Aquidauana decide amanhã se decreta emergência por conta de tempestade

0

Aquidauana deve decidir na segunda-feira (17) se decreta situação de emergência por conta do temporal que atingiu a cidade no sábado, com ventos de até 100 quilômetros por hora. Segundo a Defesa Civil Municipal, mais de 300 casas foram destelhadas e centenas de árvores caíram devido ao forte vento do fim de semana.

A reunião deve acontecer entre a Defesa Civil Municipal e a prefeitura da cidade – a 120 quilômetros de Campo Grande – para decida as medidas a serem tomadas por conta dos estragos múltiplos devido ao temporal de sábado.

A tempestade causou a explosão de um transformador de energia localizado próximo a um posto de gasolina e um incêndio em uma casa. Segundo a Defesa Civil, foram tantas árvores derrubadas pela força do vento que eles não têm sequer o dado fechado de quantas foram ainda.

Aquidauana e a vizinha Anastácio são duas das 52 cidades alvo de alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para temporais marcados pela violência do vento e por chuva de granizo. A previsão é que ainda neste domingo (16) haja mais chuva na região.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, nenhum morador ficou ferido por conta dos fortes ventos que atingiram a cidade. Mais cedo o Correio do Estado publicou vídeos de moradores de Aquidauana que mostram as rajadas de vento e a destruição pelas ruas do município.

Além da chuva, o município ainda vive uma explosão de casos da Covid-19, principalmente entre a população indígena. Dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) contabilizam 1.069 casos da doença na cidade e 32 mortes. (Com Nyelder Rodrigues)