Nasceu uma nova bancada na Câmara municipal de Amamba

0

Nasceu uma nova bancada na Câmara municipal de Amambai, formada pelos vereadores Humberto E. Hasegawa, Carlos Carlinhos NascimentoMaikell Ruiz e Ismael Morel. — com Maikell RuizIsmael Morel e Humberto E. Hasegawa.

Com a mudança no sistema político, que pôs fim as coligações proporcionais na disputa para cargos legislativos a partir das eleições de 2020, detentores de cargos eletivos, sobretudo vereadores que se elegeram por partidos pequenos e pretendem buscar a reeleição no ano que vem, terão de adotar medidas estratégicas, tendo em vista a expressiva votação que cada sigla terá que obter para eleger um candidato.

Em Amambai um grupo de vereadores, em um contexto de estratégica política, se uniu e formou o “G-4”.

Os quatro vereadores integrantes do bloco, o líder do prefeito na Câmara Municipal local, vereador Humberto Hasegawa (PSC), o ex-presidente da Casa de Leis no primeiro ano da atual legislatura, vereador Carlos Roberto Batista do Nascimento, o “Carlinhos” (PPS), o vereador Maikell Ruiz (PP) e o vereador indígena Ismael Morel, o “Ismael Kaiowá” (MDB) deverão integrar uma única sigla partidária.

De acordo com o G-4 ainda não está definido para que sigla os quatro vereadores pretendem migrar, mas as especulações, diante da atual conjuntura política apontam para duas. 

O PP (Partido Progressista) ao qual o vereador Maikell Ruiz já é filiado e o mais provável, que é ingressar nas fileiras do “Cidadania 23”, um partido novo que está para ser oficializado, partindo da junção de outras siglas como o Partido Popular Socialista (PPS), sigla a qual o vereador Carlinhos é integrante, em Amambai.

Maior bancada e aberto à negociações

Um dos parâmetros definido pelos integrantes do G-4 é a união e votação em conjunto, ou seja, todos os quatro vereadores votarão da mesma forma, seja favorável ou contrário a determinado tema.

Com essa decisão o G-4 passará a ser a maior bancada na Câmara Municipal de Amambai, superando o PSDB e o DEM que tem dois votos cada.

Hoje três vereadores que integram o G-4, Carlinhos, Maikell e Humberto, fazem parte efetiva da base de sustentação da administração na Casa de Leis e o vereador Ismael, que se elegeu em coligação de oposição, também vota com o governo municipal em várias situações.

Com a união e a formação do G-4 os vereadores integrantes do bloco, que juntos somaram mais de 1,7 mil votos nas eleições passadas, se manterão na base da administração, porém irão buscar, segundo eles, maior independência política, inclusive se colocando à disposição para dialogar e discutir conjuntura política com outros grupos e partidos que tenham pretensão de disputar as próximas eleições em Amambai.texto VN