Serviços de telefonia celular, água e luz lideram reclamações no Procon/MS

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O Procon/MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) registrou, entre os dias 1° de janeiro a 30 de novembro de 2017, mais de 30 mil reclamações de consumidores em todo o Mato Grosso do Sul.

Conforme o órgão, o serviço de telefonia celular lidera as reclamações. Nos últimos 11 meses, o Procon recebeu 4.732 denúncias. Os serviços essenciais, como água/esgoto e energia elétrica, aparecem em seguida no ranking com 3.340 e 2.914 reclamações, respectivamente. A maioria das reclamações é de cobrança indevida.

Na sequência aparecem os serviços de cartão de crédito com 2.264 ocorrências, bancos comerciais com 2.197, e supermercados (padarias, frutarias, locadoras) com 1.883 reclamações, sendo a maioria por produtos disponíveis para a venda com o prazo de validade vencido.

 

Também estão na lista serviço de telefonia fixa (compra, venda e expansão de plano), TVs por assinatura, ensino (pré, 1°, 2° graus e superior), além de cartões de lojas, informática (provedor de internet), cursos livres, seguros e agências de viagens.

Durante o ano, o Procon/MS autuou diversas empresas por não respeitarem o Código de Defesa do Consumidor. Denúncias de irregularidades podem ser feitas pelo número 151 ou pelo Fale Conosco do site do Procon.

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