Brasil tem cerca de 1,7 milhão de indígenas

0

O Brasil conta com 1.693.535 indígenas, divulgou o IBGE nesta 2ª feira (7.ago). Chamado de “O Brasil indígena: uma nova foto”, este é um recorte inédito do Censo Demográfico. Segundo o instituto, uma mudança na metologia permitiu um aumento de 88,82% no número de indígenas contabilizados na pesquisa.

No último levantamento, em 2010, o IBGE contou 896.917 mil indígenas, ou 0,47% do total de residentes no território nacional.

“Só com os dados por sexo, idade e etnia e os quesitos de mortalidade, fecundidade e migração será possível compreender melhor a dimensão demográfica do aumento do total de pessoas indígenas entre 2010 e 2022, nos diferentes recortes. Além disso, existe o fato de termos ampliado a pergunta ?você se considera indígena?? para fora das terras indígenas. Em 2010, vimos que 15,3% da população que respondeu dentro das Terras Indígenas que era indígena vieram por esse quesito de declaração”, explica a responsável pelo projeto de Povos e Comunidades Tradicionais do IBGE, Marta Antunes.

Em 2022, além desses territórios oficialmente delimitados pela Funai, os agrupamentos indígenas identificados pelo IBGE e as outras localidades indígenas, que são ocupações domiciliares dispersas em áreas urbanas ou rurais com presença comprovada ou potencial de pessoas indígenas também foram incluídos em locais que poderiam ter a pergunta “Você se considera indígena?”, como parte do recenseamento.

Marta Antunes cita ainda entre os fatores que podem explicar o crescimento da população a metodologia de abordagem e de coleta, em que houve maior participação dos indígenas desde o início da operação censitária e o monitoramento da coleta, que passou a ser compartilhado com a Funai. Além disso, houve aumento no número de Terras Indígenas, passando de 505 para 573 entre 2010 e 2022.