Cinco candidatos disputam ao Senado nas eleições em MS; conheça

0

A disputa pela única vaga disponível ao Senado deve se acirrada em Mato Grosso do Sul. Isso porque, candidatos conhecidos como a ex-ministra Tereza Cristina (PP), ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (União) e juiz aposentado Odilon de Oliveira (PSD) se apresentam ao cargo, assim como o candidato mais jovem do Brasil vindo com ideias novas como o Professor Tiago Botelho. Pela federação Psol e Rede, concorre o pouco conhecido Anizio Leite Tocchio Júnior.

A ex-ministra Tereza Cristina (PP) tem apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) e tem base eleitoral sólida entre o setor produtivo e agronegócio. Ela está aliançada ao PSDB, e conta com apoio de vários partidos e lideranças de direita, porém, eleição não se ganha “antes”, e mesmo com boa avaliação, Tereza terá de apresentar suas ideias e propostas fortes ao eleitor comum.

Tereza Cristina apoia o candidato ao Governo, Eduardo Riedel (PSDB), que disputa eleição pela primeira vez, e tenta alavancar o nome nas pesquisas.

Mandetta diz que fará um contraponto a ela, propondo diálogos e questionamentos sobre setores que implicam diretamente na vida da população como preço dos alimentos, dos produtos, e questionamentos sobre os motivos de o MS se grandes exportadores, e ainda assim ter pessoas sem conseguir se alimentar. E isso deve gerar uma batalha entre ambos para conquistar votos dos sul-mato-grossenses.

O médico faz parte da chapa com a candidata Rose Modesto, e caminha com ela pelo Estado, na campanha.

Já o juiz aposentado, Odilon de Oliveira (PSD), que chegou ao segundo turno das eleições de 2018 quando concorreu ao cargo de governador com Reinaldo Azambuja (PSDB), tem a simpatia da população, e se intitula como homem do povo e do combate a criminalidade. Odilon é bem-visto pela população e bem recebido nas periferias.

O “juiz Odilon”, como ficou conhecido, compõe a majoritária com Marquinhos Trad, e ambos já caminhavam juntos na pré-campanha por cidades do interior, o que deve permanecer nos próximos 60 dias, até a eleição.

Como um nome novo e ideias diferenciadas e assumindo o apoio a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece o professor Tiago Botelho do PT. Tiago compõe chapa com a candidata a governadora Giselle Marques.

O professor é advogado, e defende agricultura familiar, indígenas, minorias e políticas públicas para erradicar a fome, a pobreza e miséria.

O MDB este ano preferiu não lançar candidato, e foca na tentativa de eleger André Puccinelli.