Primeiro debate da eleição 2018 reúne 8 presidenciáveis por mais de 3 horas na TV

0

Por Filipe Matoso, Gustavo Garcia e Lucas Salomão, G1, Brasília

 

Oito candidatos à Presidência da República participaram na noite desta quinta-feira (9) de um debate na TV Bandeirantes. O debate durou 3 horas e 13 minutos e terminou na madrugada desta sexta (10).

Por sorteio, os candidatos ficaram posicionados na seguinte ordem (da esquerda para a direita): Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Jair Bolsonaro (PSL), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e Ciro Gomes (PDT).

Antes do início do debate, o mediador Ricardo Boechat informou que a organização convidou o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso. Mas ele foi impedido pela Justiça de participar.

Durante o encontro, os postulantes apresentaram propostas sobre emprego, educação, segurança pública, desenvolvimento, juros, aborto, entre outros pontos.

O debate foi dividido em cinco blocos:

  • Primeiro bloco: questionamento de leitores do “Metro Jornal” e perguntas entre os próprios candidatos.
  • Segundo e quarto blocos: perguntas de jornalistas do Grupo Bandeirantes.
  • Terceiro bloco: perguntas entre candidatos.
  • Quinto bloco: considerações finais.

Propostas

Conheça abaixo, as falas na íntegra, sobre propostas apresentadas pelos candidatos em respostas a perguntas que receberam durante o debate. Para cada pergunta, o tempo de resposta foi de 1 minuto e 30 segundos.

A ordem dos candidatos abaixo obedeceu a posição (da esquerda para a direita) reservada a cada um pelo sorteio da organização do debate.

O presidenciável Alvaro Dias (Podemos) no debate da TV Bandeirantes (Foto: Reprodução / TV Band)O presidenciável Alvaro Dias (Podemos) no debate da TV Bandeirantes (Foto: Reprodução / TV Band)

O presidenciável Alvaro Dias (Podemos) no debate da TV Bandeirantes (Foto: Reprodução / TV Band)