Eleições no Paraguai: votação vai até as 16h (hora paraguaia)

0

Foram abertos, às 7h (hora paraguaia) deste domingo (30), os locais de votação para as Eleições 2023 no Paraguai, com 4,8 milhões de cidadãos habilitados para a escolha do presidente, vice-presidente, governadores, senadores, deputados nacionais e deputados regionais, para mandatos com cinco anos de duração.

 

Na região de Assunção, que concentra mais de um terço do eleitorado paraguaio, houve registro de incidentes em locais como o Colégio Brasil, onde fiscais do governista Partido Colorado (ANR) e do opositor Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA) divergiram sobre o posicionamento das cabines de votação.

Na fronteira, foram reportados atrasos para a abertura dos portões nas seções do Colégio Doctor Raúl Peña, em Presidente Franco. No Colégio Nacional Soldado Paraguayo, em Ciudad del Este, eleitores reclamaram da posição exposta das cabines. No total, mais de 520 mil eleitores estão habilitados nos 22 municípios do departamento (estado) de Alto Paraná.

Em mensagem à população, difundida através da imprensa, o presidente do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), Jorge Bogarín, ressaltou a importância do voto. “O sistema eleitoral é seguro e confiável. O voto é a grande oportunidade para continuar fortalecendo a democracia e o estado de direito”, assegurou.

Mario Abdo Benítez, atual presidente do país (a reeleição presidencial não está permitida no Paraguai), fez um chamado na mesma linha. “Hoje é um dia muito importante para a democracia. Espero que seja uma jornada tranquila”, disse o mandatário, à saída de sua seção na Escola Nacional República de Chile, em Assunção.

Presidente Mario Abdo Benítez votou às 7h03, em Assunção. Foto: Gentileza/Agência Pública IP Paraguay
Presidente Mario Abdo Benítez votou às 7h03, em Assunção. Foto: Gentileza/Agência Pública IP Paraguay

No Alto Paraná, o maior local de votação é o Centro Regional de Educação Gaspar Rodríguez de Francia, em Ciudad del Este, com 61 seções e 23.962 eleitores cadastrados. O Consulado do Paraguai em Foz do Iguaçu não abriga nenhuma seção eleitoral (no Brasil, o único local habilitado pelo TSJE fica em São Paulo).

Para votar, é exigida a apresentação de cédula de identidade original (vigente ou vencida). O encerramento das seções está marcado para as 16h (hora paraguaia), com previsão de divulgação dos primeiros resultados no início da noite. O H2FOZ fará a cobertura da apuração dos votos, em tempo real.

Quem são os candidatos à presidência do Paraguai?

A eleição de 2023 tem 13 chapas inscritas para a disputa da presidência, embora seja normal a desistência de alguns nomes, nos dias prévios à votação, para anunciar apoio aos primeiros colocados nas pesquisas de opinião.

Os candidatos com maior visibilidade são Santiago Peña, do governista Partido Colorado; Efraín Alegre, do PLRA, que lidera uma coalizão de partidos de centro-esquerda; e Paraguayo Cubas, do Partido Cruzada Nacional, que se apresenta como “antissistema”.

Para conferir a listagem completa, clique aqui.

Lista de candidatos, conforme divulgação do TSJE
Lista de candidatos, conforme divulgação do TSJE

O que dizem as pesquisas de intenção de voto para a presidência?

As pesquisas eleitorais costumam apresentar grandes variações entre os institutos locais, o que reduz sua confiabilidade.

Em 2023, uma empresa internacional, o Instituto AtlasIntel, decidiu medir a preferência do eleitorado paraguaio, apresentando cenário de empate técnico entre Efraín Alegre (PLRA) e Santiago Peña (Partido Colorado).

Para saber mais sobre o levantamento mais recente, clique aqui.

Intenção de voto para presidente. Gráfico: AtlasIntel Latinoamérica

Paraguaios vão às urnas neste domingo em eleição acirrada Efraín, Partido Liberal, Santiago Peña, Partido Colorado, e Payo Cubas, Cruzada Nacional, lideram as intenções de voto Pesquisa indica que 90,6% dos eleitores já tem um candidato decidido; na imagem, o Palacio de los López, sede de governo do Paraguai em Assunção alobos life/Flickr – 15.ago.2014 Jessica Cardoso 30.abr.2023 (domingo) – 6h00 Os paraguaios vão às urnas neste domingo (30.abr.2023) para escolher o presidente que governará o país pelos próximos 5 anos. Dos 13 candidatos que disputam o pleito, 3 lideram as intenções de vot…

Segundo o professor de relações internacionais da USP e especialista na política do Paraguai, Pedro Feliú, o cenário da eleição é de “maior incerteza”. O especialista disse em entrevista ao Poder360 que um dos motivos para o crescimento de Payo é a questão da corrupção no país.  Para explicar o caso, Feliú cita um relatório divulgado pelos Estados Unidos em agosto do ano passado que indica o envolvimento do ex-presidente Horácio Cartes em ações corruptas. Cartes é do Partido Colorado, mesma legenda de Peña. “Isso [o relatório] teve um impacto bastante significativo. Foi muito mobilizado pelo…