Partido do atual governo da Espanha consegue maior número de votos, mas precisará fazer alianças

0

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), do atual governo, conseguirá o maior número de assentos no Parlamento da Espanha. O resultado das eleições deste domingo (28) confirma o previsto pela pesquisa de boca de urna. Ainda assim, a sigla governista terá de fazer alianças para seguir no poder.

De acordo com as projeções do jornal “El País” com 99,99% das urnas apuradas, a composição do Parlamento da Espanha será a seguinte:

Nova composição do Parlamento da Espanha — Foto: Wagner Magalhães/G1Nova composição do Parlamento da Espanha — Foto: Wagner Magalhães/G1

Nova composição do Parlamento da Espanha — Foto: Wagner Magalhães/G1

Partido do atual primeiro-ministro, Pedro Sánchez, o PSOE vai se aliar ao Unidas Podemos. Juntos, eles terão 165 deputados. É menos do que os 176 necessários para garantir a maioria no Parlamento. Portanto, a coalizão de esquerda precisará do apoio de alguma das siglas menores.

O resultado é uma clara derrota ao Partido Popular, que, em 2016, conseguiu 137 cadeiras. Assim, dificilmente uma coalizão de direita conseguirá chegar ao governo espanhol: PP, Cidadãos e Vox somam 147 assentos juntos.

Apoiadora do Vox celebra entrada do partido no Parlamento da Espanha — Foto: Susana Vera/Reuters

Apoiadora do Vox celebra entrada do partido no Parlamento da Espanha — Foto: Susana Vera/Reuters

A novidade é a entrada do Vox no Parlamento. A sigla nacionalista de direita obteve cerca de 10% dos votos com discurso cético em relação à imigração e a leis de igualdade de gênero, que consideram discriminatórias.