Deputados federais de MS comemoram derrubada do voto impresso na Câmara

0

Sem obter os 308 votos necessários, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) nº 135/19, que prevê a obrigatoriedade do voto impresso no Brasil foi derrotada na Câmara Federal. Após votarem contra, deputados federais de Mato Grosso do Sul comemoraram a derrubada da proposta.

O texto já foi rejeitado pela comissão especial, por 22 votos a 11. Mas foi para votação na Câmara e conseguiu 229 votos favoráveis e 2018 contrários, sendo quatro de parlamentares de MS.

Assim, nas redes sociais o deputado Dagoberto Nogueira (PDT) afirmou que a proposta foi enterrada e agora a Câmara pode focar em problemas sociais. “A tentativa de desestabilizar a democracia pelo tal “voto impresso” já era. Acabou, Bolsonaro. Enterramos essa inconstitucionalidade e por favor trate de enfrentar os verdadeiros problemas do Brasil agora: fome, desemprego e alta dos preços de bens de consumo”, publicou.

Também contrário à PEC, o deputado Fábio Trad (PSD) comemorou a vitória e também intimou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a resolver os problemas sociais do país. “Pronto. A loucura fabricada por Bolsonaro foi derrotada pela democracia intimorata. Agora, um recado a Bolsonaro : tenha a dignidade de enfrentar o Brasil real, a fome, o desemprego, a inflação e saia dessa bolha que te faz governar para um Brasil que só existe na sua loucura”, disse nas redes sociais.

“PEC do Voto Impresso derrotada na Câmara. Em meio a tantos retrocessos pelo menos este conseguimos barrar”, afirmou o deputado Vander Loubet (PT). Nas redes sociais, ele disse que espera que agora os parlamentares da Casa foquem em questões como a vacinação, geração de emprego e renda e combate às desigualdades sociais.

Por fim, o deputado Beto Pereira (PSDB) lembrou que votou contra a PEC e afirmou que não cedeu às pressões. “Agora no tal voto impresso, porque ele já é auditável. Vou continuar seguindo assim , às vezes momentaneamente incompreendido, mais certo que estou fazendo o melhor. Nunca fui um homem suscetível à pressões. Sempre me pautei por princípios, pela análise técnica e por minha consciência”, publicou.

No Estado, quatro parlamentares votaram a favor da PEC do voto impresso. Os deputados que votaram favoráveis pela proposta foram Bia Cavassa (PSDB), Loester Trutis (PSL), Rose Modesto (PSDB) e Luiz Ovando (PSL).