Governo prepara ‘operação de guerra’ para garantir vacina contra covid-19 em MS

0

A Secretaria de Estado de Saúde promete “operação de guerra” para garantir a vacinação contra a covid-19 em Mato Grosso do Sul.

“Vamos vacinar a população em tempo recorde. Estamos nos preparando para que assim que recebermos as primeiras doses já iniciarmos a imunização contra a covid-19, distribuindo as doses utilizando caminhões, aviões e barcos”, destacou o secretário de Saúde, Geraldo Resende.

O governo planeja montar força-tarefa com profissionais de saúde e de segurança pública para otimizar a distribuição e aplicação da vacina, em parceria com as secretarias municipais de Saúde.

A estratégia é inédita, conforme o diretor de Saúde e assessor técnico do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Marcello Fraiha. “Com a ajuda das forças de segurança vamos entregar as vacinas para os municípios de forma mais rápida, realizando uma estratégia de imunização nunca vista em Mato Grosso do Sul”.

O Estado conta com 597 salas de vacina distribuídas nos 79 municípios, que são capazes de acondicionar imunobiológicos – vacinas, soros e imunoglobulinas a uma temperatura de 2° a 8 °C.

Também existem nove Núcleos Regionais de Saúde (NRS) que recebem, armazenam e distribuem os imunobiológicos para os respectivos municípios com câmaras refrigeradas adequadas para o acondicionamento dessa vacina.