Chá emagrecedor que matou mulher é proibido no Brasil, alerta Anvisa

0

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta 6ª feira (04.fev) um alerta sobre o produto 50 Ervas Emagrecedor, que promete a perda de peso, e é proibido no país desde 2020.

 

Na última 5ª feira (03.fev), uma mulher de 42 morreu em São Paulo após consumir o chá e sofrer lesões irreversíveis no fígado. Segundo a Agência Brasil, ela chegou a receber um transplante de urgência, mas o corpo rejeitou o órgão e ela faleceu.

“O produto 50 Ervas Emagrecedor não pode ser classificado como alimento, ou mesmo como suplemento alimentar, pois contém ingredientes que não são autorizados para o uso em alimentos. Entre esses componentes estão o chapéu-de-couro, cavalinha, douradinha, salsaparrilha, carobinha, sene, dente-de-leão, pau-ferro e centella asiática. Essas espécies vegetais têm autorização para uso somente em medicamentos, como fitoterápicos, e não em suplementos alimentares”, alerta a Anvisa.

“O motivo das proibições foi a comprovada divulgação e comercialização dos produtos sem registro, notificação ou cadastro na Anvisa, fabricados por empresa que não possui Autorização de Funcionamento na Agência para fabricação de medicamentos”, explica a agência.