Ainda sem Neymar e Danilo, Seleção inicia preparação para encarar Camarões

0

O Brasil voltou a treinar nesta terça-feira no estádio Gran Hamad, após a vitória sobre a Suíça, por 1 a 0. Com a classificação garantida para as oitavas de final e ainda sem Neymar e Danilo, Tite comandou atividade predominantemente com os jogadores que não começaram a partida da noite anterior diante dos suíços.
A expectativa é de que boa parte deste grupo tenha oportunidade diante de Camarões. Alex Sandro, por sua vez, é novo desfalque, por dores no quadril esquerdo.

Estiveram em campo Daniel Alves, Bremer, Antony, Gabriel Jesus, Martinelli, Everton Ribeiro, Pedro, Alex Telles, Bruno Guimarães e Fabinho, além dos goleiros Ederson e Weverton.

Como de hábito, os titulares fizeram trabalho regenerativo e muitos sequer foram para o campo. Neymar mais uma vez ficou no hotel para tratamento intensivo da lesão no tornozelo. O craque corre contra o tempo para ficar à disposição de Tite no duelo de oitavas de final, na próxima segunda-feira, contra o segundo colocado do Grupo H. Danilo, na mesma situação, foi ao CT.

Ainda nesta terça-feira, os jogadores vão receber familiares para um jantar no hotel onde estão concentrados em Doha. A prática já aconteceu após a vitória sobre a Sérvia e a tendência é que se repita nos dias seguintes aos jogos.

Tite não quis antecipar sobre as mudanças que vai fazer para a última rodada, mas a classificação antecipada permite o cenário quase perfeito para a Seleção. Depois de usar 19 dos 26 convocados, o treinador pode fazer alterações para a próxima partida.
Claro que a Seleção precisa garantir o primeiro lugar ainda – e basta apenas um empate contra os africanos -, mas a ideia é preservar alguns jogadores para as oitavas. Serão apenas 72 horas de intervalo entre a partida de Camarões e a do primeiro mata-mata, na segunda, dia 5 de dezembro.

Ainda não entraram em campo os dois goleiros reservas (Ederson e Weverton), o lateral Daniel Alves, o zagueiro Bremer, os meias Fabinho e Everton Ribeiro e o atacante Pedro. É bem provável que Tite preserve alguns jogadores, ainda mais diante da possibilidade – que existe – de não contar com Danilo e Neymar para as oitavas de final.
Líder do Grupo G, com seis pontos e três gols de saldo, o Brasil encara Camarões na próxima sexta-feira, às 16h (de Brasília), no Lusail. Caso confirme a primeira colocação, a partida de oitavas de final está marcada para segunda-feira, no mesmo horário, no 974, contra o segundo colocado do Grupo H, liderado por Portugal, seguido por Gana, Uruguai e Coreia do Sul.

Brasil tira o pé e bota reservas contra Camarões

Antony durante treino da seleçao em Doha

A seleção brasileira encontrou a janela de oportunidade ideal para tirar o pé nesta Copa do Mundo e preservar jogadores de olho na fase eliminatória. Com a classificação para as oitavas de final garantida, Tite vai usar os reservas na sexta-feira diante de Camarões.

O desgaste físico começou a pesar e fez mais uma vítima. O lateral Alex Sandro teve uma lesão muscular na região do quadril e se junta a Neymar e Danilo como ausências certas. O trio é aguardado na próxima fase.

A partir de hoje, o treinador vai esboçar a equipe que vai a campo. A tendência é que nomes de menor destaque aproveitem a oportunidade para ganhar mais minutos, enquanto jogadores que substituíram os lesionados terão sequência. É o caso especificamente de Éder Militão, que deve atuar na defesa, desta vez ao lado de Bremer, e abrir espaço para Daniel Alves na lateral direita. Do outro lado, Alex Telles seguirá na equipe.

Em famíliaTite reza para acalmar neto ao se despedir do pai, auxiliar técnico da seleção

A principal dúvida fica por conta da formação do meio para frente. Fabinho é o substituto natural de Casemiro, e Bruno Guimarães pede passagem para formar a dupla de volantes. Na criação, Rodrygo deve enfim ter chance como titular. Pelas pontas, Tite deve usar Martinelli e Antony, com Gabriel Jesus no comando do ataque. Esse foi o time base nos treinos preparativos desde Turim, na Itália.

Com essa formação alternativa, só faltará utilizar Everton Ribeiro, Pedro e o goleiro Weverton. Ainda não se sabe se Tite vai dar oportunidade a Ederson. Em duas partidas, o técnico já usou 19 dos 26 convocados. O protocolo da comissão técnica prevê um controle de carga e conta com maior número de substituições.

— Não tem titulares e reservas, todos têm que estar atentos para quando surgir a oportunidade — avisou o coordenador da seleção, Juninho Paulista.