MS tem mais 20 casos de Covid-19 e se aproxima de 350 pessoas

0

Mato Grosso do Sul confirmou mais 20 casos de coronavírus neste sábado (9/5). Os dados constam no boletim epidemiológico publicado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta manhã.

Com os novos testes positivos, já são 346 pessoas infectadas com a doença que matou 11 pessoas no Estado desde o início da pandemia. Mais 71 exames ainda são investigados.

São quatro pacientes em Brasilândia, oito em Guia Lopes da Laguna – considerado o município de maior incidência -, dois em Três Lagoas e um nas cidades de Ribas do Rio Pardo, Bonito, São Gabriel do Oeste, Jardim, Bela Vista e Campo Grande.

Desses novos casos, apenas um homem de 69 anos, residente em São Gabriel que não possuí vínculo de contágio, encontra-se internado. Os outros 19 se mantêm em isolamento domiciliar.

Entre os 346 confirmados, 200 já se curaram da doença. Ainda há 21 pacientes internados, seis deles em leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e 114 cumprem isolamento domiciliar.

Campo Grande continua como o município com maior número de positivos, com 152, seguido por Três Lagoas, Guia Lopes da Laguna e Dourados, com 65, 20 e 17 pessoas infectadas, respectivamente.

Já quanto a incidência, Guia Lopes da Laguna lidera com 202,1 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Logo atrás aparece Brasilândia, com 92,7 para o mesmo grupo e Sonora com 67,4.

As notificações no Estado somam 3.631. Desses, 3.193 foram descartados e 21 excluídos.

Uso de máscaras é obrigatório em órgãos da Prefeitura e unidades de saúde

O prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira e o Comitê de Enfrentamento ao COVID-19 definiram a obrigatoriedade do uso de máscaras em órgãos da Prefeitura e em unidades de saúde do município.

A máscara é de escolha e responsabilidade de cada cidadão, não sendo obrigação da administração oferecer o produto, que pode ser confeccionado em casa.

Apesar da situação, o prefeito e a secretária de Assistência Social, Eronilde Saldanha estão há dias distribuindo diversas unidades para as pessoas mais carentes de Amambai através da campanha Eu me amo, uso máscara, criada pela primeira-dama Lícia Bandeira, que reuniu o apoio de empresários, costureiras e voluntários na produção.

A maioria destes produtos são laváveis e reutilizáveis, sendo assim, resistem por mais tempo de uso.

Proteja-se!