Fiéis lotam igrejas de São Jorge neste feriado; comemorações acontecem desde a madrugada desta terça no Rio

0

Alvorada, missas, feijoadas e shows para o santo guerreiro começam na madrugada em todas as regiões da capital fluminense. Dom Orani Tempesta celebra missas em três paróquias. Há interdições de ruas para os festejos até a noite desta terça.

Fiéis de todo o Rio de Janeiro lotam a igreja de São Jorge, em Quintino, na Zona Norte do Rio, desde o início da madrugada desta terça-feira (23). Ao longo do dia estão previstas alvoradas, missas, procissões, feijoadas e shows nas celebrações do santo guerreiro em toda a cidade.

O cardeal arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, irá celebrar missas nas igrejas de São Jorge na Zona Norte, no Centro e na Zona Oeste.

“Meu amor por São Jorge é imenso. Ele me ajudou a conseguir tudo o que tenho, até minha casa”, disse uma fiel que chegou ainda durante a madrugada na paróquia de São Jorge, em Quintino.

Muitos também aproveitaram a data para cumprir promessas. “Tive um acidente há alguns anos e devo minha recuperação a São Jorge. Sempre veio à igreja para agradecer”, relembrou outra fiel. “Meu filho nasceu com muita saúde. Agradeço a São Jorge por isso”, explicou um devoto.

A programação acontece em várias regiões da capital e da Região Metropolitana. Ruas estão interditadas para as festividades e para as comemorações religiosas. Os bloqueios começaram ao meio-dia desta segunda-feira (22) e terminam às 23h desta terça.

Algumas pessoas não conseguiram entrar na igreja e assistiram a Alvorada pelo telão — Foto: Alba Valéria Mendonça / G1 Rio

Algumas pessoas não conseguiram entrar na igreja e assistiram a Alvorada pelo telão — Foto: Alba Valéria Mendonça / G1 Rio

As fiéis Anique Assis, Sara e Silvana, todo ano assistem a Alvorada na paróquia, mas, como este ano estava muito cheio, resolveram assistir pelo telão na rua. “Meus dois campeões: São Jorge e Flamengo”, garantiu a fiel que há 22 anos faz o mesmo ritual no dia 23 de abril. A expectativa é que 2 milhões de pessoas passem pela igreja só nesta terça.

A empresária Samanta Lage é espírita e comprou várias imagens do santo. “Venho de Jacarepaguá só para agradecer. Vi a alvorada aqui fora. São Jorge é poderoso. Na fé, ele e Ogum são a mesma coisa. Quem separa são as pessoas. As bênçãos são as mesmas”, garante a empresária, ainda molhada após o banho de água benta.