CONEXÃO

0

Nenhuma descrição de foto disponível.

EDER ESPINDOLA SATISFEITO COM OS AVANÇOS DO GOVERNO DE EDUARDO RIEDEL

Pode ser uma imagem de ‎pia e ‎texto que diz "‎WVT Ju Venturini ر &FLORES INAUGURAÇÃO 14 de julho, sexta-feira A partir das 9h30 오 2773- Centro Rua da República, AMAMBAI SEDES w. amambai ms. prefamambai‎"‎‎

A JV Venturini será inaugurada em Amambai nesta sexta-feira, 14 de julho. Mais uma empresa que escolheu nossa cidade para investir, gerando emprego e renda para a população. Prestigie!

Pode ser uma imagem de 7 pessoas e texto que diz "Nota de Pesar com profunda tristeza Ecompofundatieaque que comun comunicamoso falecimento de Carmem Rodrigues Navacchi Mãe da Dep. Mara Caseiro 11/04/1934 13/07/2023 AIG ESTADUAL MARA CASEIRO"

Querida mãezinha do meu coração! ❤️

Obrigada por todo amor, carinho, dedicação, ensinamentos e proteção!

A senhora sempre foi meu orgulho, meu conforto, meu porto seguro, minha inspiração! Amo-te infinitamente!

A sua ausência já dói demais. É triste saber que não terei mais seu colo, seu abraço, suas mãos me guiando, sua voz, suas comidas…

Mas eu sei que cumpriu sua missão e a fez muito bem!

Com muita coragem, doçura e amor, a senhora exerceu com excelência seu papel aqui na Terra.

Agora, está no melhor lugar, no colo do nosso Pai, do nosso Deus Todo-Poderoso.

Sei que um dia te encontrarei na eternidade e lá poderei desfrutar novamente, da tua companhia maravilhosa, alegre e admirável.

Descansa em paz minha mãezinha querida e amada! Suas lembranças, seu sorriso e sua alegria serão eternas em meu coração e de todos os nossos amigos e familiares!

Te amo pra sempre, Carmem Rodrigues Navacchi!

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "Mulher Farrapa"

Mulher Farrapa
Quando se fala em Revolução Farroupilha, logo se pensa nos homens que lutaram contra o Império durante dez anos, mas esta guerra teve centenas de heroínas anônimas. Mulheres que apesar do sofrimento por ver o marido e os filhos partirem para a luta, sem saber se voltariam vivos, tiveram que assumir suas casas e estâncias para assim manter a economia e a sociedade.
A Revolução Farroupilha colocou a mulher num encontro ingrato e arriscado com a vida, porém, por mais ameaçadoras, que se tenham apresentadas as circunstâncias, ela sempre soube manter-se firme: quanto mais a situação era adversa, mais a mulher soube se transformar na forja sagrada das convicções do herói farroupilha.
A mulher guerreira ficou conhecida “vivandeira” ou chinas de soldado que acompanhavam os homens nos campos de batalha, cuidando de sua roupas e comida. “Andavam à cauda das colunas militares, a cavalo ou em carretas, incitando os soldados às lutas, curando suas feridas ou aquecendo-lhes o corpo e a alma”.
A mulher estancieira foi a mulher que permaneceu na estância, administrando as lides campeiras e domésticas, tomando conta do lar, dos filhos, e cuidando dos negócios do homem ausente, que rezava pelos vivos e chorava os mortos.
Era aos olhos de Deus e da sociedade patriarcal – a mãe, a esposa, a filha – permanecendo em casa, aguardando ansiosa o desfecho da guerra e o retorno do guerreiro.
A história também registra a mulher farroupilha do decênio heróico, que foi a mulher que de uma forma ou de outra figurou na história oficial do decênio heróico.
Dentre elas, citamos Anita Garibaldi (Ana Maria de Jesus), mulher intensamente feminina, ativa, forte de ânimo, de decisões rápidas, uma exímia cavaleira, que despertou em Giuseppe Garibaldi um fortíssimo sentimento, mesmo nos poucos contatos que tiveram em Santa Catarina, quando da invasão de Laguna pelas tropas farroupilhas; além de Maria Josefa da Fontoura Palmiro, que promovia reuniões políticas em sua casa, em Porto Alegre, em apoio a Bento Gonçalves e aos Farrapos, e também defendia a libertação dos escravos e a causa farroupilha.
Foi neste dificílimo momento, que o valor da mulher farroupilha foi testado, fazendo com que seu coração vivenciasse as inúmeras novas circunstâncias, levando-a a sujeitar-se às necessidades, aos infortúnios; mas,ela foi competente em sua função e incansável no desempenho do seu papel.
Encantadora e generosa, companheira, não se deixou arrastar por convicções derrotistas, deixando na história um admirável perfil, abrindo perspectivas esplêndidas de esperança para seu companheiro, com admiráveis e imprescindíveis fatores decisivos e determinantes da inacreditável persistência dos farrapos.
Numa época de revolta e de falta de carinho, essas mulheres nunca deixaram a afetividade de lado, pois sempre se reuniam nas estâncias e se uniam para rezar pelos vivos ou chorarem pelos mortos.
A mulher farroupilha, com seu sentimento de compreensão e solidariedade, muito auxiliou o desenvolvimento da semente da República Rio-grandense, fazendo frutificar em heroísmo, a alma da gente farroupilha.
Ela soube avaliar e enfrentar o perigo, não para receá-lo e sim para combatê-lo. Esta foi a mais sublime e valorosa lição feminina, raramente descrita com a merecida justiça.
Este é o lado da revolta que não é muito enfatizado, mas que sem o auxílio dessas mulheres para seus maridos, provavelmente, a revolta dos farrapos não teria alcançado tanto destaque.
Mesmo que a presença do homem se mostre como fundamental nos conflitos, o apoio das mulheres se revela como um papel importante no desenrolar dos mesmos, sobretudo, no reforço dos laços de solidariedade e no apoio prestado entre os que estavam envolvidos diretamente na guerra.
Paulo Mena Pesquisador

Zeca ameaça sair da base aliada e fazer oposição feroz a Riedel na Assembleia

Na Universidade Stanford, na Califórnia, nos Estados Unidos, onde participa de estudos, o governador Eduardo Riedel (PSDB) terá de arrumar tempo para contornar uma crise política que surgiu entre o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, e o líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), deputado estadual Zeca do PT.

Durante a sessão ordinária de ontem na Casa de Leis, o parlamentar usou o pequeno expediente para dar um recado ao secretário Jaime Verruck e ameaçou retirar o apoio da bancada petista ao governador Eduardo Riedel.

“Fiz um pronunciamento dizendo que não sou bobo nem brinquedo do governo. Ou resolve ou vou romper e começar uma oposição feroz ao Riedel, e eu sei fazer oposição”, disse ao Correio do Estado.

“Ele não quer gastar como se fosse particular. Aliás, se continuar assim, vou ser obrigado a contar qual ‘jogo’ que tem aí por trás do FCO, deixa comigo”
ZECA DO PT, deputado estadual, durante discurso feito na sessão da Assembleia Legislativa contra o titular da Semadesc.

No seu discurso, Zeca do PT reclamou da falta de autonomia do partido na Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (Agraer-MS), comandada pelo petista Washington Willeman de Souza, e do atendimento dispensado pelo titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) aos seus pleitos para a Agência.

“O Jaime manda no governo e Riedel tem medo dele. Essa é a minha avaliação. Junto do Jaime, tem ainda o tal do Pedro Caravina, que é secretário estadual de governo. Eles acham que todos têm medo deles, mas eu não tenho. Falei para eles que eu não sou palhaço, ou resolvem dar independência para o PT dirigir a Agraer-MS ou vou acabar com esse governo em dois tempos”, ameaçou em conversa com a reportagem.

O Correio do Estado procurou o secretário Jaime Verruck para ouvir um posicionamento dele, mas, até o fechamento desta matéria, não obteve sucesso. O espaço continua aberto para que ele possa dar a sua versão dos fatos.

Entenda o caso
Na sessão ordinária de ontem, Zeca do PT disse que, desde o início do governo Riedel, tem conversado com a equipe do governador acerca da participação e da independência do partido na gestão do PSDB no que toca a indicação para o cargo de diretor-presidente da Agraer-MS e para a Secretaria-Executiva de Desenvolvimento Agrário.

“Infelizmente, até agora, com todo o trabalho que a equipe da Agraer-MS tem feito – aliás, nesta sexta-feira, vamos realizar a 9ª Conferência da Agricultura Familiar –, andando pelo Estado e promovendo o governo do Riedel, absolutamente nada foi feito para dar autonomia para a administração petista na Agência. Fico chateado com isso”, disse.

O parlamentar informou ainda que tentou falar com o secretário Jaime Verruck, mas sem sucesso.

“Eu sei que ele que está por trás disso, não me atendeu e, aí, mandei um Zap [WhatsApp] para ele e também para o Pedro Caravina dizendo que para papel de bobo eu não sirvo e que, portanto, estou dando um prazo para eles efetivarem a independência da gestão do PT na Agraer-MS ou o próximo passo que eu vou propor aqui é o rompimento do apoio da bancada do partido com o Eduardo Riedel”, garantiu.

Para Zeca do PT, não é admissível esse tipo de comportamento de criança do secretário Jaime Verruck, a quem, conforme o deputado, tratam como Alemão.

“Então, diga ao tal do Alemão que eu não tenho medo de cara feia e, portanto, se ele não quiser me atender por telefone, mas quiser conversar pessoalmente, estou à disposição dele. Mas para esse comportamento eu não me coloco e, portanto, ou eles resolvem tirar da Agraer-MS o pau-mandado do tal do Jaime ou o meu próximo passo é o rompimento com o governo”, ameaçou.

Também durante o discurso, o deputado estadual avisou que já começaria a tomar algumas atitudes, apresentando 13 indicações ao governador Eduardo Riedel e para a Agraer-MS, solicitando patrulhas mecanizada com implementos agrícolas para atender os agricultores familiares e indígenas dos municípios de Jardim, Dourados, Fátima do Sul, Miranda, Coronel Sapucaia, Anastácio, Guia Lopes da Laguna, Rio Brilhante e Aquidauana.

Suspeita
“Solicito essas patrulhas mecanizadas e, aliás, é bom dizer para o Alemão que esse dinheiro que eu estou pedindo para comprar as patrulhas mecanizadas é de emenda parlamentar de minha autoria como deputado estadual, que ele não quer gastar como se fosse particular dele. Aliás, se continuar assim, vou ser obrigado a contar qual ‘jogo’ que tem aí por trás do FCO [Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste], deixa comigo”, voltou a ameaçar.

Porém, quando foi questionado pelo Correio do Estado qual seria a suposta irregularidade cometida pelo secretário Jaime Verruck, que é o presidente do Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (Ceif-FCO), na liberação de recursos do Fundo, Zeca do PT não quis responder.

Deputado Paulo Corrêa defende que conceitos sejam revistos na educação básica em MS - JD1 Notícias