“Volta às aulas em Amambai está acontecendo de forma segura e gradativa”, diz presidente de Sindicato

0

Em algum momento essa retomada de aulas presenciais iria acontecer e esse retorno está sendo bem tranquilo porque está acontecendo de maneira gradativa”. É assim que a presidente do Sindicato Municipal dos Profissionais da Educação Básica de Amambai (Simted), professora Erli Fernandes avalia o retorno da aulas presenciais no município, que acontece no dia 2 de agosto.

As aulas tanto da rede municipal quanto estadual de ensino retornam no mesmo dia após praticamente 1 ano e 2 meses sem atividades presenciais, o que demandou muita inovação e reinvenção por parte de professores, alunos e também dos familiares.

Erli afirma que o momento é propício, principalmente, porque vai acontecer de forma segura, respeitando os protocolos de biossegurança e sob regime de alternância, que segundo ela, é bem melhor que o híbrido.

No sistema híbrido, haveria uma mescla entre aulas presenciais e remotas, o que geraria uma sobrecarga nos profissionais. No sistema de alternância, segundo Erli, isso não acontece, já que em uma semana 50% dos alunos vão para a sala de aula e levam para casa atividades impressas para serem realizadas na semana que os outros 50% da classe vai ser assistida presencialmente.

Protocolos de biossegurança

Os protocolos de biossegurança tanto para a rede estadual quanto municipal serão adotados conforme diretrizes do Programa de Saúde e Segurança na Economia (Prosseguir) que prevê, além de outras medidas, a presença de alunos por sala indicados conforme a bandeira que aponta grau de risco para o contágio pelo novo coronavírus.

Sendo assim, se Amambai estiver com bandeira cinza, apenas 30% dos alunos poderão estar em sala; se a bandeira for vermelha, poderão estar 50%; se for laranja, até 70% dos alunos; se for amarela até 90% dos alunos e se for verde, 100% dos alunos poderão estar na sala de aula.

Além disso, diversas medidas para controle sanitário estão sendo implantadas nas escolas, como disponibilização de tapete higiênico para limpeza dos pés, termômetro para aferição de temperatura, álcool em gel e pia para lavagem das mãos na entrada da escola. Dentro das salas, os alunos também terão uso de máscara e distanciamento obrigatório de 1 metro entre cada aluno.

Para verificar se esses protocolos estão sendo seguidos foi montada uma comissão pela Secretaria Municipal de Educação a fim de visitar as escolas e acompanhar se o sistema de biossegurança está sendo adotado. Entre os componentes dessa comissão, estão representantes do Simted de Amambai.

“Está realmente na hora de darmos esse passo rumo ao mais próximo da normalidade; apesar do medo que ainda temos, sabemos que a retomada das aulas presenciais é imprescindível, já que podemos ver de perto que o chão de uma escola, o convívio dentro de sala de aula faz muita falta na vida de qualquer estudante”, disse Erli e finalizou: “Nessa pandemia sentimos na pele a falta que faz a escola, o professor, a merendeira, o agente de serviços gerais, o porteiro, enfim, todos os profissionais que fazem da educação, algo primordial na vida de cada aluno”.