Cerimônia de despedida de Ranzolin ocorre nesta quinta-feira, em Porto Alegre

0

O velório do jornalista Armindo Antônio Ranzolin, que morreu nesta quarta-feira (17), aos 84 anos, em consequência do Alzheimer, ocorrerá na manhã desta quinta-feira (18), em Porto Alegre. As despedidas estão previstas para começar às 8h, no Crematório Metropolitano, na Avenida Professor Oscar Pereira, 584, bairro Azenha, na Capital. A cerimônia fúnebre será às 15h, aberta ao público.

Nascido em 1937, em Caxias do Sul, Ranzolin tinha o sonho desde a infância de ser narrador esportivo. Antes disso, porém, formou-se em Direito na UFRGS, em 1964, mas nunca abandonou a ideia de ser radialista.

Iniciou a carreira na comunicação na Rádio Difusora. Depois, trabalhou na Farroupilha, na TV Piratini e na Rádio Guaíba. Em 1984, a Gaúcha anunciou em página inteira de Zero Hora a contratação do “narrador dos gaúchos”. Permaneceu na emissora por 22 anos. Além de narrador, foi apresentador e diretor da rádio.

A despedida das narrações de jogos ocorreu em 1995, na final do Mundial de Clubes entre Grêmio e Ajax. Mas seguiu na apresentação do programa Gaúcha Atualidade até 2006, quando decidiu se aposentar. No dia 6 de dezembro, foi aplaudido no ar pelos colegas e deixou o microfone para descansar ao lado dos filhos e netos. Tempos depois, veio o diagnóstico de Alzheimer.

Ranzolin deixa a mulher, Yara, os filhos Cristina e Ricardo e os netos Henrique, Manoela e Antônia.