MS está na situação de eminente colapso da saúde, diz secretário

0

O secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, disse nesta segunda-feira (7), que o estado está na situação de um eminente colapso na área da saúde, provocado pelo agravamento da pandemia de Covid-19.
Mato Grosso do Sul confirmou mais 1.650 casos novos e 63 mortes provocadas pela Covid. O estado atingiu 303.209 infectados com o novo coronavírus e 7.185 óbitos.
Apesar dos números elevados, Resende apontou que os dados devem estar ainda defasados, porque trazem informações de um período de feriado seguido ao fim de semana, quando as equipes dos municípios que registram essas informações estão de folga.
Além de grande número de infectados e mortes, o estado registra uma superlotação nos hospitais. Nesta segunda, 1.303 pacientes estão internados, sendo 751 em leitos clínicos e 552 em unidades de terapia intensiva (UTIs).
A taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid está em 109% no estado.
Mato Grosso do Sul tem ainda uma fila com 271 pacientes com Covid ou suspeita de que estão com a doença na fila por um leito clínico ou de UTI nos hospitais.
Diante desse quadro, o secretário anunciou que vai continuar a mandar pacientes para outros estados. Já enviou 14, sendo 9 para Rondônia e 5 para São Paulo. Outros 5 devem seguir ainda nesta segunda para a capital paulista.