Prefeitura diz que não exigiu farda e promete pagar auxílio dos formandos da Guarda

0

A Secretaria Municipal de Gestão, por meio da Comissão Organizadora do Concurso Público, se manifestou, na tarde desta quinta-feira (8), sobre a denúncia da falta de fardamento dos formandos do curso da Guarda Municipal Metropolitana.

Por meio de nota, a instituição informou que o evento desta sexta-feira (9) será apenas uma ‘solenidade’ de encerramento da 6ª Etapa do Curso de Formação do Concurso Público da Guarda Civil Metropolitana, sendo um convite a todos que fizeram parte do processo como: alunos, instrutores, comissão organizadora, etc.

Em relação ao traje para a solenidade, a Secretaria alega que não exigiu o fardamento para a ocasião, “por se tratar apenas de uma atividade de encerramento de mais de uma Etapa do Concurso Público, que se encontra em andamento, sendo que os atos emitidos pela Comissão Organizadora e SEGES referentes ao certame são todos efetuados através de Editais publicados em Diário Oficial e Boletins Internos”.

Por fim, o órgão prometeu depositar o pagamento da bolsa auxílio dos formandos.

“Este Município já tomou todas as providências para sua efetivação, que deve ser realizada dentro do prazo instituído em Lei. Importante ressaltar que, como ainda não foi publicada a relação final de aprovados no supracitado Concurso Público, os “candidatos” não são servidores municipais e, portanto, não podem fazer uso de uniforme oficial da Guarda Civil Metropolitana”, diz um trecho da nota.

A denúncia

Os formandos do curso da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Campo Grande denunciaram a falta de fardamento para a tão desejada formatura, que será realizada nesta sexta-feira (9), às 17 horas. Para não passarem vergonha, eles estão tendo que pegar farda emprestada dos veteranos para participarem do evento.

Segundo uma denúncia, a prefeitura informou aos alunos que quem quisesse a farda, que fosse comprar. Mas aí entra outro problema: os formandos ainda não receberam o valor da bolsa individual.

“Nós até poderíamos comprar. Mas comprar como, se a prefeitura não pagou a bolsa dos alunos?”, questionou o denunciante.

Em relação ao atraso do pagamento da bolsa, o denunciante disse que, no mês passado, foi depositado no dia 5, já esse mês ainda não caiu na conta e a previsão é somente para a próxima segunda-feira (12).

Indignado com toda a situação, o denunciante diz que os formandos estão ao ‘deus dará’. “Essa é a nossa indignação, o pouco caso que a prefeitura está fazendo conosco”, finaliza o denunciante.