José Aldo se coloca no top 3 da história do MMA

0

Neste sábado, José Aldo pode entrar no seleto grupo de lutadores que foram campeões em duas divisões de peso diferentes. Se vencer Petr Yan e conquistar o cinturão dos pesos-galos (até 61,2kg), o ex-campeão peso-pena se juntará a Randy Couture, BJ Penn, Conor McGregor, Daniel Cormier, Georges St-Pierre, Amanda Nunes e Henry Cejudo no panteão dos campeões de dois pesos. Curiosamente, no entanto, apenas um dos mencionados figura no top 3 da história do MMA na opinião da lenda brasileira.

Durante seus tempos como campeão peso-pena, José Aldo era unanimidade no top 5 peso-por-peso e, para muitos, na lista de melhores da história. A perda do cinturão e o surgimento de outros grandes nomes na última década deixaram sua posição na lista um pouco mais nebulosa. Durante coletiva de imprensa virtual nesta semana, Aldo respondeu sobre onde se colocaria entre as lendas do esporte.

– Eu me vejo no top 3 de todos os tempos. No primeiro lugar, eu coloco o Georges (St-Pierre), pelo que fez na sua categoria, e depois posso colocar ou o Anderson Silva ou o Jon Jones, aí vem eu e depois o outro entre Anderson e Jones – disse o “Campeão do Povo”.

José Aldo foi campeão dos pesos-penas do UFC entre 2010 e 2015 e depois entre 2016 e 2017 — Foto: Getty Images

José Aldo foi campeão dos pesos-penas do UFC entre 2010 e 2015 e depois entre 2016 e 2017 — Foto: Getty Images

Vencendo Yan, Aldo já conquistaria algo que Anderson e Jones ainda não conquistaram: uma segunda categoria de peso. Mas o brasileiro acredita que ainda precisaria de algo a mais para superar St-Pierre e promete seguir lutando para cumpri-lo.

– Acho que não (passo GSP no sábado), acho que tenho que fazer um pouco mais ainda, por isso que ainda estou lutando. Hoje em dia vejo o Georges ainda à minha frente. Vou (continuar lutando), eu já estou falando isso. Dando tudo certo, eu vencendo, já quero fazer a defesa em setembro ou outubro.

A semana é de foco total no cinturão, mas, como de costume quando o entrevistado é José Aldo, o assunto acabou desviando um pouco para o Flamengo, paixão do lutador. Um jornalista indagou o campeão sobre a especulação acerca do treinador do time de futebol, Jorge Jesus, que teria sondagens da Europa, e perguntou quem seria um substituto à altura. Aldo indicou Marcelo Gallardo, atual técnico do River Plate, da Argentina, que sob seu comando conquistou dois títulos e um vice-campeonato da Copa Libertadores.

– Especialmente pelo trabalho que ele vem fazendo no River Plate, se o Jorge Jesus sair mesmo, eu gostaria do (Marcelo) Gallardo no Flamengo – concluiu.

José Aldo é admirador do treinador Jorge Jesus, do Flamengo — Foto: Reprodução/Twitter

José Aldo é admirador do treinador Jorge Jesus, do Flamengo — Foto: Reprodução/Twitter

Combate transmite o UFC 251 ao vivo e com exclusividade neste sábado a partir de 18h30 (horário de Brasília). As duas primeiras lutas do card preliminar passam ao vivo no SporTV 2 e no Combate.com; o site acompanha o torneio em Tempo Real. Confira o card completo:

UFC 251
11 de julho de 2020, na Ilha da Luta, em Abu Dhabi
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):
Peso-meio-médio: Kamaru Usman x Jorge Masvidal
Peso-pena: Alexander Volkanovski x Max Holloway
Peso-galo: Petr Yan x José Aldo
Peso-palha: Jéssica Bate-Estaca x Rose Namajunas
Peso-mosca: Amanda Ribas x Paige VanZant
CARD PRELIMINAR (19h, horário de Brasília):
Peso-meio-pesado: Volkan Oezdemir x Jiri Prochazka
Peso-meio-médio: Elizeu Capoeira x Muslim Salikhov
Peso-pena: Makwan Amirkhani x Danny Henry
Peso-leve: Léo Santos x Roman Bogatov
Peso-pesado: Marcin Tybura x Maxim Grishin
Peso-mosca: Raulian Paiva x Zhalgas Zhumagulov
Peso-galo: Karol Rosa x Vanessa Melo
Peso-galo: Martin Day x Davey Grant