Dourados quase dobra número de notificações de acidente com escorpiões

0

Dados da Vigilância Epidemiológica apontam que o número de notificações de acidente com escorpiões em Dourados quase dobrou em relação ao ano passado. Em 2022 foram registradas 55 notificações, enquanto em oito meses de 2023 já foram contabilizados 95 casos

Apesar de ser possível verificar o aumento, o que é uma preocupação para a população, não há registros dos bairros da cidade com maior incidência de casos. De acordo com coordenador da vigilância epidemiológica, Emerson Eduardo Correa, o sistema não informa esse dado.

Conforme informado pela coordenadora do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Priscila da Silva, em todos os bairros de Dourados já foram encontrados escorpiões.

As ações de conscientização são feitas diariamente pelos agentes de endemias durante as visitas domiciliares. Dentre os cuidados necessários estão: manter o quintal limpo; dedetizar a casa, evitando pequenos insetos, em especial barata, aranhas, grilos, por serem alimentos para os escorpiões.

Além disso, é importante cuidar dos calçados antes de calçar, não deixar camas encostadas na parede, fechar ralos dos banheiros e pias, evitando que o escorpião adentre os imóveis por meio do esgoto.

A coordenadora do CCZ cita que, caso haja um acidente com picada do escorpião, é necessário lavar o local com água e sabão e procurar imediatamente a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) para avaliação médica.

Morte após picada de escorpião

Morador em Mato Grosso do Sul, um menino de 5 anos morreu na manhã da última terça-feira (22/8), em Ribas do Rio Pardo, uma semana após ser picado por um escorpião.

Conforme informado pelo Dourados News, o caso ocorreu na casa onde ele morava com a família, no Bairro Parque Estoril.

O menino recebeu os primeiros atendimentos no hospital municipal de Ribas do Rio Pardo e, devido ao agravamento do quadro, foi encaminhado para o Hospital Regional de Campo Grande, mas não resistiu.