Campo-grandenses de origem palestina não conseguem sair da Cisjordânia para retornar ao Brasil

0

Os irmãos do comerciante Omar Faris, de origem palestina e naturalizado brasileiro, aguardam abertura de passagem para sair da Cisjordânia e retornar ao Brasil. No entanto, de acordo com Omar, Israel segue com a fronteira com a Jordânia fechada, o que impede de os irmãos conseguirem se reencontrar.

Os irmãos estão na casa dos sobrinhos, na Cisjordânia, e a família visita anualmente os parentes que ainda vivem na Palestina. Os dois irmãos do comerciante foram à região da Palestina em setembro, e estavam com o retorno marcado para o final desse mês, mas agora Omar está apreensivo devido à situação dos parentes.

Omar Faris informa ainda que os irmãos não conseguiram contato com o governo brasileiro, pois o caminho que farão para retornar ao Brasil é diferente do oferecido pelo governo federal. Os irmãos pretendem retornar pela Jordânia.

A família de Faris chegou no Brasil em 1969, após a Guerra dos 6 Dias, um dos conflitos que marcam a guerra entre Israel e Palestinos, que já tem duração de mais de 60 anos. O presidente Lula, enviou o avião presidencial, a aeronave VC-1, para resgatar os brasileiros que estão em Gaza.

Além disso, mais de 900 brasileiros que estavam em Israel já conseguiram retornar ao Brasil, em uma série de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), que foram enviados para a Operação Voltando em Paz.

No entanto, apesar dos esforços, o governo israelense permanece impedindo a passagem de refugiados e chegada de ajuda humanitária para a área de conflito, bloqueando as fronteiras, tanto em Gaza, onde é o epicentro da guerra, quanto na Cisjordânia, que também é território palestino, onde os campo-grandenses estão.

O presidente do Brasil também conversou neste sábado (14) com os chefes de Estado do Egito, Abdel Fattah al-Sissi, e da Palestina, Mahmoud Abbas, pedindo apoio para a saída de brasileiros da Faixa de Gaza. Lula também conversou com o presidente de Israel, Isaac Herzog, mas até o momento não há informações de uma flexibilização por parte do Estado israelense.