocorrendo há muito tempo, prejudicando o bem estar da comunidade nas três aldeias do município. “Pedimos que o referido distrito responsável por estas questões apresente a comunidade uma solução permanente, pois o sofrimento pela falta de água e má conservação dos postos de saúde, deteriorados pelo uso e pelo tempo, tem ocasionado muitos problemas na nossa comunidade”, finalizou o vereador.

DSEI

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) é a unidade gestora descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). Trata-se de um modelo de organização de serviços – orientado para um espaço etno-cultural dinâmico, geográfico, populacional e administrativo bem delimitado –, que contempla um conjunto de atividades técnicas, visando medidas racionalizadas e qualificadas de atenção à saúde, promovendo a reordenação da rede de saúde e das práticas sanitárias e desenvolvendo atividades administrativo-gerenciais necessárias à prestação da assistência, com o Controle Social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here