Flamengo bate o Fortaleza de virada e segue disparado na liderança

0

Foi difícil, o Flamengo não teve uma boa atuação, mas conquistou outra vitória e segue disparado na liderança do Campeonato Brasileiro. O time carioca bateu o Fortaleza por 2 a 1, de virada, nesta quarta-feira, no Castelão, pela 26.ª rodada, diante de mais de 50 mil torcedores.

Com a vitória, o Flamengo chega a 61 pontos e já acumula 13 rodadas sem perder na competição. O Fortaleza, com 28 pontos, está na 15.ª colocação e se preocupa com o risco de rebaixamento, já que o CSA, primeiro time dentro da zona da degola, tem apenas dois pontos a menos.

O Fortaleza fez jogo duro no primeiro tempo e não deixou o Flamengo dominar a partida como vinha fazendo nos últimos confrontos. Conseguindo conter o ataque adversário, o time da casa praticamente não sofreu com o ataque adversário antes do intervalo. A melhor chance do Flamengo aconteceu em finalização de Reinier, com o goleiro Felipe Alves batido, mas o zagueiro Paulão cortou a bola antes que ela entrasse.

Na segunda etapa, o Fortaleza seguiu surpreendendo e chegou ao primeiro gol aos 15 minutos. Tinga cruzou para a área e a bola bateu no braço de Pablo Marí. O árbitro paranaense Paulo Roberto Alves Júnior marcou pênalti, que Bruno Melo cobrou com categoria para abrir o placar. Ele chutou forte no ângulo direito da meta de Daniel Alves, que saltou certo, porém, sem chances de evitar o gol.

Aos 37 minutos foi a vez do Flamengo ter um pênalti a seu favor, dessa vez por toque de mão de Quintero. O VAR foi acionado e foram necessários oito minutos para determinar a penalidade. Gabriel cobrou para deixar tudo igual, com a bola passando por baixo do goleiro Felipe Alves, que quase evitou o gol.

E o time carioca ainda buscou a virada. Aos 43 minutos, Renê cobrou lateral para a área em jogada ensaiada, Vitor Gabriel tocou para trás e Reinier completou de cabeça para o ângulo direito de Felipe Alves, que saltou sem chance de defesa.

A festa foi total junto à grande torcida flamenguista presente ao Castelão. Ao final do jogo, inclusive, comandados pelo técnico Jorge Jesus, os jogadores foram até o setor onde estava a torcida do clube e a reverenciou.

Os dois times voltam a campo no próximo fim de semana, pela 27.ª rodada do Campeonato Brasileiro. No sábado, o Fortaleza receberá o Grêmio em mais uma partida no Castelão. No domingo, o Flamengo enfrenta o rival Fluminense no Maracanã.

Bahia vence Grêmio no Sul e embola briga pelo G6

O Grêmio decepcionou na noite desta quarta-feira ao perder para o Bahia por 1 a 0, em Porto Alegre, pela 26.ª rodada do Campeonato Brasileiro, em resultado que esquentou a briga pelas vagas na próxima Copa Libertadores. O gol marcado por Arthur Caíke aos 45 minutos do segundo tempo teve interferência direta do VAR.

O juiz paranaense Rodolpho Toski Marques não havia marcado pênalti de Léo Moura em cima de Marco Antônio, mas voltou atrás após ser chamado pelo árbitro de vídeo. Arthur Caíke cobrou bem e deu o importante triunfo para o Bahia.

Sem conseguir emplacar a terceira vitória seguida, o Grêmio segue na sexta colocação, mas viu o Bahia igualar os 41 pontos, ficando na frente por causa do saldo de gols (15 contra 7). O time baiano está, assim, em sétimo lugar depois de encerrar um jejum de três jogos, além de ter batido o time gaúcho pela primeira vez em Porto Alegre.

Mesmo atuando na Arena do Grêmio, o Bahia começou a partida em cima dos donos da casa. Não é a toa que o técnico Renato Gaúcho demonstrou irritação logo nos primeiros minutos. E quase que a bronca surtiu efeito aos dez. Alisson ajeitou de cabeça e Geromel, livre de marcação, mandou por cima.

A resposta do Bahia veio no lance seguinte. Artur passou por Kannemann e na hora de rolar para Gilberto foi travado pelo goleiro Paulo Victor. O jogo era aberto. Aos 20, Artur bateu colocado e assustou a torcida gremista. Depois, Luan recebeu de Alisson e mandou nas mãos de Douglas Friederich.

Aos 32, Luan cruzou, ninguém desviou e a bola só não entrou porque o goleiro espalmou para escanteio. Seis minutos depois foi a vez de Alisson exigir de Douglas Friederich. No finalzinho, Diego Tardelli cruzou rasteiro e Juninho só não fez contra porque o desvio explodiu no travessão.

O segundo tempo também começou movimentado. Logo aos cinco, Matheus Henrique perdeu para Guerra na entrada da área, mas o meia colombiano finalizou em cima de Pedro Geromel. No rebote, Artur mandou para fora. Na sequência, Thaciano, que entrou no lugar de Maicon, bateu colocado com perigo.

Em contra-ataque puxado por Artur, Guerra recebeu dentro da área, mas tentou o passe para Gilberto e perdeu boa oportunidade Aos 34, Élber fez jogada individual e soltou a bomba. Paulo Victor espalmou e a bola ainda bateu no travessão antes de sair

Aos 44, Marco Antônio invadiu a área e foi derrubado por Léo Moura. O árbitro mandou o lance seguir, mas voltou atrás após consultar o VAR. Arthur Caíke cobrou bem e mandou no cantinho da meta de Paulo Victor, que nem se mexeu. Nos minutos finais, o Grêmio tentou o empate, mas esbarrou na bem postada defesa do Bahia.

O Grêmio volta a campo no sábado, contra o Fortaleza, às 17 horas, no Castelão, enquanto o Bahia receberá o Ceará, às 19h30, no Pituaçu, em Salvador. Os jogos são válidos pela 27.ª rodada.