Radares voltam a multar neste sábado, mas ‘aviso’ já colocou motoristas em alerta

0

Os radares da avenida Afonso Pena e da rua Ceará, ambos nas proximidades do Shopping Campo Grande, voltaram a multar os motoristas que extrapolam a velocidade permitida, neste domingo (22). Depois de testes e do período de conscientização, os condutores não foram pegos de surpresa. Alguns dos motoristas que passavam pelo local nesta manhã, até se anteciparam e disseram acreditar que os radares já estavam funcionando há dias.

Uma motociclista de 29 anos, disse achar que o radar já estava funcionando há dias e que concorda com a implantação dos aparelhos. “Só respeita assim. Se não tiver alguma coisa cobrando, os motoristas continuam andando em alta velocidade”.

Outro motorista, de 35 anos, também disse ao Jornal Midiamax que achava que o radar já estava emitindo multas durante a fase de testes.

Entre os condutores, também houve quem soube precisamente a data do funcionamento. É o caso do bancário José Antônio. “Eu sabia que começava a multar hoje e acho muito bom”.

O técnico de laboratório Carlos, 37 anos, também disse que já sabia da ativação do radar. “Ajuda a diminuir a velocidade dos carros, principalmente em avenidas como a Afonso Pena”.

Radares

Depois de 2 anos desativados por falta de contrato entre a Prefeitura e uma empresa para a operação dos equipamentos, os radares voltaram a ser ligados em Campo Grande. Segundo a Prefeitura de Campo Grande, os locais escolhidos para o início da campanha de fiscalização foram a rua Ceará, próximo ao viaduto, no sentido norte-sul; na avenida Afonso Pena, logo após o viaduto no sentido centro-bairro; e na avenida Gury Marques, em frente à Universidade Anhanguera, tanto no sentido centro-bairro como no sentido bairro-centro.

Além dos radares que já estão emitindo multas, três novos radares começaram a funcionar em caráter educativo em Campo Grande e motoristas devem ficar atentos. Confira quais são os pontos:

  • Avenida Manoel da Costa Lima, 1.404, no sentido oeste-leste;
  • Avenida Manoel da Costa Lima, 1.404, no sentido leste-oeste
  • Avenida Gury Marques, próximo à Rua Taboão da Serra, no sentido bairro-centro;

A fiscalização eletrônica estará funcionando neste método entre 20 de dezembro a 3 de janeiro.  No locais estarão faixas avisando que os radares vão funcionar em caráter educativo.

De acordo com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), serão três tipos de equipamentos em Campo Grande: os radares, que fiscalizam a velocidade com limite de 50 km por hora; a lombada eletrônica, que também fiscaliza velocidade, só que com limite de 30 km por hora e o equipamento misto, que fiscaliza o avanço de sinal vermelho, a parada sobre faixa, velocidade, conversão e retorno proibidos.

Conforme o edital da licitação, vencido pelo Consórcio Cidade Morena, a Capital deverá receber radares em 97 faixas de rolamento, 30 faixas no formato lombada eletrônica e outras 109 faixas do tipo misto. O edital também exige a instalação de 20 câmeras de fiscalização, central de monitoramento e sistemas de análise e inteligência de imagens veiculares e outro de processamento das imagens e infrações.