Concurso da Polícia Civil será retomado e com mais vagas

0

O concurso público de 2017 para escrivães e investigadores da Polícia Civil, que foi suspenso pela Justiça após contestação da prova prática, será retomado pelo Governo nos próximos dias. As declarações são do governador, Reinaldo Azambuja (PSDB). Ele afirmou ainda que o edital com a convocação dos candidatos para o curso de formação será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE-MS).

O certame havia sido suspenso por determinação judicial após contestação da prova prática de digitação feita pelo Ministério Público Estadual (MPMS). Segundo a denúncia do MP, o texto utilizado na prova de digitação, entregue aos candidatos que participaram do certame nos dias 8 e 9 de setembro de 2018, foi fotografado e postado em um grupo de whatsapp por uma candidata. Diante de reclamações de outros participantes, a procuradoria do Estado pediu a extinção do concurso público.

O certame foi validado pelo Judiciário, e agora o Governo do Estado está autorizado a retomar o processo para contratação dos agentes da Polícia Civil, do quadro de pessoal permanente da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Ao fazer o anúncio, o governador ainda informou que além de autorizar a retomada do processo com a convocação dos candidatos aprovados, o número de vagas do concurso será ampliado, pois “há necessidade de aumentar o efetivo de servidores que atuam na área da segurança pública”. A área é considerada pela atual gestão como prioridade dentro do Governo.

Ao todo, serão convocados para o curso de formação da Polícia Civil 120 candidatos para o cargo de escrivão e 100 para a função de investigador. Inicialmente, o certame previa 100 vagas para escrivães e 80 para investigadores.