Histórico de baixo isolamento faz coronavírus chegar com força nos pequenos municípios de MS

0

O novo coronavírus que há poucos dias era “exclusividade” apenas das maiores cidades de Mato Grosso do Sul, começou a ganhar força nos pequenos municípios essa semana. Sonora, Ribas do Rio Pardo, Caarapó, Bonito, Bela Vista, Jardim e Guia Lopes da Laguna passaram a integrar o mapa da Covid-19 que já conta positivos em 28 cidades sul-mato-grossenses.

Com 12 casos confirmados em apenas três dias, Guia Lopes da Laguna passou a ocupar o topo do mapeamento de municípios com maior incidência de confirmados por 100 mil habitantes. O histórico de isolamento social na cidade mostra que, com exceção dos domingos, o recolhimento da população nunca passou dos 50%. O menor índice registrado no local foi há exatos 14 dias, quando o isolamento foi de apenas 29,7% da população numa quinta-feira, 23 de abril.

Guia Lopes da Laguna tem incidência de 121,3 casos por 100 mil habitantes

Segunda maior em incidência de casos, o município de Sonora também possui histórico de movimentação parecida, sem atingir o índice de isolamento social mínimo de 60%. Nas últimas seis semanas, o melhor índice é de um domingo, com 52,5%, e no mapa é possível ver uma sequência de dias em vermelho, com percentuais de recolhimento na casa dos 30%, muito abaixo do ideal.

Sonora tem 67,4 casos confirmados por 100 mil habitantes

Enquanto a ciência não dá uma resposta, o isolamento social é e única forma de reduzir a velocidade da transmissão do novo coronavírus. Em todo o mundo, o principal pedido de autoridades e especialistas tem sido para que a população faça o distanciamento social, só saia de casa se for extremamente necessário, e utilizando todas as medidas de proteção, com uso de máscaras e higiene das mãos, para não correr o risco de contrair o vírus e contaminar outras pessoas em casa.

Isolamento diário

A taxa média de isolamento social registrada em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (7.5) foi de 39%. Angélica (30,6%), Alcinópolis (31%), Douradina (31,1%) e Eldorado (32,3%) estão entre os municípios com maior movimentação para o dia. Já as cidades onde mais pessoas permaneceram em suas casas foram: Caracol (58,3%), Taquarussu (58,1%), Porto Murtinho (53,1%), e Guia Lopes da Laguna (49,5%). Lembrando que o índice recomendado por autoridades mundiais para enfraquecer o vírus é de no mínimo 60%.

Durante live nesta sexta-feira (8.5) a SES reforçou que o Governo do Estado está monitorando essa expansão de casos para os pequenos municípios e que está discutindo, junto aos gestores locais, as medidas que serão tomadas para conter o avanço da pandemia nas regiões. O pedido de distanciamento foi reforçado mais uma vez, especialmente neste fim de semana do dia das mães.

“Que neste domingo haja um grau de comprometimento maior. Esse é o pedido que a SES endereça a todos os cidadãos de MS. Que o maior gesto de amor seja que as pessoas abstenham de fazer reuniões familiares. Sejam criativos e usem todas as ferramentas que a internet nos possibilita para que nós possamos demonstrar o nosso amor pelas nossas mães”, pontuou o secretário de saúde, Geraldo Resende.

Coronavírus em números

Conforme boletim epidemiológico atualizado, nas ultimas 24 horas houve aumento de 15 novos casos e mais um óbito no Estado. De maneira macro, são 326 confirmados, 61 em investigação e 11 óbitos. O detalhamento do boletim pode ser conferido em www.coronavirus.ms.gov.br .

Prefeituras de Batayporã e Caracol adotam uso obrigatório de máscaras para moradores

O uso obrigatório das máscaras foi decretado como medida de enfrentamento ao coronavírus

Visando o combate do coronavírus, alguns municípios de Mato Grosso do Sul tornaram o uso de máscaras obrigatório para os moradores. Nesta sexta-feira (08), a prefeitura de Batayporã e Caracol decretaram a obrigatoriedade deste EPI (Equipamento de Proteção Individual) em algumas situações.

Com seis casos confirmados e duas mortes causadas por coronavírus, segundo o boletim da SES (Secretaria de Estado de Saúde) desta sexta-feira (08), Batayporã passa a ter o uso de máscaras obrigatório para moradores que frequentarem cultos e missas no município. Além das cerimônias religiosas, é necessário usar o EPI em conveniências, bares, sorveterias, restaurantes, lanchonetes e academias.

De acordo com a publicação do Assomasul (Diário Oficial dos Municípios de Mato Grosso do Sul), o uso das máscaras em Batayporã é obrigatório tanto para os funcionários do local, quanto para os frequentadores dos locais definidos pela prefeitura. Mesmo sem nenhum caso confirmado da doença, o município de Caracol decretou o uso obrigatório do EPI.

SAIBA MAIS

Na cidade, os moradores devem usar máscaras em espaços públicos, como por exemplo durante a circulação nas ruas, avenidas, calçadas, praças, ambientes coletivos. Também é necessário o uso do EPI em estabelecimentos considerados como essenciais pelo município, como supermercados, mercados, farmácias.

Em todos os outros estabelecimentos liberados pela prefeitura de Caracol para atividades presenciais fica decretado o uso obrigatório de máscaras. Esta prática deve ser feita em atividades realizadas nas repartições públicas e privadas do município, para os funcionários ou frequentadores do local.