Rede Municipal de Educação de Amambai está de luto

0

A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa com pesar o falecimento de Adrian Vinicius Escobar Ortiz, aluno da Escola Municipal Flávio Augusto Coelho Derzi.

Adrian era estudante do 9° ano da unidade educacional e por ser portador de deficiência visual também contava com o acompanhamento da equipe de Educação Especial do município.

Seu falecimento deixou toda a Rede Municipal de Ensino de luto, principalmente aqueles que compartilharam sua história de muita dor, sofrimento e sonhos, ele queria ser um agrônomo.

A administração e todos os amambaienses solidarizam-se com os familiares e amigos neste momento, oferecendo nossos mais sinceros sentimentos pela perda irreparável e desejam que o coração daqueles que choram sua partida seja confortado.

A criança que andava com passos largos, segurando ou puxado por sua avó/mãe, percorreu todas as ruas da vila e veio para estudar em nossa escola.
Um menino esperto, mas tinha suas limitações.
O menino foi crescendo e a escola se ajustando para melhor atende-lo. Os desafios eram grandes, mas a perseverança e a vontade do menino e da escola eram maiores.
Teve dias que ele fugia da escola, não era bem uma fuga e sim uma mudança de planos, saía de casa e ia jogar bola na praça – a baixa visão não lhe impedia de correr atrás de uma “pelota”. Ficava a tarde toda por lá.
Uma vez o menino, já adolescente, sofreu um acidente. Tinha sido atropelado e batido a cabeça no meio-fio – traumatismo craneano. A escola acompanhou: levou mobiliário escolar e teve professora itinerante.
Em poucos meses ele já estava de volta para a escola e exibia a enorme cicatriz craneana.
Em sala de aula, na escola, nunca foi o melhor aluno em notas, mas sem dúvida foi dos melhores alunos em respeito e educação com seus colegas de turma, com seus professores e com todos os funcionários.
O tempo foi passando e o menino não parava de crescer.
A sua visão foi ficando cada dia mais comprometida. Teve que fazer uma cirurgia que não teve êxito: perdeu a visão do único olho que enxergava. Seus dias viraram noites.
Quanta mudança e quanto aprendizagem nesses últimos anos! A escuridão dos dias trouxeram luzes para seu conhecimento. O menino mudou muito em todos os sentidos. Em sua mente, os conteúdos começaram a conversar entre si, a tecnologia ajudou-o a encontrar seu primeiro amor – alguém que ele nunca viu o rosto nem ela o seu.
Por conta dele, os corredores da escola ganharam piso tátil para levá-lo a todas dependências.
A falta de luz em seus dias mostraram os verdadeiros amigos, aqueles que não apresentam condição alguma para ajudar.
Nessa semana, nosso querido Adrian saiu da sala porque não estava se sentido bem, dizia ter dores no peito – estranho para um jovem que nunca havia se queixado de nenhum tipo de dor até então. Com o apoio dos socorristas (bombeiros militares) foi encaminhado, em companhia da professora de apoio, para o hospital.
Hoje, Adrian deve estar correndo (assim como corria quando era pequeno) atrás de uma “pelota” num gramado verde, numa tarde ensolarada com algumas nuvens de algodão. deslumbrado vendo as cores, os detalhes do céu, o som e a cor de seu violão.
Adrian Vinícius Escobar Ortiz (14/01/2005 – 06/08/2022), descanse em paz e tenha certeza que sua missão, aqui na terra, chegou ao fim. Você viverá eternamente nos corações daqueles que aprenderam contigo.
Fica nossos agradecimentos:
a Deus por ter colocado o Adrian em nossas vidas,
a família por ter acreditado e confiado em nossa escola;
a cada professor que trabalhou com ele e conheceu-o suas limitações e ajudou em suas conquistas;
a equipe da educação especial da SEMED que nunca mediu esforços em oferecer condições que atendessem às necessidades do Adrian;
aos gestores municipais pelo entendimento da nobre causa que é a Educação Especial;
por fim, os amigos da turma do 9º Ano “A”, jovens, cheios de vida e sonhos, que estão começando a entender a vida e as relações humanas que demonstraram, no decorrer deste ano, a solidariedade, a empatia, o amor e a gratidão.
Pode ser uma imagem de 1 pessoa