AMAMBAI COVID-19 ISOLAMENRO

0

Saúde de Amambai adota medidas de isolamento a pessoas que tiveram contato com mulher que testou positivo para covid-19 em Dourados
Jovem moradora na cidade de Dourados esteve em Amambai no final de semana visitando familiares e manteve contato com várias pessoas da cidade, segundo Dr. Bandeira.

A Prefeitura de Amambai, por meio da Vigilância Epidemiológica, está desenvolvendo ações no sentido de promover o isolamento de várias pessoas da cidade que mantiveram contato com uma mulher moradora em Dourados, que testou positivo para covid-19.

A jovem testou positivo para coronavírus durante um Drive-Thru nessa quinta-feira, 7 de maio na cidade de Dourados e na ocasião ela teria relatado que havia passado o final de semana em Amambai, onde tem familiares e na ocasião teria mantido contato com várias pessoas moradoras na cidade.

O prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Bandeira, relatou que assim que recebeu o comunicado da Vigilância Epidemiológica da cidade de Dourados e da SES (Secretaria de Estado da Saúde em MS), informando a situação, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, passou a agir no sentido de localizar e promover o isolamento protocolar das pessoas que mantiveram contato com a mulher durante o tempo que permaneceu na cidade.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica em Amambai, Sinthia Maciel Neves, o isolamento em situações dessa natureza se dão de duas formas.

Para pessoas assintomáticas, ou seja, que mantiveram contato com uma pessoa infectada, mas não apresentam sintomas de covid-19, o isolamento ocorre por 7 dias.

Já em caso de pessoas que tiveram contato com paciente infectado e apresenta algum tipo de sintoma, o isolamento ocorre por 14 dias e o material é coletado para teste laboratorial.

No caso das pessoas de Amambai que mantiveram contato com a jovem que testou positivo no Drive-Thru dessa quinta-feira em Dourados, um tio da mulher estaria apresentando sintomas gripais, segundo o prefeito, Dr. Edinaldo Bandeira, que é médico.

Diante dessa situação gerada pela visita da jovem douradense a Amambai, Dr. Bandeira, reforça a orientação que vem sendo repassada pela administração municipal desde o início da pandemia, que é evitar fazer viagens para fora do município ou receber vistas de pessoas de fora da cidade, exceto em caso de extrema necessidade.

Fonte: A GazetanewsVilsonNascimento

A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up

Dupla diagnosticada com coronavírus vai embora da cidade sem comunicar as autoridades


Os dois homens – de 43 e 45 anos – que atestaram positivo para Coronavírus no município de Caarapó na tarde de ontem abandonaram a quarentena e foram embora do município sem avisar as autoridades e a vigilância epidemiológica.

Conforme apurado pelo CaarapoNews, ambos estavam em isolamento em uma residência no distrito de Nova América, onde estavam recebendo acompanhamento diário da equipe de saúde local, que esteve com eles pela manhã de hoje.

Já na parte da tarde os dois rapazes não foram encontrados no local e a suspeita é que eles tenham retornado para a cidade de origem de ambos, Osasco-SP.

De acordo com relato de parentes a polícia, eles teriam ido embora por medo de contaminar mais pessoas e também para dar auxílio a esposa de um deles, que também teria contraído o vírus na cidade paulista. Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia Civil.

Conforme já noticiado pelo CaarapoNews, os dois rapazes chegaram no distrito de Nova América na última sexta-feira para trabalhar em uma construção. Eles participaram de um culto em uma residência, visitaram familiares e também andaram pelo comércio da cidade. Na segunda-feira eles procuraram o PAM com sintomas gripais e após a coleta de exames ambos foram diagnosticado com Covid-19.

O Comitê de Combate ao Coronavírus e a secretaria de Saúde de Caarapó identificaram pelo menos 31 pessoas que eles tiveram contatos nesse período, todas estão em quarentena e estão sendo monitoradas pelas equipes de saúde do município.