Caarapó completa 63 anos de emancipação política em ritmo de forte crescimento

0

Caarapó completa hoje (20) 63 de emancipação político-administrativa. Isso significa dizer que desde a data de 20 de dezembro de 1958 o município é independente do ponto de vista político e administrativo, com vida própria, tendo adquirido direito a ter os seus próprios governantes (Poder Executivo) e os seus parlamentares (Poder Legislativo).

Caarapó é um município da região Centro-Oeste do país, situado na Mesorregião do Sudoeste do Estado de Mato Grosso do Sul, na Microrregião de Dourados, e seu nome é oriundo da língua guarani e significa “raiz de erva mate”.

De acordo com o livre “Conhecendo Caarapó”, de autoria do professor caarapoense Ramão Vargas de Oliveira, em 1927 nasceu o povoado de Caarapó, encabeçado por Nazário de Leon e Manoel Benites, de maneira a atender à necessidade do estabelecimento de um ponto de pouso para os tropeiros que se direcionavam ao norte do Estado ou ervateiros que afluíam do Paraguai. A Companhia Mate Laranjeira, concessionária da exploração de erva-mate na região, entregava áreas previamente delimitadas a terceiros, chamadas de sesmarias, onde deveriam ser construídas “Rancheadas” – ou casas-sede – juntamente a uma larga trilha que permitisse o escoamento da produção de erva-mate. Trilhas conhecidas no vocabulário indígena como “tape-jacienda”, que se prolongavam até às margens do Rio Amambai, e, desse ponto em diante, o transporte era efetuado por via fluvial até os centros consumidores.

O distrito de Caarapó foi elevado à categoria de município pela lei estadual nº 1190, de 20 de dezembro de 1958, sendo desmembrado do município de Dourados. A história de Caarapó está intimamente ligada à exploração da erva-mate nativa, abundante nesta região do Estado no século passado. No entanto, as atividades relacionadas à exploração madeireira, à agricultura e à pecuária têm se destacado no período mais recente de sua história. A migração de agricultores e pecuaristas do Sudeste e do Sul do País, da mesma forma como produtores advindos do Paraguai, foi responsável não apenas pelo desenvolvimento econômico local, mas também pela mescla cultural atualmente observada no município.

Caarapó é forte produtor de grãos e de gado de corte, destacando-se ultimamente no ramo industrial com empresas ligadas ao agronegócio e ao setor sucroalcooleiro, a partir da instalação de uma planta industrial de produção e açúcar e álcool, o que alavancou a economia local.

Os investimentos da iniciativa provada, aliados à forma com que o município tem sido conduzido administrativamente nos anos recentes, têm colocado Caarapó em um lugar de destaque no cenário socioeconômico estadual. O ritmo de crescimento do município salta aos olhos, com um notável crescimento populacional (pouco mais de 20 mil habitantes em 2010 e mais de 30 mil atualmente, segundo o IBGE) e geração de empregos formais, conforme pode ser constatado nos indicadores do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão vinculado ao governo federal, divulgados periodicamente.

Nos últimos dois anos, o município passa por um novo jeito de administração. A gestão municipal soube conciliar o enfrentamento da pandemia da Covid-19, preservando vidas humanas, com a proteção da economia local. A manutenção do ritmo das obras de infraestrutura urbana e rural, seguindo rigorosamente o plano traçado para esse setor, transformou o município em um grande canteiro de obras, com destaque para empreendimentos de pavimentação asfáltica e drenagem pluvial, além das parcerias para obras de esgotamento sanitário, por meio da Sanesul, que promete cobrir todo o território urbano da sede do município com serviços dessa natureza nos próximos cinco anos.

A mão a prefeitura está presente em todos os setores de responsabilidade do Poder Público, como saúde, educação e assistência social, visto que as pessoas são o que há de mais importante em um município.

A ação do Poder Executivo municipal, com respaldo da Câmara de Vereadores, tem dado o resultado esperado. Essa é a opinião da maioria esmagadora da população, conforme revelam os números da mais recente pesquisa de opinião realizada em Caarapó neste mês de dezembro pelo Instituto de Pesquisa Resultado (IPR), segundo a qual a aprovação da administração do prefeito André Nezzi passa de 85%.

Para coroar o rol de boas notícias – entre as quais a queda vertiginosa dos números da Covid-19 registrada no município – a população de Caarapó terá a oportunidade de participar de um grande show artístico nesta segunda-feira, data do aniversário de 63 anos de Caarapó: a partir das 19h, no parque de exposições, uma extensa programação festiva, com shows dos artistas locais, pronunciamento de autoridade e, por fim, o maior show artístico já realizado no município, com Fernando e Sorocaba, com entrada franca, mas seguindo todos os protocolos de biossegurança de prevenção e combate ao coronavírus. Será exigida a comprovação da vacina contra Covid-19, uso da máscara e higienização das mãos com álcool em gel.

“Vamos comemorar as boas notícias que já temos e aquelas que vamos anunciar durante o evento, que certamente irão impactar positivamente a vida dos caarapoenses”, declarou o prefeito André Nezzi. A expectativa é que o dirigente anuncie novos investimentos no município que ultrapassam a soma de R$ 100 milhões.